Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 2 de julho de 2015


NA GRÉCIA ATE O REFERENDO É DUVIDOSO. NA FLIP QUEREM DEVASSAR O PASSADO DE MARIO DE ANDRADE.

HELIO FERNANDES
02.07.15

O primeiro a falar ou escrever sobre o impeachment de Dona Dilma foi o jurista Gandra Martins. Em fevereiro publicou artigo na Folha, não conclusivo. Mas fez uma revelação curiosa, interessante, surpreendente, até hoje não explicada ou contestada.Textual: "Fui contratado por um advogado do ex-presidente FHC para dar parecer sobre o impeachment da presidente".

Num outro trecho, complementando: "Quando disse a ele que iria publicar o parecer, pediu que eu revelasse que fora ele que me contratara". Atendeu, pagou (e não foi barato) tinha o direito de aparecer na condição de contratante.

Faltou a conclusão: o que um advogado do ex-presidente tinha a ver com o impeachment de um presidente: E qual a razão do contratante-pagador querer se identificar publicamente? E por que FHC não veio negar o que Gandra Martins publicou? Lógico, porque tudo era verdade, um homem como Gandra Martins iria inventar fatos?

O PSDB entrou na jogada, ao mesmo tempo que Eduardo Cunha, do PMDB da Base aliada. O PSDB (e Aécio Neves), tinha como objetivo. Tirar Dona Dilma da presidência. Cunha considerava que Michel Temer podia ser afastado também, ele assumiria, “até o fim do mandato”, como esta na Constituição.

Como era assunto prioritário e quase único durante algum tempo, passei a desvendar a questão, minuciosamente, escrevi de fevereiro até agora, nove artigos, repudiando claramente o impeachment, e ao mesmo tempo fizesse violenta oposição ao comportamento da presidente. Uma coisa nada a ver com a outra.

Mostrei claramente que o PSDB estava praticando suicídio político e eleitoral. Se o impeachment fosse consumado só contra Dona Dilma, o vice Michel Temer assumiria até 2018, com direito a se candidatar para mais quatro anos.

Se Michel Temer saísse com Dona Dilma, o poder iria para o presidente da Câmara. O assunto saiu da pauta, ficou perfeitamente claro, que apesar da incompetência e da consequente impopularidade (cada vez maior) de Dona Dilma, pelo menos na primeira metade do mandato não haveria tentativa de impeachment.

O próprio Eduardo Cunha se convenceu disso. Mas coma obsessão de chegar á presidência por descaminhos e roteiros ilegais, tentou provar emenda constitucional prorrogando seu mandato. Por enquanto está morrendo na praia. Nenhuma possibilidade de continuar na presidência da Câmara depois de 1° de fevereiro de 2017. Os últimos dois anos da presidente Dilma, se tentarem o impeachment, será com outro presidente da Câmara. Por causa disso, a eleição do novo presidente da Câmara, no inicio de 2017, será dramática.

Só ontem, depois de quatro meses de reflexão, Aécio Neves se manifestou contra o impeachment. Os partidos aliados, ditos de esquerda (PPS e POSB) queriam colocar o impeachment novamente debaixo dos holofotes. Aécio radicalmente contra, o bom senso prevaleceu. Podem ter outra oportunidade, ninguém é tão contra ela, do que ela mesma. Lógico, Dona Dilma que nunca deveria ser presidente.

Grécia.

A situação está cada vez mais complicada. Nem o referendo de domingo está garantido. O primeiro-Ministro já afirmou: “Se o SIM (ficar na EU) vencer,  renuncio”. Está fazendo campanha para que o NÃO seja o resultado.

Psitras tem corrido o país, pedindo ao povo que vote NÃO.

Já está em plena construção, o gasoduto que ligará a Rússia á Grécia a situação da Rússia não é muito satisfatória do ponto de vista econômico, mas Putin é capaz de qualquer loucura pata atingir a Europa e os EUA.

E Putim Não está negociando apenas com a Grécia. Tem feito propostas a cinco ou seis países da Europa, e pretende isolar Obama, não perdoa ter sido humilhado (por ele Obama) pelos americanos. Nesses três dias até domingo, serão dramáticos.

PS- A Flip 2015 começou ontem. Segundo dizem, o b=objetivo é “homenagear” Mario de Andrade. Na verdade, faltavam personagens para este ano, e colocaram na pauta o nome do famoso escritor, o maior nome da “Semana de Arte Moderna”.

PS2- Mas pelo visto pretendem devassar a vida sexual dele, que não escondeu nada. Contou tudo na época, e deixou cartas reveladoras. Como ele morou três anos no Rio, querem saber o que ele fazia, com quem se encontrava.

PS3- Como morava na Gloria, ia muito ao restaurante “Taberna da Gloria”. Jantou várias vezes com Carlos Lacerda e Moacir Werneck de Castro, e o pessoal da “Revista Acadêmica”, de muito prestigio intelectual na época.

PS4- Esteve varias vezes com seu amigo Manuel Bandeira, com quem já trocara mais de 400 cartas. Não teria sentido, morar três anos no Rio e não se encontrar com ele. Fora o tempo em que Bandeira esteve na Suíça, (com Afonso Arinos de Mello Franco) se tratando de uma tuberculose.
............................................................................................................................ .................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário