Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 6 de julho de 2015


CONSELHOS DE LULA E DILMA. FLIP- “GOMORRA”. O MINISTRO DA JUSTIÇA APRISIONADO.

HELIO FERNANDES
06.07.15

Desde a morte de Tancredo, há 30 anos, o país vive terrível e compreensível crise. Só que agora, de características nitidamente macunaimicas: todos são heróis sem nenhum caráter. E contraditoriamente vivemos em plena caminhada para 2018, sem que ninguém saiba o que acontecerá agora em 2015, ou então em 2016/17.

Existem muitas perguntas sem resposta ou então sem perguntas nem resposta, apenas a vontade que aconteça aos que se julgam oposição, ou os que acreditam ainda estarem no governo. O que mais de proclama, como se já fosse uma realidade: “Dilma terminará o mandato”?

E discutem nos bastidores: “Quem assumirá no lugar deixado, vago por Dona Dilma”? Como os caminhos e os roteiros são os mais incertos e variados, a divisão é total. Existe o grupo que aposta no impeachment, representado por um partido insignificante, que programa até campanha nacional pelo impeachment, como se isso fosse programa de governo.

Mas não se entendem, pode haver impeachment isolado ou atingindo também o vice, o que muda tudo. Outros apostam na cassação dos mandatos por causa das doações  “legitimas, registradas no TSE”. Mas que surgindo da corrupção, o registro é ilegal e criminoso.

Também pode atingir uma só verdadeira. Haja o que houver podemos voltar á exceção de 1930, de 1937, de 1954, de 1964. Ou seja: Tudo menos democracia, como em acontecido desde  1889. Com raras, precárias e assustadoras exceções.

Enquanto as carceragens do Paraná vão se enchendo com os personagens da Lava-jato, O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso fica aprisionado no próprio ministério. 

Gostaria de sair, mas sem necessidade de habeas-corpus. É injustiçado, o mesmo acontecendo com a Polícia Federal. Sofre pressão do governo e da oposição, não sabe o que fazer.

Dona Dilma e o próprio PT, cobram dele desavisadamente, “Não podiam deixar a Polícia Federal agir, investigar e prender com total liberdade”. O PT segue no mesmo ritmo, como se a Polícia federal fosse um feudo do Ministro. Hierarquicamente ligada ao Ministério da Justiça, mas sem ser serva, submissa e subserviente.

Políticos do PMDB, como Eduardo Cunha e Renan Calheiros, fazem campanha contra o Ministro, pedindo sua demissão. Mas são irresponsáveis. Se ele sair, o substituto pode ser pior. Os dois peraltas truculentos do PMDB, deviam agradecer a liberdade e a permanência no comando do Legislativo.

O que espanta e impressiona nessa investigação: a quantidade de indiciação, e o número enorme de prisões, é que são todos, sem exceção, realizados, com cargos, futuro, nenhuma preocupação, mesmo os que vivem de salários, começam pela casa dos 100 mil reais. Agora e na aposentadoria.

Os outros, Executivos altamente bem remunerados. Os donos de empresas que faturam BILHÕES. Então por que roubam, corrompem, são corrompidos? No final perdem tudo, não apenas o dinheiro, deixam de viver, nem sobrevivem. Um mistério para exame de filósofos e psiquiatras.

Comemoração fora de época.

Anteontem, 4 de julho, duas festas mito comemoradas, mas inteiramente fora da realidade. A primeira, nos EUA, que adotaram essa data de 1776, como a Independência Nacional. Acontece que nesse dia, foi lançado o Manifesto da Independência, que surgiu na Filadélfia, escrito por Thomaz Jefferson.

Foi considerado, até hoje, o que de melhor já se escreveu em língua inglesa. (incluindo naturamente Shakespeare). Mas era apenas declaração de Guerra á Inglaterra, que aceitou e mandou tropas. Depois de cinco anos, os ingleses se renderam em agosto de 1781, era a Independência daquelas 13 províncias sem nome. Dois anos depois, a Independência foi ratificada em Versalhes. Mas os americanos, ainda sem nome para o país, continuam comemorando no 4 de julho.

O outro 4 de julho fora de época, ocorreu na Bahia, e até hoje é comemorado em altíssimo astral. 7 de Setembro de 1822 foi “proclamada” a Independência do Brasil. A Bahia, que tinha Salvador como capital do Brasil, não considerou que aquilo era Independência de verdade. (Como este repórter, mas 110 anos depois, também não aceitaria).

Em 4 de julho de 1823, a Bahia expulsou os portugueses do Brasil, declarou a Independência com esse 4 de Julho muito mais exaltado do que o 7 de Setembro, O que comemoraram com entusiasmo anteontem.

Flip-“Gomorra”.

Apesar de continuar como atração nacional e internacional, foi sem dúvida das mais frágeis, A crise que atinge frequentadores desse tipo de espetáculo, a ausência de turistas e até o clima, choveu quase todos os dias.

Por questão de segurança, (No Caso não nacional), perdeu-se um grande personagem, Roberto Saviano, autor do fascinante “Gomorra”, ele tão atraente quanto o livro. Foi um dos que mais me impressionou no últimos manos. Como literatura, jornalista investigativo de alto nível, e o risco da própria vida para atingir objetivo de denunciar a máfia. (Grupo de Nápoles mas não regional).

Esteve infiltrado durante oito anos, não podia fugir de cumprir as obrigações, O próprio Saviano conta que tentava apenas “não participar de missões Juca motivação era o assassinato individual ou o extermínio em massa”.

Saviano não conta, mas até hoje me impressiona: como conseguiu "guardar" as informações que transformou num livro maravilhosos? Não podia tomar nota, seriam descobertas, deixa claro que todos desconfiavam de todos. E formariam volumes enormes de notas, sem lugar para guardar. Teve que recorrer á memória, sua grande aliada.

Saviano está permanentemente com oito ou mais seguranças, sua ida praticamente não existe e mais. Queria vir, marcou passagem, desistiu. Sua vida é um desencontro que não tem fim. A Flip teria sido muito mais atraente com a sua presença.

PS-Lula fingindo que está mais ameno e menos agressivo com a presidente. "A Dilma precisa encostar a cabeça no ombro do povo" Só não informou o local onde a presidente vai encontrar o povo.

PS2- Para fugir das consequências do aconselhamento, deve recomendar á presidente: "Na atual circunstancia, para procurar gente do povo, não esquecer que tenha por perto um bom hospital. Melhor do que proteção policial".

PS3- Obama só fala inglês. Dilma, mal fala português. Comportamento impecável entre ele, nenhuma possibilidade de hostilidade no diálogo verbal.

PS4- Pela primeira vez o Chile foi campeão da Copa América. Venceu a Argentina, que passou 120 minutos sem fazer gols, e dos cinco penaltis só marcou um. Mas estou mais interessado no estádio do que no jogo.

PS5- O belíssimo estádio merecia e precisava dessa exaltação e reabilitação. A partir de 1973, milhares de pessoas foram torturadas, assassinadas, desaparecidas. Aliás, com esse título "desaparecido" um belo filme de Costa-Gavras, contando a participação terrível dos americanos.

PS6- Uma notícia que dou com prazer. A presidente Bachelet foi a todos os jogos, e não no fundo de alguma cabine, mas vibrando com o povo. Na final vitoriosa, como o povo não deixava o Estádio, ela também ficou, sem nenhuma segurança especial.

*AMANHÃ PUBLICAREMOS RESPOSTA AOS INTERNAUTAS.
................................................................................................................. ..........................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

De João Roberto Buzato

Sr. Helio,


No mês passado, esclarecendo um leitor, o Senhor. escreveu sobre três grandes gênios militares da história; Alexandre, Júlio César e Napoleão.

O Sr. concorda com muitos comentaristas com a tese que nossos maiores estrategistas foram:

- Antonio Vicente Maciel, o Conselheiro-Guerra de Canudos;
- Luis Carlos Prestes-Coluna Prestes?

Atenciosamente

...
Jornalista,

Enorme satisfação falar com o ilustre jornalista.

Quando puder fale sobre seu exílio em Campo Grande – MT. Já li a respeito, que naquele Quartel do Regimento de Cavalaria, os oficiais dispensavam aos presos políticos um tratamento gentil e hospitaleiro. Isso é verdade?

Abraços e obrigado!
Otaviano de Magalhães – Campinas - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário