Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 30 de junho de 2015

CARLOS MARIGHELA BRILHANTE, JÁ ALERTAVA SOBRE A CRISE DE HOJE. DILMA NÃO FALA, NÃO ENXERGA E NÃO HOUVE, É UM ROBÔ SEM BATERIA. A CUT ESVAZIADA, JÁ ERA MESMO. E O LULA, ESPECULA-SE ESTEJA ENGENHANDO UM NOVO PARTIDO. QUER FILIAR JOVENS E APOSENTAR “MEDALHÕES MOFADOS”.        
ROBERTO MONTEIRO PINHO
30.06.15
Retomando minhas pesquisas, encontrei este trabalho teórico do revolucionário Carlos Marighela escrito em 1966 no qual analisa a conjuntura nacional a partir da estrutura de classes do Brasil mostrou o descontentamento da cúpula do PCB o que lhe custou à expulsão do Partido em 1967.
No texto ele ressaltou: (...) “O golpe de primeiro de abril sobreveio, e tornou-se vitorioso, sem que as forças antigolpistas, e entre elas os comunistas, pudessem esboçar qualquer resistência. A única resistência de massas organizada contra o golpe foi à greve geral, mesmo assim sem condições de prosseguir, em virtude do despreparo geral”.
A falta de resistência ao golpe prendeu-se, assim, ao nosso despreparo. Despreparo político e sobre tudo ideológico. Despreparo dos comunistas como de toda a área antigolpista – assinalou: E acrescentou: (...) “Quanto aos comunistas, à resistência tornou-se impossível porque nossa política — no essencial — vinha sendo feita sob a dependência da política do governo”. Quer dizer, sob a dependência da liderança da burguesia, ou melhor, do setor da burguesia que ocupava o poder.
Tal posição contribuiu para quebrar a autoridade e anular nossa força, uma e outra necessárias quando se trata de influir na frente única, levá-la à consolidação, paralisar as áreas vacilantes e exercer um nítido papel ideológico diante dos setores mais radicais da pequena burguesia. 
Quando a liderança do proletariado se subordina à liderança da burguesia ou com ela se identifica, a aplicação da linha revolucionária sofre inevitavelmente desvios para a esquerda e a direita. Pois, nesse caso, falta o lastro ideológico, único recurso capaz de impedir o desvio dos rumos da revolução.
As criticas de Marighela se ajustam ao quadro que se encontra o Partido dos Trabalhadores, que desde a sua primeira ascensão ao Poder através da eleição de Lula da Silva, “deu as mãos para a burguesia fascista”, representada na oportunidade, por José Sarney, Antonio Carlos Magalhães e outros da extrema direita.
Ele alertou seus companheiros para o que entendia acontecer eis que (...) tais resultados podem ocorrer em consequência da desastrosa política econômico-financeira do governo, das concordatas, do desemprego, da carestia, da submissão ao Fundo Monetário Internacional, da política antioperária, da política de entrega e submissão aos Estados Unidos e, paralelamente, do crescimento das lutas de massas.
Veio o junho de 2013, as consequentes manifestações de massa, a força do advento da mídia eletrônica e redes sociais, até agora, o desequilíbrio e o descompasso do terceiro Poder de Lula, mal representado por Dilma e seus apoiadores (leia-se banqueiros), e mal defendido por Lula, que ainda não encontrou o pomo do discurso adequado para unir o PT – ou melhor, reunir o PT, ora esfacelado, com suas múltiplas correntes.
Muita se especula em torno do futuro do PT. Sem Dilma, (uma ausente flagrante). Mercadante desolado, ineficiente e sem liderança, o que aliás nunca teve. Gente opaca, sem brilho, que se elegeu no calor da militância, que hoje está dividida, esfacelada e desacreditada. A CUT (braço direito do PT, está perdendo dezenas de sindicatos para as concorrentes sindicais). E Lula, já se especula, e muito, estaria formatando ao lado de figuras de proa do PT, um novo partido. Iria “rifar” medalhões “mofados”. Quer dar espaço aos jovens na política. Será?
O fim dessa estrada, sabemos onde vai dar. A direita extremista assiste passivamente e acalenta este estado débil, onde já aproximadamente 10 milhões de brasileiros estão fora do mercado de trabalho. E seus financiadores, se “lambuzam” com adocicados e extorsivos juros, e esperam soberbos que a terceirização os contemple de forma gradual e total. vai ser duro de ver isso!!!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário