Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 17 de junho de 2015


A VERGONHA DO DESPERDÍCIO EM BRASÍLIA. BLATTER CONFESSA: ESPERAVA O PRÊMIO NOBEL DA PAZ.

HELIO FERNANDES
17.06.15

Na historia do governo brasileiro, nenhum acumulou tantos problemas quanto o atual. Só quatro foram na reeleição: FHC (o inventor e pagador) Lula e Dona Dilma, que está atropelada, que não consegue escalonar a prioridade das desventuras. Mas ontem, numa reunião fora de pauta, identificou a mais grave: votação das "pedaladas" no TCU.

Dessas "pedaladas" decidiram se o TJC aprova ou recusa as contas do governo de 2014, ano passado. Depois de um intenso trabalho, as análises chegaram ao seguinte resultado: 3 a 3, duas mudanças de votos, um contra e outro a favor, o que não adiantou nada.

A grande incógnita é o último voto, da Ministra Ana Arraes. Mas quem votará não é Ana Arraes e sim a mãe de Renato Campos e sogra de Renato, viúva de Renato. E Dona Ana Arraes não é do Partido Socialista Nacional, e sim do Partido Socialista de Pernambuco. Importantíssimo, agora que é controlado pela atuantissima Dona Renata.

Poderes oficiais, fingem que estão tomando providencias para fazer economia. Louvável, necessário. Indispensável, ou como reclama o Ministro Levy: “É proibido gastar mais do que se recebe”, Podiam economizar de forma substancial, se cortassem as mordomias.

Não precisa muito esforço ou estudos de como fazer, basta comparar o que acontecia quando a capital era no Rio e o gasto astronômico a partir da mudança e da transformação daquele deserto inabitável, na mais extraordinária capital do mundo. E a Novacap, jamais investigada, o maior escândalo do Brasil.

Habitação: no Rio, naturalmente só o presidente da República, tinha residência oficial. Todo resto, presidente de Poderes, ministros, deputados, senadores, tinham casa no Rio ou moravam em hotéis, pagos por eles mesmos.

Em Brasília, afronta e vergonha. Os presidentes dos Poderes (incluindo o vice) têm residências quilométricas. Com tudo pago. Uma parte desses casos fica aberto, deputados ou senadores tomam café da manhã, estão sempre usufruindo. (que palavra).

Deputados e senadores têm direito a "habitação de graça". Então os que moram em casas ou apartamentos próprios, recebem mensalmente o equivalente ao que teriam que pagar de aluguel. (Continua).

Penalidade criminal.

Hoje, quarta feira será votada numa Comissão dita especial da Câmara, a redação de 18 anos para 16 anos e punição pelos crimes cometidos. A questão é altamente polêmica, não foi aprofundada nem suficientemente debatida. Alguns consideram que “reduzida a pena, tudo estará solucionado”.

O PT, corretamente, combatia a redução, analisando que perderia, resolveu apoiar o projeto do senador José Serra (com apoio do governador Alckmin) sensato e muito mais aceitável. A idade ficaria a mesma, só que os que praticassem crimes estando com 16 a 18 anos, ficariam mais tempo nas Casas de “ressocialização”.

O Ministro da Justiça, apoiando o projeto, discursou: “As penitenciarias brasileiras são escolas de crime”. Escola, Ministro? São Universidades, os que conseguiram sair, serão doutores-professores.

Eduardo Cunha.

Fez declaração estabanada, desequilibrada, desorientado, criticando duramente o PT. E utilizou, sem autorização, o nome do próprio partido; “Nós do PMDB estamos cansados de sermos insultados pelo PT”. Respondia pretensamente de forma coletiva á vaia pessoal que sofreu na convenção do PT.

Foi criticadissimo por grupos do MDB, isso poderia significar um rompimento, se o presidente da Câmara representasse alguma coisa fora dos bastidores escusos da política.

Mas pelo menos é preciso registrar: Cunha tem prestigio com comentaristas de rádio, jornal e principalmente televisão. Nenhum comentou o fato desairoso (sempre é) que atingiu o presidente da câmara.

Curioso este registro, o personagem passa outra perspectiva. É o político que mais processou jornalistas, embora não tenha condenado ninguém, É  um perdedor, apesar dos holofotes.

PS- Pela primeira vez na história desportiva do Brasil, o presidente da CBF não está presente em uma competição internacional oficial. No caso, Del Nero e Copa da América. Tem razões fartas para a ausência.

PS2- Estava na Suíça para votar em Blatter, seu amigo e vice presidente, Marin, foi preso, não demorou. Em completo sigilo, tomou as providencias, fugiu para o Brasil. Daqui não pode ser extraditado, o que pode acontecer no Chile.

PS3- Deu entrevista coletiva e depois na CPI camarada protegida pela “bancada da bola”, afirmou: “Não vou enunciar”. Podiam completar: “Não sairei do Brasil, amo muito o meu país”.

PS4- A imprensa da Suíça revelou ontem: “A Fifa e a Fundação Nob el, (que concede o Premio Nobel da Paz) tinham um relacionamento ótimo desde 2012, baseado na divulgação e utilização da palavra “Fair Play”. Esse relacionamento foi rompido ontem.

PS5- Blatter se disse “decepcionado" com a decisão da Fundação Nobel. Um dos sonhos alimentados pelo presidente da Fifa; no ultimo mandato, ganhar o prêmio Nobel da Paz. Agora tem apenas uma esperança: apesar de ter renunciado, ser eleito (novamente?) quando houver a próxima sucessão.

PS6- Em 2013 o Fluminense escapou do rebaixamento de forma "milagrosa" estranhei o fato. Fui  muito criticado, disseram que era contra o clube. 

PS7- Pois, agora, o então presidente da Portuguesa, (rebaixada em vez do Fluminense) dá entrevistas clara e elucidativas. E sem esconder nada, afirma: "A Unimed, grande patrocinadora do Fluminense, pagou pela permanência do clube na Séria A".
*Aos sábados serão publicadas matérias mais acessadas no blog.
.............................................................................................................................. ..............
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do 

Nenhum comentário:

Postar um comentário