Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 18 de abril de 2018


ELEGÍVEL OU INELEGÍVEL LULA COMANDA O ESPETÁCULO

HELIO FERNANDES

Isso é irrefutável, mais do que visível. Preso ou em liberdade, é o grande ponto de referencia. As mais diversas pesquisas, obrigatoriamente têm que se submeter á realidade da sua existência política, e conseqüentemente eleitoral. Não ha julgamento e sim preferência popular, que influi e influência uma parte enorme da justiça.

Tanto é verdade, que  o ex-presidente é sempre derrotado por 6 a 5, quando a decisão cabe ao STF,o  mais alto tribunal do país. A divisão é total, o que se reflete nos juizados de primeira instancia. E se confirma em colegiados comprometidos, como o TRF4, de Porto Alegre. Venho "adivinhando" ha meses o que eles decidirão. E decidem sempre por unanimidade  antecipada e comprometida.

E esses membros do judiciário se repetem de tal maneira, que me permite continuar "adivinhando". Uso aspas, por generosidade imerecida com esses magistrados. Muitas vezes abandono as aspas, recorro á realidade: Lula está sendo vitima de conspiração judiciária.

A força eleitoral de Lula é tão grande, que as próprias pesquisas reconhecem: quem for indicado por Lula, derrotará qualquer adversário. Constatação: o ex-presidente pode  apoiar abertamente um vencedor, só não pode ser ele, novamente o ocupante do Planalto.

Se os que pretendem ou pretendiam concorrer com ele em outubro, não referendassem e reconhecessem a massa de votos, que ele carrega e representa, não haveria toda essa conspiração, que não consegue se esconder nos bastidores.

Sem paixão ou ódio, sem preferência ou contestação, a realidade indestrutível: o Brasil está completamente dividido. Mas nessa divisão, os próprios entrevistados reconhecem  que Lula está sendo injustiçado. 40 por cento dos entrevistados disseram isso  e a Datafolha publicou.

PS- No meio de uma crise colossal, com o país desgovernado por um corrupto usurpador, têm medo de quem tem penetração popular.

PS2- Não pensam nem no futuro ou nas conseqüências, perdão, inconseqüências. Preso ou em liberdade, Lula continuará com uma liderança incontestável.

PS3- Por que não acontece nada a Michel Temer? Propineiro ha 20 anos, só pode ser preso a partir de janeiro de 2019.

A  RECUPERAÇÂO DO PETRÓLEO

Ha 10 anos, o preço do barril em Londres valia 180  dólares. No mercado comum, 160. Maravilha para os produtores, mas não era ainda o tempo  do Brasil, principalmente  a Era do pré - sal. Pegamos 4 anos do barril  perto dos 100 dólares, mas ninguém conseguiu paralisar a descida. Tentaram vários acordos, nada deu certo.

Em junho de 2016, chegou ao menor preço: exatos 39 dólares o comum, 42 o brent. Ficou alguns meses periclitando, não saia do lugar, prejuízos incalculáveis. Apenas um exemplo: para extrair o pré - sal  da sua implacável profundidade, o custo  ficava entre 40 e 50 dólares.Naturalmente, o equivalente.

A partir de 2017, o setor se entusiasmou, começou a alta. Agora o comum está a  68 dólares, o brent a 72. Especialistas e gente do mercado petrolífero, falam que entre 2025 e 2028, estará batendo bem perto dos 200 dólares. Para a Petrobras, recuperação total.

PS-  Estados e municípios que recebem royalties, passarão a receber entre 3 e 4 vezes, o de hoje.

PS2- Mas só a partir de 2025 ou por aí. Vai melhorando gradativamente.

AÉCIO NEVES RÉU NO STF

Já se sabia que a situação do ex-presidente do PSDB denunciado no STF por corrupção e obstrução da Justiça, era insustentável.  Sua denuncia caiu na Primeira Turma, que dificilmente decide a favor. Dois votos certos contra Aécio, o relator Marco Aurélio e Rosa Weber eram conhecidos. 2 em 5. Só que ele foi triturado por  5 a 0. Unanimidade.

Três  fatos que precisam ser examinados e comentados.

1- A partir de determinado momento de sua vida, Aécio degringolou, desarvorou, desmoronou. Aos 25 anos, quando Tancredo foi eleito presidente da Republica, todos apostavam no futuro do neto.

2- Lutar para ser candidato a presidente da Republica, e ser derrubado pela delação de um bandido criminoso como Joesley Batista, é terrível.

3- A divisão  do STF, se reflete no comportamento das Turmas. Se fosse julgado pela Segunda Turma, Aécio por 3 a 2, não seria réu.

VENEZUELA, CAPITAL INFLAÇÃO

A capital geográfica sempre foi Caracas. Agora com a inflação do país chegando a mil por cento, o governador, com apoio dos partidos e do Congresso, resolveu salvar a cidade e a população. E lançou moeda diferente que circula exclusivamente em Caracas. Povo  e empresários entusiasmados.

Foi feito uma engenharia econômica e financeira, entre os  que recebiam e pagavam na moeda nacional, e os que dirigirão suas vidas com base na moeda regional. 

Um comentário:

  1. Prezado jornalista Hélio Fernandes, admiro sua forma e a coragem, me intriga sua defesa parcial ou total de Lula. Foi lulista e petista durante minha juventude, corri da Polícia nos comícios de Wladimir Palmeira na Cinelândia, fiquei decepcionado e me senti traído já no primeiro mandato de Lula, quando não cumpriu as promessas de auditoria na dívida externa e da privatização, todas as promessas foram parar no lixo, me senti um idiota quando do mensalão.
    O PT e Lula erraram muito, se afastando da filosofia que defenderam por mais de vinte anos, se associaram a escória do PMDB e a tudo que existe de podre na política para governar este País, ao tempo que se corrompiam deixaram que outros continuassem a roubar desde que pudessem colocar em prática seus planos de governar o País por vinte anos, ou mais.
    Lula sabia de tudo e permitiu que acontecesse, assim como é claro que a direita se uniu e o expulsou do poder dando um golpe, apesar de tudo o senhor o defende porquê? Gostaria de entender, pois é claro que eu posso estar enganado e o senhor também.
    Lula elevou os sindicatos a gestores de fundos de pensão e da própria Petrobras, um desastre, um absurdo impensável, quase faliram tudo, misturaram incompetência com corrupção e subserviência a gestão sindicalista acabou com a Petrobras, com a Petros e com todos os fundos de pensão das estatais, os rombos milionários hoje na mídia, foram causados por gestores indicados pelo presidente a pedido das centrais sindicais.
    Lula elevou o sindicalismo aos céus e o enterrou junto com sua trajetória, os trabalhadores tem pavor dos sindicatos, levaremos décadas para recuperar a credibilidade dessas instituições, para chegarmos onde estávamos antes de Lula presidente.
    Mesmo sabendo que há uma conspiração de direita para enterrar Lula e a esquerda, é certo que a esquerda se perdeu e que não existe um único líder que possa fazer frente a essa bandalheira da direita, usurpadora e corrupta, avida por lucro e sem sensibilidade social. Assim como não há um líder de direita que mereça credibilidade para que os traídos e oprimidos possam ter esperança de um Brasil melhor e sem corrupção.
    Reforma política, tributaria, judiciaria, já, acabar com o foro privilegiado em todos os níveis e prender os criminosos em primeira instancia, precisamos para de pisotear, roubar e espoliar, o povo brasileiro, que paga quase 40% de impostos sem direito a nada. O judiciário protege o Legislativo e este ao judiciário nós pagamos a conta.
    Precisamos de um líder, nacionalista e honesto. O povo brasileiro precisa passar de espectador a ator nesse drama/comédia os políticos devem responder por seus atos criminosos, política não é profissão, políticos devem se aposentar por conta da profissão que exercem, reeleição?? de jeito algum, proibir em todos os níveis, políticos precisam trabalhar, acabar definitivamente com o foro e com os demais privilégios ou jamais teremos um pais justo e desenvolvido, seremos sempre um pais de castas, mesmo não sendo a Índia.
    Agradeço sua atenção e resposta, espero que o senhor olhe os rombos e os roubos praticados nos fundos de pensões de todas as estatais, em particular a Petros, muitos aposentados estão doentes e não tem sequer como pagar um déficit criado por Pedro Parente e seu indicado Walter Mendes presidente da Petros. Estão extorquindo até quarenta por cento dos aposentados em um plano de equacionamento que engloba dívida da Petrobras, plano jamais auditado e aprovado por seus conselhos, mas com a complacência da PREVIC, SEST, Petrobras e o Governo Federal.
    Atenciosamente, Angelo Cataldo

    ResponderExcluir