Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 21 de maio de 2018


LULA: CONTINUA A COVARDE E PREMEDITADA PERSEGUIÇÃO JUDICIÁRIA

HELIO FERNANDES

Surpreendentemente, o ensaio geral começou no STF. Ha mais de 2 anos. Impediram que Lula fosse ministro da então presidentA Dilma. Desconfiaram que Lula pretendia foro privilegiado. E usaram o recurso inepto de não votar. Levaram meses, arquivaram o processo. Veio à conspiração parlamentar, o corrupto Temer usurpou o poder.

Denunciado pelo candidato derrotado, Aécio Neves, devia ter sido cassado pelo TSE. Mas durante quase 2 anos, foi salvo e protegido pelos presidentes do TSE, Toffoli e Gilmar Mendes. Este, de  forma vergonhosa, acintosa e criminosa.

Duas afirmações importantes, e rigorosamente verdadeiras.

Temer: "Houve um momento, em que me preparei para a renúncia".

PGR Janot: "È impressionante que Temer ainda permaneça no poder".

Não cassado judicialmente Temer, começou ostensivamente, a caçada política e consequentente eleitoral de Lula. A cada pesquisa em  que ele aparecia com mais votos do que todos os outros juntos, crescia a possibilidade de avanço de Lula ser eliminado da eleição de outubro. E este repórter, que não votou em Lula uma vez sequer, cumprindo sua obrigação cívica e jornalística, revelando e denunciando a conspiração judiciária.

Que se consumou vertiginosamente, com a primeira condenação facciosa e tenebrosa. A do Triplex. Sem o mínimo de provas, que não era necessário. Não havia julgamento, e sim o cumprimento de uma obrigação conspiração. A  abertura da caminhada a ser percorrida por 3 desembargadores do TRF-4.

Meses antes anunciei o que aconteceria. Lula receberia a indispensável segunda condenação. Por unanimidade. O que aconteceu, com os desembargadores se copiando uns aos outros. Eu tinha o informe que aumentariam à pena, mas sem confirmação, não quis publicar. Depois nos embargos, a parcialidade repetida. Sem constrangimento.

Agora, considerando Lula  pessoalmente liquidado, decidiram atingir o ex-presidente. Um juiz desconhecido de Campinas, atendendo   solicitação de um grupo sem maior representatividade suspendeu os direitos legais e legítimos de um ex-presidente. Todos os ex- (Sarney ha 28  anos, FHC ha 16), têm direito a carro com motorista, 4 seguranças, 2 funcionários.

PS- Na situação de Lula, tudo inútil e sem utilização. Maior inutilidade, só o comportamento do juiz de Campinas. Por puro exibicionismo, infringiu  a lei,  que está acima dele.

FERNANDINHO BEIRA MAR

Como é publico e notório, está preso ha mais de 15 anos. Condenado  a 390. Agora, o MP criminal, reexaminando o caso, constatou que no total da pena, faltou 1 ano. Oficiou ao juiz, pedindo "a correção da pena" O juiz concordou, oficiou á Vara de Execuções, comunicando que a pena de Beira Mar passou há 391 anos.

O Conselho de Justiça devia aplicar pena de advertência a todos. Pelo menos isso.

JOSÉ DIRCEU, PRESO AOS 22 ANOS
JOSÉ DIRCEU, PRESO AOS 72 ANOS

Terá que cumprir uma condenação de 30 anos. Mas ha 50 anos com  22 estávamos presos por ato heróico, combater a ditadura. Em 1969, um grupo com base jornalística e terrorista, praticou o ato audacioso  e de completo sucesso: o seqüestro do embaixador dos EUA. Tudo perfeito, exigiram  que rádios e televisões, divulgassem manifesto, condenando duramente a ditadura.

Os generais brasileiros não tiveram saída. Cumpriram tudo o que os americanos mandaram. Logo depois, negociações da troca de presos brasileiros pelo embaixador americano. Os americanos concordaram com tudo, os generais forneceram  o avião, (um Hercules 56)  não vetaram ninguém, nem o destino dos presos. Dirceu foi um  dos libertados.

Cometeu então o equivoco da vida, pelo qual está pagando até hoje. Estraçalhou seu futuro, amplamente promissor. Em vez de ir para os EUA, França, Inglaterra, conhecer o mundo, e se projetar nele, foi para Cuba, onde se formou e se aprofundou na inútil guerra de guerrilha. Ficou lá 10 anos, uma terrível perda de tempo.

Em 1979, os generais deram outro golpe. Fingindo uma generosidade que nunca tiveram (e agora denunciada oficialmente pela CIA), proclamaram  a "anistia". “Apregoaram: "estamos permitindo a volta ao Brasil de asilados  e exilados". Se esconderam  atrás dessa falsidade, para se transformarem  em heróis. E se salvarem, como aconteceu com todos eles, torturadores e assassinos.

Com 32 anos, Dirceu  chegou ao Brasil, perplexo e desorientado. Os próximos 10 anos foram de total "enlouquecimento". Aí, com 42 anos que pareciam de recuperação e consolidação. Se aproximou de Lula, foi um dos organizadores do PT. Dirigiu todas as campanhas frustradas de Lula, 1989, 94, 98. Mas continuou firme, garantindo a vitoria de 2002.

Com a posse de Lula, ministro Chefe da Casa Civil, era o homem mais poderoso do país. Infelizmente sucumbiu ao mensalão, travou um duelo verbal homérico e histórico com Roberto Jefferson, que deu entrevista irrefutável e sensacional á jornalista Renata Lo Prete. Os dois foram cassados e condenados a 10 anos de prisão. Dirceu também não resistiu á Lava-Jato, o juiz Moro dobrou a pena para 20 anos.

Os subservientes desembargadores do TRF-4, agindo sempre em conluio, consideraram que 20 anos era pouco, sempre por unanimidade, aumentaram a pena para 30 anos. Agora, preso, tem mais 2 recursos, para o STJ  e STF. Tudo pode acontecer. Levando  em consideração que Dirceu recusou todas as propostas  de delação. Se tivesse feito, no mínimo já estaria em casa. Quem sabe os ministros examinem os recursos por esse angulo?

PS- Para que não haja duvida sobre a minha isenção. Não tenho o menor relacionamento com Dirceu.

PS2- Em toda a vida, falei com ele duas vezes.  A primeira, telefonema dele, durou 1 minuto.

PS3- A  segunda homenagem á grande figura do cardeal Rossi, combatíamos o mesmo combate. Dirceu me viu, cumprimentou, falou, "você está ótimo".

PS4- Detesto delator e  delação.

A MAIOR INCOGNITA DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DA REPÚBLICA

Impossível qualquer comentário não arriscado e improvável para a eleição de outubro. Como analisar um quadro eleitoral que tem a participação de Temer e Meirelles e a ausência de Lula? Por enquanto, qualquer análise sairá da fusão desses fatos, presença e ausência. 

No momento, ascensão em números, apenas de Ciro e Marina, para o segundo turno.
Outra disputa acirrada de Alckmin e Bolsonaro, pelo terceiro turno, mas eles não estão sozinhos.

Diante de tanta incerteza, a segunda frustração conseqüente de FHC. Conforme informei na época, ele e Aécio tinham um acordo. Eleito presidente, Aécio nomearia FHC embaixador na ONU.FHC estava com 83 anos, o  que não invalidaria a nomeação.

Agora com 87, FHC esperava fechar o mesmo acordo com o ex-governador de SP.

A idade continua não sendo empecilho e sim  a fragilidade eleitoral do parceiro.
PS- Em 2022, o próprio FHC deverá reconhecer que com 91 anos, é exagero.

A REVIRAVOLTA DA MONARQUIA INGLESA

Trocou a tradição pela realidade verdadeira  e a popularidade. E o mundo  reagiu com alegria, satisfação, vibração, aplauso. Segundo dados oficiais, 750 milhões de pessoas acompanharam o casamento. Como o planeta  está chegando  a 7 bilhões e 200 milhões de habitantes, significa que 12% da população do mundo assistiu o casamento. Foi a  sensação e a atração do sábado.

A Inglaterra inteira se curvou á decisão de fazer todas as concessões, nenhuma intransigência negativa. Para mm, que acompanhei tudo, dois pontos precisam ser ressalvados, os dois em Windsor. Primeiro, a indescritível beleza da igreja, onde já se realizaram 15 casamentos Reais. Acredito  que nenhum igual  ao de sábado,  com  a emoção e o  sentido de renovação.

Depois, 40 minutos nas ruas, povo  e nobreza confraternizando lindamente. Mais tarde, só o almoço.

PS- Não haverá "lua de mel" agora. Marcada uma festa familiar, não podem faltar. Precisam esperar 30  dias.


4 comentários:

  1. Helio Fernandes, dissestes:"Como o planeta está chegando a 7 bilhões e 200 milhões de habitantes, significa que 12% da população do mundo assistiu o casamento."
    PS. Segundo um dos 10 mandamentos esculpidos nas Pedras Guias da Georgia(Estado norte-americano), essa futura assistencia sera reduzida para 500 milhoes de pessoas e adivinhe o que farão com o considerado "resto"?

    ResponderExcluir
  2. Adendos, em: http://portugalmundial.com/as-lugubres-pedras-guias-da-georgia-eua/

    ResponderExcluir
  3. Outros "dendos",em: https://www.google.com.br/search?q=trens,+caixoes+fema&safe=active&prmd=vin&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiD0a6C15bbAhXDIpAKHQU2DUEQ_AUIEigC&biw=600&bih=960

    ResponderExcluir
  4. Não existem provas? Ora, meu senhor, com todo respeito. Na sua idade e com seu curriculum jornalistico é triste sua posição alienada.
    Com todo respeito
    Mauro Moraes

    ResponderExcluir