Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 26 de maio de 2015

DILMA, LEVY E OS MOVIMENTOS.

FERNANDO CAMARA
26.05.15

Depois da ausência de Levy no anúncio dos cortes e da estocada que a presidente deu em seu ministro ao dizer que não aumentaria os juros para os produtores rurais, é chegada a hora de a presidente Dilma Rousseff fazer algum gesto de prestígio ao ministro da Fazenda, sob pena de comprometer ainda mais o ajuste fiscal no Congresso.

A presidente deixou o ajuste inferior ao que tinha pedido ao ministro e, a julgar pelo que está posto nos jornais, fez isso por birra. Para mostrar quem manda. O troco do ministro foi não comparecer ao anúncio do ajuste que tinha sido idealizado por ele. Erraram os dois. Agora, o risco é o ajuste fiscal, que já está em dificuldades no Senado, ter seus obstáculos ampliados.

Os congressistas começam a semana analisando os cortes, o ajuste, no Senado. Na Câmara entra em cena a reforma política que passa a ser discutida no plenário. Mas, vamos por partes.

Essa semana, Michel Temer tem reunião com Dilma para falar sobre o ajuste e o comportamento do PT. Dirá que não poderá cobrar lealdade dos seus se ela não segurar os dela. Afinal, o PT não parece, mas é o Partido do Governo. Como o PT irá sobreviver se não apoiar o Governo? Tem eleição no ano que vem, 2016. O PT ficou sem o Governo, sem o Lula e sem o povo.

É senso comum na política que se está ruim ser governo seria pior não ser. O problema é que o PT considera que os problemas econômicos cessaram, mas a equipe econômica não pensa assim. Enquanto o PT não se convencer de que a retração da economia está forte e que o Brasil teve o pior primeiro trimestre desde 2009, a queda de braço continuará.

Voltando ao título da análise desta semana, cabe à presidente Dilma agora fazer algum gesto de prestígio ao seu ministro da Fazenda e não seguir a cartilha citada pelo senador Lindbergh Farias, do PT do Rio.

Lindbergh adotou essa postura porque luta pela própria sobrevivência agora ou em 2018 e também por uma candidatura a prefeito. O cenário atual indica que ele não terá votos para se reeleger senador, portanto, luta agora por espaço, seja dentro ou fora do PT. Não é o caso nem de Dilma nem de seu governo. Dilma vai se preparar para tentar se reaproximar do partido no Congresso de junho em Salvador. Daí, a tentativa de lançar um pacote de concessões no setor de infraestrutura e suavizar o discurso com o aumento de impostos para os bancos.

Esta semana, a prioridade de Dilma são as Medidas Provisórias. As medidas, entretanto, não avançarão, aguardando as nomeações negociadas por Temer. No Senado, a vitória de Fachin é atribuída mais a ele do que ao governo. Fachin venceu a Dilma, Guilherme Patriota, indicado para o OEA, perdeu...Dilma pediu, implorou...

Mas o racha no PSDB e no PMDB foram decisivos, somado aos milhões que os patrocinadores de Fachin gastaram para informar aos senadores e à mídia. Dizem que o jornalista especialista em caos faturou R$ 1 milhão. O caso de amor de Mônica Veloso será como relator o mais novo ministro do STF, assim como os Planos Econômicos.

POR FALAR EM STF

A Lava Jato segue firme. Os políticos ganharam alguns dias, porque Teori Zavascki retornou a delação premiada de Ricardo Pessoa para o Ministério Público, pedindo mais detalhes. Enquanto Pessoa não fala, a imprensa apura e a PF investiga. Jornalistas acharam o marchand que vendeu vários quadros que estavam na casa do Renato Duque, sem surpresa, souberam que o desembolso não foi realizado pelo ex-diretor e que há remessas de Euros italianos...

SEM LUZ OU INFRAESTRUTURA

Leilão para fornecimento de energia termoelétrica, marcado para o dia 29 de junho, permanece sem ofertas, o motivo talvez seja porque na prática a Petrobrás exerce o monopólio político e comercial do fornecimento de gás, como maior preço praticado no Mundo. Além disso, está difícil encontrar interessados em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias no Brasil.

CHINA:50 BILHÕES DE DÓLARES

As dificuldades de encontrar ocidentais deixa a China como dona do pedaço. Chineses valentes investem pesado e compram quase tudo... Salvaram Dilma? Veremos, Até aqui, percebe-se apenas que Mercadante ficou sem o brinde!

POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO - FALIDA

Ciclista assassinado, declaração do governador insinuando pôr a culpa na Justiça, Desembargador presidente dá declaração desmoralizando o governador. Clima ruim na cidade-sede das Olimpíadas de 2016. Ouvi nesta semana de uma alta patente da PM do Rio que estavam comemorando aniversário de um ano sem pagar as contas de energia elétrica, gás, rancho da tropa, combustíveis, mas o pagamento do aluguel dos veículos da empresa Júlio Simões está em dia. Na UPP da Rocinha a verba de manutenção não dá para comprar o papel higiênico.

E QUEM ESTÁ FELIZ?

Comentamos aqui sobre o sucesso da Política de Ajuste Fiscal do Levy, e da felicidade dos bancos... Mas o Governo entendeu e aumentou a Contribuição sobre o Lucro Líquido dos Bancos para 20%. Trabuco ficou fulo!

Governo faz pressão no relator Picciani, para ele ficar com o ônus da reoneração da Folha de Pagamento. Ele não parece disposto. Porém o PMDB do Rio aguarda a nomeação dos cargos para a área portuária no estado e, assim, poder ficar com o governo para o que der e vier, até a próxima crise.

REFORMA?

Está prevista a votação da Reforma Política para esta semana, que não passa de uma reforma no sistema de votação ou da apuração de quem pode ser eleito. Os senhores deputados ainda não entenderam a matéria, porém, o presidente da Câmara sabe o que quer nessa área. Se o Distritão passar, será mais uma vitória de Eduardo Cunha, cada vez mais forte. A tendência, entretanto, é a de que a reforma não saia do papel. Os debates podem acabar em debates.

E O MOVIMENTO...

Chegam amanhã a Brasília os integrantes do Movimento Brasil Livre que caminham há quase um mês, vindos de São Paulo. Menos de 50 manifestantes... Não é nada, não é nada...Será alguma coisa se os sindicatos locais derem respaldo para engrossar a manifestação. Vale observar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário