Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 10 de abril de 2018


No dia da DESINCOMPATIBILIZAÇÃO, Lula ficou aparentemente INCOMPATIBILIZADO

HELIO FERNANDES

A confusão é geral. (Machado de Assis). Começando pelo próprio PT, dividido em vários grupos, rigorosamente desarmonizados. A legenda foi sempre intransigentemente lulista, não faltou ou falhou no apoio a ele, por mais remotamente que fosse. E motivos não faltaram.

Desde 1989, quando se realizou a primeira eleição direta, depois dos terríveis 21 anos dos generais torturadores, o PT disputou todas as eleições presidenciais. As 3 primeiras (1989, 94, 98) com Lula, três derrotas seguidas. Política e eleitoralmente, motivos de sobra para mudar de candidato.

Mas alem da legenda não ter se renovado, a paixão por Lula era invencível e indivisível. Qualquer legenda dificilmente insistiria com o mesmo candidato. Mas o PT nem hesitou, eis Luiz Inácio Lula da Silva, candidato pela quarta vez e vencedor pela primeira, em 2002.

Ninguém, correligionários ou adversários, tinha a menor duvida sobre a reeleição de 2006. Estava no poder, e a analise era quase unânime: fizera um grande governo, inesquecível. Terminou o mandato com 81% de aprovação, inédito. Sua liderança era de tal ordem, alimentava uma arrogância ou idolatria por si mesmo, que tratou da própria  sucessão sem consultar, uma só pessoa dentro do partido.

Estarrecimento e espanto total quando indicou seu sucessor. Dona Dilma não estava na cogitação de ninguém, ela não era nem fundadora ou militante, apenas uma forasteira, que servia á ambição do próprio Lula, de voltar em  2014. Mas ela não deixou, apesar do partido se unir num movimento, que não por acaso, se intitulava, "Volta, Lula".

Cumprindo a condição eleitoral de "poste", dona Dilma ficou irremovível, utilizou o poder pra garantir a indicação para a reeleição de 2014. Com apoio de Lula, sem ele não se elegeria. Essa visível destruição, ele não queria assumir.

Mas o que aconteceu a partir de 2014, com ela ou  sem ela, com a conspiração parlamentar do vice corrupto e usurpador e ainda por cima incompetente, redundou em tudo o que está aí. E que não se tem a menor ideia de como terminará. 

PS- Duas realidades, por enquanto rigorosamente verdadeiras, não podem ser negadas.

PS2- Lula está preso, não se sabe até quando.

PS3- O PT se dividiu em vários  grupos. O menor e mais frágil, o que considera que devem esperar, até que decidam se Lula está inelegível.

PS4- Pela primeira vez, o grande líder, lamentavelmente, sente o quase abandono da legenda.

AMANHÂ, QUARTA, LULA PODE SER SOLTO

O ex-presidente perdeu por um placar inexpressivo e nada conclusivo (6 a 5), com votos de retaliação e não de convicção. Mas era um HC particular, não firma jurisprudência.

Na pauta de amanhã, está o julgamento de uma liminar, para que ninguém seja preso por condenação em segunda instancia, até que o STF decida definitivamente a questão.

O problema é a indecisão, a incoerência e a contradição do próprio STF. Está na pauta, faltam 24 horas, mas ninguém pode garantir que haverá julgamento. Se houver, e a  liminar for concedida, Lula será libertado imediatamente.

PS- Até que o STF anule sua própria determinação.

PS2- O que não será surpreendente, na maior e mais alta Corte do país, que totalmente dividida, só resolve  pelo placar de 6 a 5.

PS3- Que República!

O ROTEIRO DOS DEPUTADOS SEM CONVICÇÕES

O PT perdeu 12 deputados, mas ainda é o mais numeroso da Câmara. Embora a dúvida seja geral: ele não manterá essa vantagem.

Mas os critérios e as credenciais são os mais precários. Exemplo: o PP, que teve o maior número de acusados, no mensalão e na Lava- Jato, avançou na "conquista" de deputados. Ultrapassou o MDB e o PSDB, é agora a segunda maior bancada da Câmara.

Quem cresceu de verdade foi o DEM, de Rodrigo Maia. Tinha 21 deputados, tem agora 44. O que é  significativo, por causa  dos projetos dele para outubro.

PS- O PSL, que em 2014 elegeu 1 deputado e ninguém sabe o que é, passou para 7.

PS2- Só porque filiou Bolsonaro, que todos sabem o que é.

Frei Betto

De todos que falaram ou escreveram sobre a prisão do ex-presidente, ninguém chegou perto do Frei Betto. Em matéria de  sensibilidade, solidariedade, amizade, que demonstração.

Muito bem escrito, como sempre. E um titulo emocionante: "Minha segunda despedida do Lula"


2 comentários:

  1. Lula, chamado aqui de"grande líder"e não citado nenhuma palavra a seus crimes cometidos contra a nação. Além de, no ultimo "discurso testamento" ter pregado a revolução, invasão de terras e imóveis particulares...

    O "grande líder"nada falou dos desempregados (massa de manobra para suas intenções), nem de extinção do foro privilegiado (para não ter os seus na cadeia).

    Ora, convenhamos...

    ResponderExcluir
  2. Reprofuzo aqui palavras de Frei Beto: "O PT deveria ter construído um Estado dentro do Estado e falhou nessa tarefa, se distanciou dos movimentos sociais e fez alianças com tradicionais partidos de aluguel, corruptos, eleitoreiros, quando deveria ter valorizado mais os movimentos sociais."

    Ele, não consegue enchergar que, ao cometer esses procedimentos, o PT se associou e participou de crimes. Fala como se o PT fosse uma vestal corrompida por terceiros. Assuma, diga que foram sim crimes cometidos tanto pelo PT como o Sr Lula (que assinava medidas provisórias em troca de propina para seu filho).

    Senhores, convenhamos...

    ResponderExcluir