Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 21 de maio de 2015


FACHIN FICARÁ NO STF ATÉ 2032. A IMPORTÂNCIA DO CLUBE MILITAR NO “PETROLEO É NOSSO”.

HELIO FERNANDES
21.05.15

Hoje politicamente, ninguém tem tanta obsessão pelo impeachment da presidente Dilma, quanto FDHC. Excluindo juristas, alguns sendo consultados mas não contratados. Motivo: o contrato só é assinado e pago, se o parecer for exatamente o que interessa ao contratante.

FHC poderia ter o impeachment pedido á Câmara, não garanto que teria sido aprovado e ele, julgado pelo senado, presidido pelo presidente do Supremo. Mas alem da aprovação de que seu governo foi “um retrocesso de 80 anos em 8”, sobrariam outras gravíssimas justificativas.

Pelo menos quatro acusações poderiam (ou deveriam) ser alinhadas contra o então presidente. E nenhuma delas prescreveu, importantíssimo.

1 - Criou a criminosa Comissão de Desestabilização. DOOU partes importantes do patrimônio nacional. Em troca recebeu “moedas podres”, como denunciei incessantemente enquanto ele estava no Poder. Impossível calcular o prejuízo para o país.

2 – Tentou trocar o nome da própria Petrobras, que passaria a se chamar PetrobraX, esse X seria um chamariz, uma espécie de senha para DOA-LA a multinacionais. Diante da reação contraria. Como é de seu estilo e ação, recuou, abandonou a ideia.

3 – Elevou os juros a colossais a 44 por cento, jogando a divida lá para o alto, com essa remuneração estratosférica. É impossível saber quanto o país se endividou e quanto perdeu. Basta uma operação aritmética. Quem comprou digamos 1 milhão da dívida, e dois anos já teria o dobro. Como esquecer ou inocentar um personagem como esse?

A divida impagável de hoje, cresceu e se transformou num total insuportável, começou a atingir limites incalculáveis com FHC.

4 – finalmente, pela primeira vez na História da República, um presidente foi reeleito. Comprou a permanência no Poder por mais quatro anos. E pagou á vista. De onde surgiu tanto dinheiro para compartilhar o voto de 513 deputados e 81 senadores?

Sem falar que é o responsável pelo segundo mandato de Dona Dilma, mandato que ele agora quer encurtar. A falta de alternância no poder se deve a ele. Sem contar que a reeleição dificilmente acabará.

Embaixadores.

Desde que foi criada a diplomacia oficial, (1940, Instituto Rio Branco) pela primeira vez um embaixador de carreira é vetado. E o atingido, Guilherme Patriota, intocável, filho de embaixador, irmão do também embaixador Antonio Patriota, penúltimo chanceler.

O cargo também importante, representante na OEA.

O que fazer? Não havia o menor rumor, o resultado da votação de 38 a 37, surpreendente. Ele terá que ser indicado para outro posto, examinado pelo Senado, será vetado? Complicação, confusão, hostilidade visível.

Fora do Itamaraty, alguns casos. Antes do Estado Novo, Vargas convidou o grande poeta popular Olegário Mariano para embaixador em Portugal. No senado 23 a 22. Foi ao Catete disse ao presidente: “Fui derrotado não vou mais para Portugal”. Pragmático, Vargas respondeu: “Você foi aprovado, a Constituição não estabelece a diferença da votação”. Foi, ótimo trabalho.

Em 1962 Jango mandou o nome do Presidente da importante Votorantim Hermínio de Moraes para embaixador em Bonn, (Berlin ainda não voltara a ser capital da Alemanha) e. Vetado, não se revoltou, afirmou; “Em outubro volto senador por Pernambuco”. Voltou, convivência amigável e cordial com muitos senadores que vetaram seu nome.

O último, José Aparecido, respeitadíssimo, com 31 anos poderoso secretario particular do presidente Janio. Itamar mandou seu nome para Embaixador em Portugal. Na Comissão de Relações Exteriores, festa, aprovação por unanimidade. No plenário vitória por um voto, 26 a 25.

Explicam sempre, é um “recado” ao presidente. Pode ser. Mas como conseguem controlar essa diferença de UM VOTO?

Resposta.

Orlando Frida, Paulo Alberto Romualdo, (desculpe se entendi errado), Aldo Travassos, Nelson Carioca, Arlete Sormane e outros, querem saber a razão de generais importantes, (citados por mim ontem) disputarem a presidência do Clube Militar.

As razões eram várias. O clube militar muito importante, sempre uma fortaleza de defesa do grande interesse nacional. Hermes da Fonseca, ex-presidente da Republica, (1910 a 1914, derrotando Rui Barbosa) presidiu o Clube Militar. Na campanha do "petróleo é nosso", antes de 1950, os maiores debates se travaram no Clube, e se não fosse o apoio dos militares nacionalistas, a campanha não teria sido vitoriosa.

Os americanos atrasaram por muito tempo a criação da Petrobras, com aquela famosa frase que inventaram e divulgaram intensamente: "Não ha petróleo no Brasil".

Monteiro.Lobato foi o maior combativo e responsável pela preservação das nossas riquezas. E mais tarde acabou asilado por anos fazendo um mapa do Brasil e suas fronteiras, e a legenda: "Deus quando criou o mundo estabeleceu que todos esses países teriam petróleo menos o Brasil".

Uma das razões de generais de prestígio e importância se candidatarem a presidente do Clube Militar, é que o cargo era privativo de Generais da ativa. Então um grupo lançava general, enfrentado por outro também destacado.
Isso durou até1960. A partir dai e até hoje, o presidente do Clube passou a ser obrigatoriamente um general da reserva. Não perdeu a importância, mas a competição não foi mais tão empolgante.

A ultima disputa foi mesmo a de Estilac Leal contra Cordeiro de Frias, com recorde de votantes.

PS-O Supremo dará posse ao novo ministro com a mais completa solenidade. Qual  Fachin estará votando, com a mais absoluta incerteza? O Fachin que pode ser jurista e academico, mas não se enquadra de forma alguma na “ilibada reputação”?.

PS2- Podem esperar: em todos os votos Fachin, muitas "datas venias" para ele mesmo. Pois não se sabe, nem dá para "adivinhar", se que estará votando será o Fachin da militância ou convivência do PT ou o Fachin do lugar comum, "faça o que eu faço, mas não o que eu digo". Pois já disse e desdisse sem constrangimento.

PS3- Dizem que Fachin chorou ao saber da aprovação. Já falei varias vezes que sou a favor de homem chorar. Mas devia ter chorado quando foi vetado por Lula e depois pela própria Dilma.

PS4- Fachin parece uma nova versão do também ministro Dias Toffoli. Que vai chorar de inundar o plenário (se a Lava-jato, como se espera, for enquadrada, indiciada e condenada).


PS5- Como tem 57 anos, Fachin ficará no Supremo até 2032. Pelo rodízio, será presidente em 2027/28. Seguindo a ordem de entrada em cena, sem qualquer restrição as destino de sete pessoas que chegaram antes.
 ..............................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário