Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Temer, quase "presidente", despreparado, sem votos, sem povo e sem ministros, faz o Brasil voltar a 1930.

HELIO FERNANDES

Nenhuma palavra do titulo é falsa ou ignara. Todas rigorosamente verdadeiras. Talvez eu tenha esquecido uma, citada sombria e sorrateiramente por Dona Dilma na ONU: retrocesso. O Millor dizia e escrevia: "Todo circulo é vicioso". Como os gênios registram, antecipam e adivinham os fatos, nada surpreendente que tenha querido localizar três mestres da tarefa inglória mas indiscutível,de fazer o mundo andar para trás. 

Em 1930, Vargas perdeu a "eleição" em abril, tomava o poder em outubro, prendia e asilava nos EUA o presidente, o vice e o Ministro do Exterior. Como chefe do governo provisório estabeleceu uma ditadura de 15 anos, voltou, não sabia governar, facilitou o tumulto, a ambição, a imprudência, que duraram até 1985. A chamada redemocratização.

O segundo, FHC, que se aproveitou discricionariamente do impeachment de Collor, devorou perdulária e criminosamente o patrimônio nacional. Quase acabando os 4 anos constitucionais, constatou que faltava muito. Sua ambição pedia mais, violentou a "clausula pétrea", paixão e convicção de Rui Barbosa. E comprou a reeleição. Custou praticamente 1 bilhão de reais, generosamente facilitados por grandes empresários.

Como o lugar comum sempre repetido, garante que no capitalismo não existe almoço grátis, FHC teve que recompensar não um almoço, mas um banquete que durou os últimos 4 anos. Para facilitar criou a vergonhosa e ruinosa Comissão de Desestatização, que trocou o que sobrou das nossas riquezas, por moedas podres. (Sem aspas, a denominação é deste repórter. Da mesma forma como rotulei seu governo, de retrocesso de 80 anos em 8. Com ele no poder, perdendo a eleição para o Lula, que ganhava na quarta oportunidade. Condenação e reprovação de FHC).

O terceiro é Michel Temer, não se pode negar que seja o personagem confuso e conspirador do momento, é dele que o país precisa tratar. E se preocupar. Por enquanto é um capítulo mal escrito, uma estrofe que tem pronuncia parecida, catástrofe. E é necessário ser decifrado, separar o que ele diz e o que faz. Conspirador nato, gasta 12 horas por dia para tentar chegar ao poder.

E o resto comunicando a grandes jornais do exterior, que tudo é constitucional. E chamando gente ao seu gabinete, tentando formar o possível ministério. Ninguém aceita, terão que ser ministros "interinos" de um presidente também "interino". Quem tem biografia, não quer comprometê-la. Alem do mais, mesmo que assuma, Temer não tem prazo definido. Responde a vários processos de cassação no TSE, é investigado pelo Supremo, fartamente citado em vastíssimos depoimentos de delações, principalmente do senador Delcídio. Juntos, nas acusações que precisam desmentir, Temer, Dilma, Lula.

Retumbante no ministério de "notáveis", vai se contentar com ministros desconhecidos, impulsivos e até politicamente repulsivos

Diz, tenho sido "procurado" por muitos. Exatamente o contrario. Vejamos o ministério da Justiça, que ganhou relevância por causa da Lava- Jato, muitos garantem que será cerceada. Dois nomes excepcionais foram lembrados.Dois grandes ex-presidentes do Supremo, Carlos Veloso e Ayres Brito.Não aceitariam nem aceitarão.Temer tem preferência esdrúxula pelo Secretario de Segurança de São Paulo.È o rei dos holofotes, está na mídia praticamente todos os dias.Esquecido que os paulistas vivem num clima aterrorizador de violência e insegurança. 

Falam também no carreirista Nelson Jobim. Deputado na Constituinte de 88, na Comissão de Redação, mudou o texto. Depois confessou, não lhe aconteceu nada. Foi Ministro da Justiça, pulou para Ministro do Supremo, aliado de Dilma. Ainda não presidentA. Quando a Procuradoria Geral do Paraná atendeu um pedido do governador Roberto Requião, para impetrar uma ADIN contra as licitações "entreguistas" da Petrobras, pediu vista. Só devolveu quando já tinha numero para vencer.

Foi expulso do Supremo, muito antes da expulsória dos 70 anos. Não tinha nem 60. Movimento liderado por advogados e juristas do Rio Grande do Sul. Com a eficiente participação do excelente advogado do Rio, Ivan Nunes Ferreira.

Temer presidente, Jobim Ministro, um jogo de palavras não necessariamente brilhante, mas irrecusável e irrecuperável: o Brasil tem tudo a temer.

Hoje, segunda, a conspiração começa a se transformar em realidade

Por enquanto, conversas de bastidores. Mas praticamente conclusivas, por causa da esmagadora maioria a favor do impeachment. Nas duas primeiras votações,precisam apenas de 21 votos para a vitoria.Mesmo a exigência de 41 senadores no plenário, o que chamam de quórum mínimo, não será problema.

E se os que combatem o impeachment, não comparecerem, (é um recurso regimental) os que defendem a saída da presidente, terão senadores de sobra.Tomarão posse efetiva, amanhã, terça, apenas formalidade. A segunda votação, importantíssima já que significa o afastamento da presidente, rotina e nenhuma surpresa. 41 votantes, 21 pelo impeachment.

A terceira decisão, inovação, modificação, definitiva, pois é julgamento único. Aí, os que lutam não brava, heróica ou estoicamente pelo bem coletivo e sim pelos seus interesses pessoais, o prolongamento de suas medíocres e medianas carreiras, com as raríssimas exceções de praxe, precisam trabalhar muito para destruir as duvidas, construir as certezas. Ainda não conseguiram, nem quero escrever conquistaram, seria indevido, os 54 votos necessários ou indispensáveis. Dizem que chegarão lá, é possível, mas é futuro. Estou tratando do presente, embora saiba que o despenhadeiro está cada vez mais sedutor e atraente, para os que combatem o impeachment.

Não existe um senador com as características e a falta de caráter de Eduardo Cunha. Levantamentos exatos,isentos e exaustivos deste repórter com especialistas "sem lado", levaram á conclusão: o presidente da Câmara coordenou e conduziu a favor do impeachment, 50 votos .Podem ter sido mais e não menos. Para confirmar essa votação-exibição, basta ler o que escrevi duas horas antes da horrenda e horrorosa manifestação.

Muita gente me disse: "Você quer adivinhar". Não é o meu forte, trabalho com informação, isenção, opinião. 50 votos em 513, representam 10 por cento. No senado,10 por cento somam 8 votos. Embora a vitoria esteja perto, isso garantiria a tranqüilidade de Temer e dos seus partidários. Se os Ministros Celso de Mello e Dias Toffoli, tivessem levado em consideração o "fator da corrupção Cunha", teriam ficado em silencio. Com isso evitariam o tremendo desgaste deles mesmos, e por conseqüência do Supremo.

Temer: os encontros de sábado á noite

Foram diversos, sem maior importância. Também, depois de gastar ou perder não apenas tempo com Delfim Netto, Ministro da Fazenda da ditadura, de 1967 a 1974, demitido por incapacidade e não só isso, o que fazer? Armínio Fraga nem quis conversar. Gustavo Franco seria excelente interlocutor. Deveria ter chamado em primeiríssimo lugar, o economista, cientista social e admirável personagem que é Eduardo Gianetti.

Provavelmente não aceitaria ser Executivo, fosse de onde fosse. Mas com enorme espírito publico, admitiria modificar sua trajetória de intelectual voltado para a cultura. Concordaria em estar á disposição nos momentos de maior dificuldade, para mostrar ou ajudar a encontrar um caminho e um roteiro.

Em vez disso, chamou e conversou por duas horas com Henrique Meirelles. Já foi Presidente do Banco Central com Lula, é como se não tivesse existido ou ocupado o cargo. Duas horas e depois disso, deu uma nota através do senador citado na Lava-Jato, Romero Jucá: "Não estamos convidando ninguém, só quando o Senado decidir".

Sem nenhuma seriedade, querendo avidamente o cargo, deu entrevista coletiva, desmentindo o Jaburu inteiro; "Fui convidado para Ministro da Fazenda, só aceito se eu puder escolher todos os ocupantes dos cargos no entorno". Apesar da desconfiança que tenho por Temer e Jucá, desconfio mais ainda de Meirelles.

PS- A situação brasileira é tétrica, macabra, lamentável, precisa de muita competência, que está em falta no mercado Dos lados do Jaburu, concentração impagável mas dolorosa da conspiração, dizem idiota mas imprudentemente: "Dentro de seis meses o Brasil estará com outra cara". Com esse time que Temer junta ou tenta juntar, o Brasil, cara e corpo, muito mais irreconhecível, um verdadeiro Quasimodo.

PS2-Como digo ha quase 1 ano, a salvação teria que vir do TSE. Já esteve 4 a 3 a favor da cassação da chapa Dilma -Temer e eleição direta. Agora, estou com as maiores duvidas. A modificação do TSE a partir de maio, me preocupa.


PS3- Hoje, segunda, a conspiração e a realidade, que maravilha se o TSE agisse e existisse

Um comentário:

  1. Eu não ligo muitos aos conceitos 'Direita' e 'Esquerda'.
    .
    Se defender mais poder negocial para o contribuinte/consumidor é ser de 'Esquerda', então eu sou de 'Esquerda'.
    .
    Mais:
    A DEMOCRACIA É UMA FORMA de dotar o contribuinte/consumidor de algum poder negocial...mas, todavia, no entanto... esse poder negocial deverá ser aprofundado (ver Exemplo 1, e Exemplo 2).
    .
    .
    EXEMPLO 1:
    O CONTRIBUINTE TEM QUE SE DAR AO TRABALHO!!!
    -» Leia-se: o contribuinte tem de ajudar no combate aos lobbys que se consideram os donos da democracia!
    ---»»» Democracia Semi-Directa «««---
    -» Isto é, votar em políticos não é (não pode ser) passar um cheque em branco... isto é, ou seja, os políticos e os lobbys pró-despesa/endividamento poderão discutir à vontade a utilização de dinheiros públicos... só que depois... a ‘coisa’ terá que passar pelo crivo de quem paga (vulgo contribuinte).
    -» Explicando melhor, em vez de ficar à espera que apareça um político/governo 'resolve tudo e mais alguma coisa'... o contribuinte deve, isso sim, é reivindicar que os políticos apresentem as suas mais variadas ideias de governação caso a caso, situação a situação, (e respectivas consequências)... de forma a que... possa existir o DIREITO AO VETO de quem paga!
    [ver blog « http://fimcidadaniainfantil.blogspot.pt/ »]
    .
    .
    EXEMPLO 2:
    CONCORRÊNCIA A SÉRIO!!!
    Não há necessidade do Estado possuir negócios do tipo cafés (etc), porque é fácil a um privado quebrar uma cartelização... agora, em produtos de primeira necessidade (sectores estratégicos) - que implicam um investimento inicial de muitos milhões - só a concorrência de empresas públicas é que permitirá COMBATER EFICAZMENTE A CARTELIZAÇÃO privada.
    [ver blog « http://concorrenciaaserio.blogspot.pt/ »]
    .
    .
    .
    P.S.
    -» A ocasião faz o ladrão!
    -» O contribuinte PAROLO_ista faz o golpista!
    -» Ao passar um cheque em branco aos políticos... o contribuinte PAROLO_ista está a incentivar o golpista... a aplicar um 'chega-para-lá' no adversário político... porque o golpista sabe que ao fazê-lo fica com a faca e queijo na mão!
    -» O contribuinte não pode passar um cheque em branco a nenhum político!!!

    ResponderExcluir