Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 4 de abril de 2018

II - EXCLUSIVO - STF
PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA


A GRANDE PREOCUPAÇÃO: O JULGAMENTO TERMINARÁ HOJE?

HELIO FERNANDES

Desde cedo, Carmen Lucia  desenvolveu grande esforço, para que a decisão seja conhecida hoje mesmo. Depende dos próprios ministros. E logicamente do fato do STF ser a única Suprema Corte  do mundo, com sessões televisadas. Diante disso, não houve acordo. Só depois de 2 ou 3 ministros terem votado, se saberá a que horas terminará.

Mas é possível fazer um calculo teórico, com base na volúpia da palavra, exibida no passado pelos ministros. Considerei meia hora para cada ministro, isso é o mínimo. Com 11 ministros, gastariam (a palavra e  essa) 5 horas e meia, portanto já estaríamos ás 7 e meia da noite. Sem contar  as interrupções para os saborosos lanches. 

Temos que acrescentar o tempo da PGR e da defesa. A PGR com todo o entusiasmo tentará mostrar aos ministros, que derrubar o HC é a solução. Ninguém prestará atenção.

Idem, idem para a defesa. Ainda não decidiram se falará sozinho o brilhante doutor Batochio. Ou se dividirá o tempo com Sepúlveda Pertence,  que já presidiu o STF. Admirados e respeitados, mas não mudarão um voto. Todos já sabem  como votarão

Na verdade, o importante não é o julgamento, decidido, e sim as conseqüências, imprevisíveis. Ontem, manifestações em quase todos os estados, visível preponderância do entusiasmo contra o ex-presidente. A favor de Lula, 2 ou 3 estados, sem grande importância. Surpresa total.

Em frente ao STF, o que se esperava: dois grupos, a favor ou contra o ex-presidente. Mas distantes, a segurança é muito grande. Faltando pouco tempo para abrir a sessão, tranqüilidade total.

PS- Expectativa pelo inicio dos trabalhos que deve começar ás 14 horas, exatas.

PS2- Imediatamente será dada a palavra ao relator, ministro Fachin.

PS3-  Angustia e ansiedade pela duração do seu voto. Quanto ao conteúdo, nenhuma duvida.

PS4- Acompanharei a sessão, como habitualmente. Comentarei o resultado, que já antecipei qual será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário