Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 9 de julho de 2015


MAIS 52 BI NO PETROLÃO. MEU CONFINAMENTO PELA JUNTA DOS "TRÊS PATETAS". VARGAS SEM IMPEACHMENT.

HELIO FERNANDES
09.07.15

Não vou cair, golpismo político, para mim é moleza. Não vou, não vou, não vou.

Essa oposição golpista não tem base para obter o meu impeachment.

Não vão me derrubar, vou me recuperar, e governar até o último dia do mandato.

Não existe base para qualquer coisa, venham tentar.

Quero ver quem vai "provar" que peguei um tostão de dinheiro sujo.

O PMDB é ótimo, não são golpistas, estão contra o impeachment.

O Lula tem todo direito de dizer onde ele está e onde acha que eu estou. Não me sinto no volume morto. Não faço critica ao Lula, deixa ele falar.

Não vou me suicidar, já falaram isso duas vezes. Estou com cara de quem vai se matar?

Já disse aqui várias vezes: Dona Dilma não tem a menor capacidade de análise, fica em silencio quando devia falar, fala até obsessiva e desequilibradamente, com prejuízo total para ela, o governo e logicamente para o país. Depois de um longo tempo calada, surpreendentemente convocou coletiva, falou horas, não disse nada que se aproveitasse, tudo se voltou contra ela mesma.

O país estava e continua em situação desesperada e desesperadora. Agora a própria presidente implantou clima de desrespeito mútuo, os dois lados se hostilizando, o governo que não governa, a oposição que não se opõe. O governo diz, "vou me recuperar". A oposição garante, "a presidente não pode permanecer no governo, vamos tira-la". Tudo imaginação. Nada definido. Perplexa, a comunidade não acredita no que dizem.

Um senador eleito agora em 2014, tem 8 anos para não fazer nada. Já afirmou duas coisas. 1 - É candidato a presidente da República em 2018. (Nenhuma chance de votação mínima que seja). 2 - Garante que vai percorrer o Brasil todo, explicando o que é impeachment. Antigamente, presidenciáveis tinham que ter programa de governo. Agora dizem que pretende, apenas derrubar quem está no poder.

Ontem eu dizia, e reafirmo, que Dona Dilma faz força para se comparara com Vargas. falou "Não sou suicida", com o evidente propósito de relembrar o fim de Vargas. E garante: "Isso não acontecerá comigo".

Esqueceu que o ex-presidente tinha maioria solida na Câmara e no Senado. Ficou em silencio, deixou que os Ministros tratassem do impeachment. Repetindo o que disse ontem, Vargas se manteve no poder, vitória por mais de 300 votos, a favor do impeachment, míseros 120.

E Dona Dilma, falastrona, sem maioria para nada, é derrotada seguidamente, não ganha uma na Câmara. Ainda por cima, hostilizada e combatida pelos líderes do PMDB, afirma, hostilizada e irresponsavelmente.

O Ministério de Dona Dilma, de quinta categoria, inútil, inócuo, inoperante. Nos bastidores, com apenas seis meses da segunda posse, um dos assuntos prioritários é uma suposta reforma ministerial. Perdão, um novo "troca-troca". Que seria ainda pior do que esse.

Como forma ao mesmo tempo de desespero, arrogância e desprezo, ataca duramente o próprio Lula. E como está no texto, afirma que ele pode falar o que bem entender. Não é respeito por ele, e por seus direitos, sua fala pode ser traduzida assim: "Ninguém mais liga para o que ele diz, não preciso dele".

É a volta da "gerentona", que acredita mesmo que pode recuperar e construir o que ela mesma "desconstruiu" em quatro anos.

A presidente Dilma devia se recolher, fazer em vez de falar. A oposição, fragilizada pela mediocridade, não aproveitou tudo que Dona Dilma jogou "no colo deles". Governo e oposição agem pela contradição, ou o que pode ser chamado de "compensação de incompetência política". Mas essa inércia e inépcia não resistirão até 2018. De jeito algum.

Resposta.

Obrigado, criminalista Ralph Linchotti, pela solidariedade e o belo texto. Muitas pessoas, das mais diversas maneiras também manifestaram apoio e respeito pelo que escrevi.

Otaviano de Magalhães em Mato grosso, em 1969. E quer saber qual foi o comportamento dos oficiais. Foi o meu quarto confinamento, sequestrado, desterrado, nesse 1969, ainda existia apenas um Mato Grosso.

Fiquei em campo Grande, hoje capital do Mato grosso do Sul. No final de setembro de 1969, o “presidente” Costa e Silva teve derrame cerebral, apesar de atendido dia e noite pelo mestre neurocirurgião, Paulo Niemeyer (filho sucedeu-o em competência e brilhantismo), foi considerado “incapacitado”.

Assumiu então a Junta Militar, três oficiais, do Exército, Marinha e Aeronáutica, que chamei logo de “Três Patetas”. Fui mandado no dia seguinte para o confinamento.


Fui apresentado ao coronel comandante, que me disse: "O senhor não está preso, pode andar por toda a cidade, almoçar e jantar onde quiser. Só não pode sair da cidade". Informou que havia reservado um hotel, "custava 10 cruzeiros por dia, que estava autorizado a pagar". Agradeci e minha mulher pagou. Fiquei 30 dias, era muito convidado para almoçar ou jantar por moradores. E pude conhecer a maravilha que é o Pantanal.

Os oficiais sempre muito atenciosos. Durante o golpe centenas e centenas de militares das três armas foram expulsos ou passados para a reserva. Por defenderem a democracia e o não golpismo. Isso em todos os confinamentos.

PS- Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa dá toda a impressão do Primeiro Ministro. O sistema presidencialista-pluri-partidário, quase parlamentarista, permite toda e qualquer suposição. E o comportamento dele, também.

PS2- Aparece diariamente na televisão, não sai da cobertura dos holofotes. Praticamente fala pela presidente, enquanto o Segundo Joaquim, mais importante, se recolhe. Pode acontecer perfeitamente o que revelei na posse dos dois. Barbosa assumia como futuro substituto.

PS3- Odebrecht, o próprio dono da maior empresa do país é tido pelos próprios parceiros, como arrogante e audacioso. Contam, em sigilo, o seguinte episodio, rigorosamente verdadeiro.

PS4- Conversando com um investigador da Policia Federal disse não em tom de pedido e sim de afirmação: "Quero assistir o próximo clássico Corinthians-São Paulo, no Estádio do Corinthians”.

PS5- O representante da Policia Federal (mais um membro do Ministério Publico), estarrecido respondeu: "O senhor está preso, não pode sair daqui a não ser com Habeas-Corpus".

PS6- Resposta do Odebrecht: "Fui eu que construí o Estádio, sou o maior acionista, posso assistir o jogo. É como se eu estivesse em casa". (Como diria o Millor, pano rápido).

PS7- O ex-primeiro Ministro da Itália, o maior corrupto do mundo Berlusconi foi condenado a três anos de prisão, pelo que roubou do povo italiano. Foi um "presentão". Os investigados da Lava-jato adorariam morar na Itália e receber "Punição" igual. A Itália tem máfia, mas não petróleo.
................................................................................................................. ..........................

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário