Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Assunto Lava-Jato: TOMBADA pela comunidade, sofre campanha feroz de corruptos e corruptores. Que tentam apoio inesperado

HELIO FERNANDES

A opinião publica assiste a um combate inédito na nossa Historia: a tentativa de destruição da maior quadrilha de roubalheira. E a defesa desses empreiteiros, aliados a políticos do primeiro time, na luta para manter a liberdade e o enriquecimento ilícito. A partir da formação da repressão localizada em Curitiba, minimizaram sua força, nem imaginavam que chegasse ao ponto a que chegou.

Reagiram se julgando vitoriosos como sempre, subestimaram os adversários transformados em inimigos. Mas não perderam a arrogância, não admitiam, nem de longe, que fossem perder a tranqüilidade, mergulhasse no terror, á simples menção dos nomes que antes desprezavam.

Inacreditavelmente, para eles, foram descobertos, denunciados, presos, no limiar da condenação. Passaram a viver uma existência inteiramente diferente.Trocaram as mansões luxuosas e quilométricas, por cubículos de 3 por 4. E os restaurantes privativos e privilegiados, por marmitas frias ou requentadas. Os melhores e os mais caros advogados foram mobilizados para defendê-los. Acreditavam que sairiam imediatamente, ficariam pouco tempo nas prisões. Completa ilusão.

Como o tempo passava e nada acontecesse, pagavam os advogados, mas cobravam: "Afinal, quanto tempo ficaremos aqui?". Ouviam a resposta, "dependemos do juiz Sergio Moro". Aí explodiam de raiva e desespero, contestavam: "O que tem esse juizinho (textual), que apavora os mais famosos advogados do país, a quem pagamos fortunas?"

Continuavam presos, mas não conseguiam entender,que poderosos como eram ou se julgavam,ficassem subjugados pela Policia Federal e pelo Ministério Publico Federal. Estavam acostumados que "policia não era para eles", se movimentaram. Conseguiram nomear um Ministro para o STJ. (Superior Tribunal de Justiça). Era ele que ia libertá-los. Nomeado, empossado, veio o julgamento.

Numa Turma de 5 Ministros, ele realmente cumpriu o "compromisso”. Votou pela libertação.Mas os outros 4 votaram contra, perderam por 4 a 1.Compreenderam finalmente, que a situação no se resolveria apenas com dinheiro.

Mudaram de estratégia, se convenceram: precisavam de aliados. Apavorados com o Juiz Sergio Moro, quem passaram a respeitar, entraram em desespero com a decisão do Supremo, determinando a prisão de quem sofresse a segunda condenação. Certos de que seriam condenados na primeira instancia (Curitiba), se concentraram em dinamitar o Supremo. Em duas frentes.

Alguém falou em Sergio Machado, que estava preparando "gravações-bomba", de grande alcance. E que citaria o Supremo. Conseguiram conversar, ele aumentou o poder de fogo da gravação, mas disse, “teria que devolver 100 milhões". Aí o entendimento caminhou sem obstáculos. Foi a primeira vez que o Supremo foi citado e contestado.

Surgiu então a segunda frente, que está quase nas manchetes. Dessa arquitetura funcional foi encarregado o advogado mais caro e famoso. Resolveu contestar o Supremo no próprio Supremo. Era a sua área. Mas precisava de um partido. Não podia ser um dos grandes, desconfiariam.

Fez acordo então com um inexistente, o PEC. Mas desconfiaram de duas coisas. 1-Como esse "nanico" conseguiria pagar o advogado mais caro do Brasil e qual o seu interesse? 2- A determinação admirável do Supremo, foi votada e aprovada em fevereiro. Qual a razão do recurso só ter sido impetrado 4 meses depois?

Existem outras circunstancias estranha. Em diversos casos, o Supremo leva tempos para colocar em pauta, julgamentos importantes. Agora a questão foi resolvida quase que imediatamente. Hoje é quinta feira. O recurso do partido "nanico", defendido pelo advogado maior, já está na próxima sessão, quarta feira. Já disse segunda e terça, vou repetir nesta quarta.

Não acredito em mudança ou modificação. Na sessão de fevereiro, o relator votou pela prisão logo depois da segunda prisão. Foi acompanhado  por 7 Ministros. Na próxima quarta, 3 dos Ministros que acompanharam o relator, precisam votar contra ele. Modificando o placar para 6 a 5 Assim, voltaríamos ao passado. Prisões só depois de transito em julgado.

Qual o interesse ou beneficio das empreiteiras roubalheiras?Jamais seriam condenados a segunda vez. E mesmo a primeira, jogariam para bem longe. Discutiriam meses e meses as delações, convencidos que o tempo da Lava jato, não é eterno. Estão completamente errados. E irão ao desespero, na quarta, quando o Supremo confirmar o julgamento de fevereiro.

A terrorizador: quebrado o sigilo da delação de Sergio Machado

O ex-presidente da Transpetro, é hoje o grande personagem das denuncias e defesas da corrupção. Quebrado o silencio de sua delação, por ordem do Ministro Zavascki, ninguém pode ultrapassá-lo em matéria de repercussão. (A não ser o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Na sexta feira, analisando a situação de Cunha, deixei entrever que ele poderia fazer uma delação. Já indicara que "tinha 150 dossiês de deputados e de 1 senador. "Provocou estranheza, que só fosse delatar 1 senador. Isso e sua cassação inesperada provocaram desinteresse e sua cassação inesperada, provocaram desinteresse. Alem do mais, sua delação e conseqüentes benefícios, seria altamente impopular. (Fica a duvida).

Sem o sigilo. Ficou publico, que ele distribuiu propina "para 21 políticos" Isso é confissão do próprio ex-presidente da Transpetro. Deu nomes, a começar  pelo provisório do Planalto. E mais: Renan, Edson Lobão, Jader Barbalho, Jucá, ou repetindo o chefe de Policia do filme Casablanca: "Os de sempre". Falou que todos sabiam que o dinheiro tinha como procedência a propina. não poderia ser outra. Garantiu que os pagamentos foram entre 10 e 32 milhões. E agora, o que acontecerá? 

PS- A CBF não pode conduzir nada que não se transforme em vergonha, baixaria, desprezo pela credibilidade? Ou falta de dignidade. Fui o primeiro, com exclusividade, 5 minutos depois da eliminação, no domingo para segunda, a escrever: "Acabou o tempo de Dunga, começa o de Tite ou Cuca".
  
PS2-Na segunda á tarde começaram sinais de que a CBF optava por Tite. Na terça se confirmava, Tite veio ao Rio, conversou 3 horas com Del Nero (que saúde), voltou para SP, sem falar com ninguém.

PS3- Ontem, quarta, continuou o silencio, até ás15 horas, quando o presidente do Corinthians, com palavras duras, mas verdadeiras, anunciou: "Tite não é mais técnico do Corinthians". E criticou abertamente Del Nero.

PS4- Por volta das 18 horas apareceu alguém falando pela CBF: "A manhã, (hoje) estará tudo resolvido". Em suma: naquele momento, Tite não era técnico do Corinthians nem da seleção. Inacreditável, onde estavam Tite e Del Nero?

PS5- Esse personagem, explicou: "Del Nero mostrou ao Tite, a transição pela qual a CBF está passando. Prezamos muito a ética". Não devia ter usado essa palavra em nome de Del Nero. Que não sai do Brasil com medo de EXTRADIÇÂO. Outra palavra que não freqüenta seu vocabulário.


Um comentário:

  1. Prezado jornalista, mais um personagem declara o que era sabido mas não conhecido do público, o porque do interesse dos políticos em manter sob sua gestão as principais empresas públicas deste País. Assim como aconteceu com Collor, somente uma denuncia de alguém que compactuo durante pelo menos quinze anos, pode colocar clareza nesse mar de lama que desde o término dos governos militares avilta e corroí o patrimônio público. Como sair dessa enrascada de forma decente e honrada para as instituições? Não podemos mais fazer de conta que são pequenos delitos, são crimes contra a humanidade, a meu ver, e assim deveriam ser tratados. Quantos brasileiros morreram e estão na penúria pro conta dessa roubalheira toda? como deixar em branco e sem punição do mesmo quilate esses bandidos que pilham o que existe a disposição e constroem riquezas fabulosas a custa do empobrecimento e decadência de milhões de brasileiros? Somente uma punição justa e exemplar pode começar a modificar essa filosofia do jeitinho, que tudo pode, que não atinge os ricos e poderosos. O senhor que já viu muito mais do que eu e sabe mais ainda, pode ajudar a denunciar e colocar mais clareza nessa escuridão política e moral e assola nosso País. Por favor não deixe essas denuncias morrerem na praia.

    ResponderExcluir