Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Odebrecht, riquíssima empreiteira-roubalheira, agora quase na insolvência, no caminho da possível falência

HELIO FERNANDES

A situação é desesperadora. Admitiram internamente, que uma possível solução seria a "recuperação judicial", recuaram. Explicação: "Seria praticamente a morte da empresa". Tentaram varias "saídas", nenhum avanço, voltaram á "recuperação judicial", que continua na pauta, mas com reprovação de uma parte da cúpula. O empecilho ou obstáculo para uma possível solução: o enorme volume da divida, aqui e lá fora. Existe muita especulação, estimulada pelos bancos, mas não distante da realidade. E o que tem sido publicado, rigorosamente verdadeiro.

As dividas, reunidas, chegariam a 100 bilhões, mais ou menos metade no Brasil, a outra metade no exterior. Os executivos da Odebrecht, que eram recebidos com tapete vermelho pelos banqueiros, agora são chamados de indesejáveis. Precisam de reforço de caixa de 15 bilhões, não encontram interlocutores. Principalmente no Brasil. Aqui e lá fora, o rebaixamento da nota da empresa, pelas agencias de risco, repercussão e preocupação.

Tiveram que demitir 60 mil funcionários, um ônus que não estava nos planos. Mas foram obrigados por duas circunstancias. 1- Cortar despesas, desesperadamente. 2- A falta de trabalho, principalmente no Brasil, onde os serviços estão em fase de conclusão, com o dinheiro já recebido. Problemas inesperados, não totalmente fundamentais mas relevantes: as chamadas arenas da Copa de 2014. Principalmente o estádio do Corinthians e o Maracanã. Eram tidos como excelentes negócios, agora se transformaram completamente.

Não conseguem pagar as dividas "esportivas", contraídas com o BNDES, a juros camaradas,com o alto patrocínio do Lula.

Para terminar por hoje: a maior esperança é o  acordo de "leniência": tem varias clausulas, mas a mais importante, I M P O R T A N T I S S I M A, é a volta de poder concorrer a obras do governo, incluindo a Petrobras. Mas as restrições são enormes, esse acordo é chamado até de escândalo, não está longe da realidade.

Para começo de conversa, quem conduz os entendimentos, é a CGU (Controladoria Geral da União que não tem competência administrativa ou funcional para isso. E o resto naufraga com essa impossibilidade. As outras empreiteiras-roubalheiras esperam a salvação da Odebrecht, para se salvarem também. Só que depois do depoimento da mulher de João Santana, com a aprovação dele, a Odebrecht se aproximou perigosamente da área criminal. E pessoal.

O depoimento da mulher de Santana

Levou dias e dias, feito sob a supervisão do marido. Contou coisas a respeito do relacionamento do casal de marqueteiros com a candidata Dilma Rousseff, que deixou a equipe de Curitiba surpreendida. Já sabiam muito através do que disseram outros personagens. Mas não imaginavam que contassem tanto. E agora convencidos que não contou tudo. O fato de nada ter sido divulgado até agora, esclarecedor a respeito de um possível acordo tão desejado pelo famoso marqueteiro.

Já contei, logo depois da prisão deles: sabendo que está em enormes complicações, abriu o jogo sobre o que pretendia do futuro.O mesmo que foi obtido no mensalão pelo tambem marqueteiro Duda Mendonça.Não fez delação, contou coisas, foi absolvido, com o compromisso de não dirigir mais campanhas presidenciais. Já se passaram 10 anos, Duda tranquilo no seu escritório.

João Santana e a mulher, podem conseguir o mesmo. Apenas uma duvida: se o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) processar e julgar a chapa Dilma -Temer (o que é praticamente certo, qualquer que seja o resultado do impeachment) o casal terá que depor. Isso será imprescindível. Mas provavelmente a equipe de Curitiba não sabe se terá condições de manter o acordo no alto tribunal eleitoral.

Conversando com advogados e juristas, separados, o mesmo alerta - informação: o Congresso (Câmara e Senado), julga apenas a presidente, pelo crime de responsabilidade, de acordo com o artigo 88 da Constituição. O TSE julgará por corrupção e gastos recebidos das propinas da Petrobras.

Não adianta Dilma -Temer dizerem: "Minhas contas foram apresentadas minuciosamente, e aprovadas sem restrições". Isso antes da Lava-Jato e das "contribuições" generosas, com dinheiro da Petrobras. Essa é a solução menos danosa e mais democrática. Exige nova eleição, presidida pelo presidente do Supremo. Eduardo Cunha e Renan Calheiros, obviamente ultrapassados. Venho dizendo isso ha meses, agora virou editorial de primeira pagina.

Lula: a angústia e a esperança de ser Ministro 

Entusiasmado com os aplausos num comício sindicalista, garantiu ontem: "Na quinta feira serei Ministro". Com isso fez duas previsões - adivinhações. 1- O Supremo julgará as ações contra ele, na quarta feira, lógico com a presença do Ministro Gilmar Mendes. 2 - O plenário votará contra o voto libelo do Ministro que está em Portugal, dirá que ele pode ser Ministro e terá foro privilegiado. 

O ex-presidente resolveu desconhecer completamente o parecer do Procurador Geral. Textual: "Não ha impedimento para que o ex-presidente seja Ministro. Mas ele continuará vinculado á jurisdição de Curitiba". Admitamos que  tudo corra a favor de Lula. Mas se Dona Dilma sofrer o impeachment, ele tomará posse no dia 7, e terá  perdido o cargo, 15 ou 20 dias depois, no máximo no fim de deste abril.

Tanto esforço e estará de volta a Curitiba e á decisão de Sergio Moro. Com direito a investigação sobre o triplex, o sitio de Atibaia, e as famosas conferencias que ninguém ouviu.

Comissão Especial do impeachment

Com a velocidade determinada e acelerada pelo corrupto Eduardo Cunha (que retarda sua própria cassação, discutida ha 6 meses e  ele garante que irá até o fim do ano) se completam hoje as 10 sessões. A partir de amanhã, a defesa da presidente, o trabalho do relator, a votação. Por enquanto é quase impossível um calculo sobre o resultado. O tempo da Comissão foi gasto quase todo em confronto inútil, inócuo, inoperante, inexpressivo.

A defesa da presidente, na Comissão, está sendo preparada por 4 juristas, o Ministro  da Fazenda e dois economistas de Consultorias importantes. Já estão com mais de 20 laudas redigidas, terão a semana inteira. O Advogado Geral da União fará sua intervenção verbal, apenas quando o processo chegar ao plenário.

Irei acompanhando este final da Comissão e o resto no plenário. De qualquer maneira, estudo minucioso feito com exclusividade para este repórter, concluiu. Dos 65 titulares, apenas entre 21 e 26 teriam capacidade, competência e credibilidade, para pertencer á Comissão. Lamentável. Melancólico. Nada surpreendente.

PS - A seleção do Dunga, (não confundir com a do Brasil) só voltará a jogar no dia 2 de setembro, contra o Equador. Nos bastidores da corrupta CBF, em 5 meses tudo pode acontecer.

PS2- Dentro de campo, apesar de estar em sexto, vamos á Rússia, faltam 13 jogos. Quatro deles, contra a Bolívia e Venezuela, ida e volta, 12 pontos garantidos.

PS3- O perigo, quase uma certeza assustadora, é que aconteça o vexame de l966 na Alemanha. Fomos eliminados na primeira fase, dentro da chave. Perdemos para Portugal e Hungria.
...............................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, 
através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

ESTA MATÉRIA PODE SER REPUBLICADA DESDE QUE CITADO O NOME DO AUTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário