Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 22 de abril de 2016

EXCLUSIVO: DILMA NA ONU...

Na ONU, discurso de 5 minutos de Dilma, eternidade. Mas não falou de golpe

HELIO FERNANDES

Começou a falar exatamente ás10,30 presentes 125 Chefes de Estado e Primeiros Ministros. Não havia expectativa ou grande interesse em ouvi-la. Muito menos decepção ou satisfação. Talvez provocasse surpresa pela coragem de "protestar contra o golpe", mas nem isso aconteceu. Nos últimos 5 segundos, disse aleatoriamente, cautelosamente e sem entusiasmo: "Meu pais vive um momento difícil, mas tem um povo bom e compreensivo".

E mais nada. È possível que seja mais audaciosa e dura, nas duas entrevistas, marcadas e convocadas. Mas bem mais tarde. Mas tudo o que poderá dizer, já foi manchete dos maiores jornais do mundo. E capa das grandes revistas, como a Economist de ontem.

No discurso sobre o clima, o que surpreendeu e estava rigorosamente fora da pauta, foi o apoio que deu ao acordo, falando agora e depois, sempre se referindo a ela mesma e não ao país. DAREI todo apoio ao que foi assinado, que está no inicio, longe do fim. A região amazônica é importante para a redução projetada. TENHO dado toda atenção á recuperação da Amazônia, e CONTINUAREI qualquer que seja o clima, na mesma convicção.


Nunca foi tão Dilma na ONU ou adjacências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário