Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 11 de maio de 2016

ESPECIAL IMPEACHMENT - III

O Brasil nas manchetes internacionais, infelizmente negativas.

HELIO FERNANDES

Os maiores órgãos dos mais importantes países, colocaram o Brasil nas manchetes desta quarta feira, Começaram assim que o senado passou a funcionar, E pediram mais.Os que têm correspondentes no Brasil,determinaram:"Precisamos matéria de hora em hora".

O Canal Bloom Berg, que só cuida de economia, dava chamada de 15 em 15 minutos. A CNN referencia mundial, tratava do Brasil de meia em meia hora. A Rede Al Jazzira, agora no centro do noticiário, manteve o Brasil na orbita jornalística, o tempo todo. E o Papa Francisco, que falara sobre o Brasil, ontem terça feira, hoje quarta, na sua mensagem para o mundo, dedicou quase todo o tempo ao Brasil.

E qual a razão de todo esse destaque ocasional e circunstancial?Porque um vice-presidente sem votos e sempre longe do povo, não aguentava nem aguenta mais ser segundo na hierarquia do Poder. Ele mesmo confessou e lamentou ser "decorativo".

E para abandonar essa condição sem votos, só derrubando quem está no poder por eleição. Para isso, o vice Temer se apoiou num intimíssimo amigo e ao mesmo tempo, o maior corrupto do país. Réu por unanimidade do Supremo. Mas para o vice Temer, Cunha era indispensável, sem ele não haveria o tenebroso domingo do dia 17.

Desde que a sessão começou, estou anotando tudo, com os comentários indispensáveis. Neste momento, 18 horas, acaba de falar o vigésimo orador inscrito, Jorge Viana, do PT. Belo discurso. Votaram 17 a FAVOR do impeachment, 3 CONTRA. Renan levanta a sessão,garante, voltaremos ás 19 horas. E para mostrar que é mesmo Renan,afirma, pensando que é genial: "Não quero adiantar ou atrasar o relógio da historia". Que Republica!

Temer continua conversando, não surge o nome de mulher ministeriável.

Nem convites, simples insinuações ou lembranças.  De qualquer maneira, no ultimo dia antes da posse, muitas deveriam ter sido consideradas, algumas mais do que convidadas, requisitadas.  Acredito que a partir de hoje ou da madrugada da quinta, quando começará o processo final, com o vice já no Planalto, o ministério deixará de ser exclusivamente masculino.

Minha duvida em relação ao final da sessão de hoje, continua. Depois do almoço demorado, Renan disse a alguns senadores: "Espero terminar a sessão e revelar o resultado, ás 22 horas”. Não acredito.  A não  ser que ele tenha feito acordo de desistência  com oradores inscritos. Todos estão dizendo as mesmas tolices. No momento são 16 horas, podem terminar ás 20 ou 21 horas. Mas sem esse falatório tolo,repetido e repetitivo.


Aproveitando descuido de um jornalista, o senador já Ministro da Agricultura, afirmou: "Temer não pode errar”. Já errou e muito, convidando-o para Ministro. Fazendeiro riquíssimo, poderia ser tudo, menos Ministro da Agricultura. “Aliás, fará discurso, amanhã, pretende deixar claro: "Sou convictamente a favor da Lava-Jato, que não sofrerá a menor restrição". Quem acredita? E por que insiste em colocar como ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, comprometido Secretario de Segurança de São Paulo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário