Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 31 de maio de 2016

Sarney errou de direção, dizendo que Lula se arrependeu com Dilma. A Lava-Jato intocável, garantida pelo cidadão-contribuinte-eleitor

HELIO FERNANDES

O ex-presidente Sarney, numa das gravações, afirmou: "Lula se arrependeu de ter indicado Dilma para sua sucessora". A palavra arrependeu foi utilizada vastamente por Lula em relação à Dilma mas não no sentido citado por Sarney. Presidente de 2002 a 2006, e reeleito até 2010, começou a cuidar do Poder e de quem ficaria no seu lugar.

A partir do fim de 2008. Tentou ficar até 2012, numa prorrogação que englobaria governadores e Ministros do Supremo. Não deu certo, todos queriam aumento de tempo no mandato, era impensável. Acabou o sonho,

Tratou então de cuidar da própria sucessão, única e exclusiva. Como o PT era ele, quem escolhesse estava referendado. Obsessão que considerava impreterível e improrrogável: seu sucessor teria que aceitar um mandato de 4 anos, para que ele voltasse em 2014. Não se preocupava com a competência, personalidade, carisma para disputar a eleição. Bem ao contrario, encaminhou as buscas para a indicação de alguém que fosse ou ficasse o mais longe de suas realizações nos 8 anos do Planalto.

Queria alguém que soubesse que deveria a eleição a ele. E por tanto podia fazer a exigência que para ele era insuperável. Ou seja: seu sucessor ficaria apenas 4 anos como presidente. Não se fixou em ninguém, mas deliberadamente espalhou essa condição. Mostrava-se "preocupado com a transição", insistia que o PT "precisava da sua permanência".

Todos concordavam, o que tornou seus caminhos mais fáceis e suas colocações mais abertas e mais amplas. Com essa "carta branca" referendada pelo domínio sobre o partido, foi fazendo seleções e eliminações. Ficou perplexo quando soube que Marta Suplicy comentava, "a sucessora serei eu".

Levou um susto, a pessoa que procurava, nada a ver com a ex-prefeita, derrotada duas vezes. Foi olhando para os lados, e na própria equipe ou no PT não governo, foi se convencendo que o sucessor estava diante dele, seu nome era Dilma Rousseff. Jamais havia disputado eleição, era mediocrissima, não discutia nada, cumpria sempre suas ordens.

Um dia achou que era o momento, chamou-a para conversa a dois no Alvorada. Abriu o jogo começando por falar na preocupação do partido, "minha ausência é comentada desde agora". E aí foi simples e direto: "Dilma, decidi que minha sucessora deve ser você. O partido recebeu muito bem. Mas temos que acertar algumas coisas".

Lula continuou: "O partido considera que o teu mandato deve ir até 2014, ser de 4 anos".  Dilma não falou nada, nenhum protesto, a impressão era de concordância. Mas Lula queria ouvir a palavra, perguntou: "O que você acha?". Ela disse que estava ótimo, "nunca pensei nisso, 4 anos está bem". Se abraçaram, Dilma foi embora, Lula disparou telefonemas de comunicação. 

Eleita em 2010, empossada no primeiro dia de 2011, Lula deu trégua á sucessora. Praticamente só foi encontrá-la em março de 2013. Precisamente para  tratar da sucessão. Quando tocou no assunto, assombrado, ouviu de Dilma: "A sucessão só será em 2018". Era manifestação de intenção. Desarvorado, Lula foi embora. Contou o episodio a Rui Falcão confessou: "Se eu discutisse com ela, não sei o que aconteceria". Vou sumarizar, apenas para mostrar que Sarney "viu" tudo errado.

Um mês depois, Lula procurou Dilma. Queria uma definição. Recebeu a confirmação e o recado: "Passarei o cargo para você em 2018". Tudo o que aconteceu, está acontecendo e irá acontecer, começou naquele encontro, quando Dilma vetou Lula. Surgiu imediatamente o movimento,"Volta, Lula". Dirigido pelo próprio, bandeira de guerra do PT.

Era guerra mesmo. Só que Dilma, arrogante, imprudente, incompetente, inconsciente, nem ligou. Dizia para os áulicos: "Fico até 2018, passo o cargo, vou fazer as coisas que gosto de fazer". Não tinha a menor ideia de que seu destino estava no fim, não seria prorrogado ou prolongado com bravatas.

Todo 2013 e uma parte de 2014 foi consumido pelo incandescente "Volta, Lula" e a indiferença da inconsciente presidente. Foi para o segundo turno em 2014, atropelada pelo que considerava vitoria. Antes da segunda posse, ainda em 2014, foi massacrada por uma pesquisa. 76 por cento dos consultados, furiosos e enganados, fulminaram: "A presidente mentiu na campanha". Aí, não parou de cair, sua queda provocou o marasmo, a omissão, o ostracismo dela e do Poder.

Ninguém sabe o que vem por aí. Temer não é nem solução nem salvação. Estão todos mortos. E os epitáfios não são escritos e sim gravados.

Lendo este relato breve, Sarney se convencerá que Lula tem todo o direito e razão de estar arrependido. Mas não da escolha de Dilma, e sim da traição dela. Se Lula se elegesse em 2014, poderia não dar certo em matéria de realização. Mas o caos, a catástrofe, e a tragédia atual, não teriam acontecido.

Teste para Temer

Ontem revelei com exclusividade: hoje, terça, Delegados de todo o Brasil, elegerão o comandante da Policia Federal. Os candidatos são 9, com um acordo: os 3 primeiros integrarão uma lista, com apoio de todos. A Associação Nacional dos Delegados, entregará ao Presidente da Republica, que escolherá livremente o nome que preferir. Alexandre Moraes, o Ministro da Justiça NOTA ZERO, já afirmou: "O presidente não aceitará esse tipo de escolha".

Ele quer colocar no cargo, um político. Michel Temer ainda não falou nada. O mais justo, compreensível e até conciliador no momento, é nomear para o Comando da Policia Federal, um Delegado. Que alem do mais,antecipadamente, tem o apoio de 
toda a Policia Federal.
.
A verdade sobre a transmissão do governador Lacerda para o governador Negrão

Pela segunda vez, o jornalista Elio Gaspari tenta reescrever a Historia. Novo insucesso. Sendo que agora, alem de todos os erros agride e insulta estouvadamente Carlos Lacerda. Qualquer pessoa ou jornalista pode discordar dele, refutá-lo, confrontá-lo, o que quiser. Mas afirmar que numa gaveta do Palácio Guanabara, Lacerda "deixou cocô", (textual) é ofensa, injuria, indignidade. Alem do mais, as datas e os personagens estão citados erradamente, o que impossibilitava a intenção, se existisse.
.
A posse de Negrão não aconteceu em 1966 e sim em 5 de dezembro de 1965. Inimigo pessoal de Negrão, Lacerda não quis encontrá-lo,em 5 de novembro passou o cargo para o vice, Rafael de Almeida Magalhães. Este não quis, chamou o Presidente da Alerj, Edson Guimarães.

Este, candidato á reeleição, se assumisse ficaria inelegível. Passou o cargo para o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Vicente Faria Coelho. Assumiu, empossou Negrão na data certa. Pelo tempo, o cocô já estaria esfarelado. E como descobrir num palácio enorme, uma simples gaveta com esse resíduo?

Estupro coletivo: o delegado afastado tem que ser punido

Alem do horror pela barbaridade do estupro da adolescente de 16 anos, surgiu à visível parcialidade e até hostilidade do delegado que tratava do caso. Ele conduzia as investigações CONTRA a vitima. Todos que participaram, principalmente advogados, protestaram em relação á forma como a vitima era tratada.

O Chefe da Policia Civil se comprometeu numa nota oficial, chamando a operação de IMPARCIAL. Recebeu informações mais detalhadas, afastou o delegado. Falta puni-lo para que a delegacia não perca a confiança.

Na entrevista coletiva, a delegada Cristiana Bento, que assumiu ha 24 horas, foi taxativa, não deixou nada duvidoso. O delegado afastado, afirmou: "Não houve estupro". A delegada que está com o caso, foi direta: "Houve estupro e crime".

E foi mais longe: "Já indiciamos 6 suspeitos, que procurados, fugiram. Indiciaremos outros". Alguém no auditório, falou: "Traficante não estupra". E a delegada Cristiana com veemência: "Isso é balela, mentira, traficante estupra, mata, silencia as vitimas". E concluiu: "As meninas estupradas e ameaçadas, ficam em silencio. Este caso só está sendo noticiado e investigado, por causa dos vídeos que os criminosos fizeram e divulgaram". Portanto, não ha mais "suposto" estupro e "suposto" crime.

Temer não passou no teste da transparência

Com um ministério de quinta categoria, o presidente provisório terá problemas permanentes. Agora, e não é coincidência, o Ministro atingido foi o da Transparência, Controle e Fiscalização. Já deveria ter sido demitido, a questão não podia ter passado da Casa Civil. Temer diz que "precisa de mais dados".

Os senadores Cristovão Buarque e Álvaro Dias, afirmaram: "A situação do Ministro é insustentável". Por delicadeza, não quiseram estender a palavra, incluindo o próprio Temer. Mas a opinião publica ha muito já fez o seu julgamento, que transitou em julgado. Tudo o que compromete o Ministro, foi gravado, que provas mais são necessárias?

Hoje sai o relatório sobre Cunha

Depois de 206 dias,a comissão de Ética DEVE aprovar hoje, a admissibilidade da acusação contra o ex-presidente da Câmara. Em se tratando do ex-presidente da Câmara, é sempre prudente usar o condicional. Aliados dele, já sugerem: "Eduardo Cunha PODE sofrer uma pena como advertência, por ter mentido na CPI da Petrobras".


Quem faz essa sugestão, devia ser punido junto. Qual foi a mentira de Eduardo Cunha? Apenas esta: “Jamais depositei um real na Suíça. Não tenho conta no exterior, seja em que país for". Ele mesmo já mudou a versão, que passou a ser. "Todo o meu patrimônio passei para um truste, não tenho mais nada". Inimaginável. Inacreditável. Inaceitável, mesmo para um corrupto como ele. Réu por unanimidade pelo Supremo, o mais alto tribunal do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário