Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 8 de maio de 2015

CUNHA NÃO SAI DO CARGO. O BANCO HSBC ESTÁ A VENDA. OS POLÍTICOS RESPIRAM COM O TEMPO.

HELIO FERNANDES
08.05.15

Beto Richa está em situação dificílima. Telefonou duas vezes para o senador Aécio Neves, este já se desgastou bastante dando cobertura ao governador. E o que pode fazer? Aconselhou calma e o máximo de “prudência e consideração, não insistindo na repressão violenta e desnecessária”.

O governador marcou reunião com as lideranças dos professores para terça-feira. E tem deixado escapar deliberadamente: “A reunião será excelente, vamos encontrar uma solução que agradará a eles e atenda os recursos e possibilidade do governo”.

Enquanto isso um terremoto administrativo ameaça todos os caminhos que levam a essa “solução”, tão sussurrada de dentro do palácio do governo. Fatos marcantes que o governador precisa enfrentar e solucionar até terça-feira e “o encontro” tido como decisivo.

1 – O Secretario de Educação Fernando Ferreira, “foi demitido”. As aspas são por causa das vozes, não raras, que dizem que ele ia pedir demissão, o governador soube, demitiu-o antes. Colocado entre os aplausos do governador á polícia, e a omissão constrangida da Assembleia Legislativa, o secretário não tinha muito a fazer.

No Paraná, (apesar da Lava-Jato e do lobismo pela nomeação de um Ministro para o Supremo) o massacre dos professores, continua com enorme repercussão. E atinge não apenas a Secretaria de Educação.

2 – O secretário de Segurança, criticou verbal mas duramente a policia Militar. Como esta é subordinada a ele, houve irritação geral. 3 – Não podendo responder ao superior hierárquico, o comandante da PM, Cesar Vinicius Kogut, resolveu dialogar para mais alto.

4 – Com não podia pedira audiência, enviou uma carta ao próprio governador. E foi duríssimo com o secretario de Segurança. Ninguém consegue explicar, mas essa carta está circulando, com um governador surpreendido e complicado.

A PEC da Bengala.

Em vez de ficar se lamentando, “não vou nomear mais cinco ministros do Supremo”, deviam recorrer aos fatos e personagens. Quem teve a ideia, em 2010 (concretizada em 2013 por Pedro Simon) foi o então presidente Lula. Queria ficar mais tempo no Poder, não conseguiu, imaginou pelo menos dois anos até 2012.

Estendeu seu projeto para os governadores, que ficariam até 2012, concordaram. E os Ministros SÓ DO SUPREMO teriam a aposentadoria (expulsória) prorrogada até os 75 anos. Não obteve sucesso, os protestos foram gerais, todos os funcionários públicos e juízes das mais diversas categorias, queriam ser incluídos no projeto. Aí não havia orçamento que resistisse.

Essa prorrogação é justíssima mas não para poucos. Como dizem agora Marco Aurélio Mello e Celso de Mello, (e eu dizia em 2010) devia ser aprovada para todos.

(Como a presidência do Supremo é exercida em de rodízio, haverá alteração nas substituições. Rosa Webber e Teori Zavaski que não chegariam á presidência, poderão chegar. Depois de Lewandowski, será a vez de Carmem Lucia. A partir daí só fazendo cálculos e conferindo certidões de idade).

Extradição de Pizzolato.

Ontem ás 14 horas do Brasil. 19 da Itália, houve modificação (não reviravolta) no seu caso. O fato de ter afirmado, “prefiro morrer a ficar numa prisão brasileira”, repercutiu. E foi explorando pelos advogados, principalmente por ter dupla nacionalidade.

A juiz atendeu o pedido de suspender a decisão do Ministro da Justiça, prorrogou o prazo dele viajar para o Brasil. Nada definitivo, mas tudo agora dá a impressão de “mais ou menos incerto”, como afirmou seu principal advogado.

Pizzolato ficará na prisão de Modena, até a instrução do juiz em 3 de junho. S decidir a favor dele, o processo voltará para o Ministro da Justiça. Mas como na Itália, o sistema é parlamentarista, se demorar muito, é possível que o Ministro já seja outro.

Eduardo Cunha.

Encrencado, investigado, atrapalhado e com o gabinete minuciosamente devassado, continua no cargo. E pelo visto não renunciará nem será afastado. Isso é inacreditável se examinarmos a soma de poderes que detém com o cargo.

Pode colocar projetos na pauta inesperadamente. Retirar ou até engavetar outros. Faz e desfaz soberanamente, apesar de não passar de um plebeu do lobismo. A reforma política-eleitoral está pelo menos com 30 anos de atraso, apesar da Constituição cidadã (Ulisses) estar apenas com 27.

Quando irão perceber que os Três Poderes vivem e existem por causa da representatividade? E personagens como esse (e outros) “representam” e abusam do que destrói qualquer país, a corrupção e a incompetência?

PS- Há mais de seis meses, antes dos jornalistas investigativos terem desvendado a falcatrua monumental dos bancos, o HSBC teve que pagar multa enorme. Perguntei aqui: “E o HSBC do Brasil, nada a ver?”. Deram nota explicando “não temos nada com o banco da Suíça”.

PS2- Quando explodiu o maior escândalo bancário de “contas privadas, proveniente de sonegação de impostos”, tornei a perguntar a mesma coisa, não tinham o que responder. Mas nenhum sigilo, não usavam o nome HSBC, por acaso.

PS3- Agora, o próprio HSBC publicamente coloca o banco á venda. Explicam ou tentam explicar: “Fizemos apostas erramos”. É mais do que confissão: a “aposta errada” foi patrocinar “depósitos de dinheiro roubado de dezenas de países”.

PS4- A amiga do atual presidente da Petrobras, pertence á nobreza automobilística. O amigo, na presidência do Banco do Brasil, financia para ela, a compra de um Porsch. Agora feliz e gloriosa aparece fotografada ao lado de outros quatro Porsches, garante que todos são de sua propriedade.
..............................................................................................................................................


Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário