Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 21 de abril de 2015

SERGIO MACHADO DA PETRO, PODE ARRASTAR RENAN. O EX-SENADOR ARTUR VIRGILIO, CRITICA RAUL CASTRO, KIRCHNER, MADURO, MORALES E DILMA.

HELIO FERNANDES
21.04.15

Joaquim Levy é um falastrão. Ontem nos EUA, afirmou textualmente: “A dívida pública do Brasil é administrável. Dívida nem sempre é ruim, vira moeda”. Esqueceu de completar: “Moeda vira juro”. Que no Brasil é criminosamente elevado, 13 por cento. E puxa a inflação, que com essa elevação, pretende combater.

A dívida dos EUA é três vezes maior do que a do Brasil, mas os juros ficam entre ZERO e ZERO 25. Mais ou menos 100 vezes menor do que no Brasil. A do Japão é quatro vezes maior do que a do Brasil. Só que os juros são de 0,10, um décimo de um por cento. O que faz a remuneração para os “tomadores”, ser 123 vezes menor do que no Brasil. É uma pena que o Segundo Joaquim seja formado em economia e não em Matemática ou Doutor em bom senso.

Panamá.

Artur Virgilio, que foi senador, é prefeito de Manaus, e diplomata de carreira. (Licenciado). Esteve na cúpula das Américas, diz que “assistiu a tudo com atenção”, o que é verdade, pois criticou com excelências de governantes de vários países.
Como Raul castro (Cuba), Cristina Kirchner (Argentina), Nicolás Maduro (Venezuela), Evo Morales (Bolívia). E não esqueceu dona Dilma que aplaudiu todos eles.
Artur Virgilio escreveu artigo simples e primoroso, com direito a uma frase indiscutível; “Se produção de tolices fosse petróleo, a sede da Opep seria aqui”.

Sergio Machado.

Durante 10 anos foi diretor da poderosa Transpetro subsidiaria da Petrobras; indicado, apadrinhado e resguardado por Renan Calheiros. Sócios, amigos e íntimos. Surgiu o escândalo desvendado pela Lava-jato foi logo atingido. Pediu licença por 38 dias, afirmei: "Não volta mais".

Acreditando no malabarismo do padrinho, foi repetindo a licença, não voltou mesmo. Desapareceu. Agora me dizem: "Voltará quando a investigação atingir Renan". A ameaça sobrevoa a cabeça dele, mas com o seu poder de presidente do senado, tudo pode acontecer. Até surpreendentemente ser punido.

Respostas.

Fernando Pawwlow, desculpe não ter respondido sobre Juracy Magalhães, não sei o que houve. O que sei de ciência certa é que Juracy não seria melhor do que Jânio plantaria também uma ditadura. Serviu duas, a de 1930 a 1945, e de 1964 a 1985. Fez carreira e ocupou cargos notáveis nas duas, autoritário e sem convicções.

Quanto ao meu relacionamento com Lacerda, responderei depois dos feriados, é uma convivência que começou em 1945 (na Constituinte) durou até 1969, dia 2 de janeiro, quando nos falamos pela ultima vez.

Dos EUA, Selso Oliveira pergunta se com Rui Barbosa presidente o Brasil seria diferente. Em tudo, Selso. A começar que o Brasil teria o seu primeiro presidente estadista. Quanto á pergunta sobre o PT e Helio Fernandes, nenhuma possibilidade de entendimento. Eles só querem o poder. Quando assumiram só cuidaram dos próprios interesses estabanadamente. Nem Lula escapou, embora de 2002 a 2006, tenha provocado ilusões e esperanças.

A solução que estamos tentando para a ABI, organizamos chapa para o Conselho Deliberativo, com grandes nomes, para tentar eleger um novo presidente. Precisamos de você, Faustino Benevides. Você está bem informadíssimo sobre a catástrofe desse órgão que sempre lutou pela liberdade e pela democracia.

Nem falo em Barbosa Lima e Prudente de Moraes, neto, notáveis presidentes. E de Mauricio Azedo, um dos jornalistas mais torturados, cruelmente, que morreu tentando salvar e recuperar o órgão histórico.

O atual presidente pode até ser de direita como você diz. Uma hipótese. Mas a certeza: é displicente e incompetente. Só aparece na ABI raramente, o prédio está caindo pode desabar em cima dele, nem ai perceber.

PS- O sonho (planejado) da Federação Carioca de Futebol, era que o Vasco e Botafogo, "empurrados" pela arbitragem, chegassem á final. Chegaram, "o poder é poderoso". Fluminense e Flamengo protestam mas colaboraram. 

PS2- Nos pênaltis, o Fluminense foi eliminado pelo técnico e não pelos jogadores. Colocar entre os cincos primeiros batedores, um jovem de 17 anos e outro de 19 (revelações, mas por enquanto só isso), insensato. Se tivesse guardado os dois para um empate entre os cinco, (o que aconteceu), Gerson e Kennedy poderiam ter ficado entre os seis ou sete, obrigatoriamente.

PS3- Luxemburgo botou o time em campo para empatar. O Vasco fez um gol inacreditavelmente ilegal, foi eliminado. Precisava jogar para ganhar, a "falha" do arbitro previsível.

*Em virtude dos feriados teremos matérias repetidas nos dias 23, 24 e 25 de abril.
..............................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Sou leitor fiel de seus textos e como professor de história da rede pública em Rondônia (estado também castigado por roubalheira e corrupção) gostaria de te informar que uso seus textos em minhas aulas e que o Senhor se tornou meu professor de história favorito.



Por que não escreves um livro com todo esse conhecimento para nos legar parte do saber adquirido nesta corajosa trajetória?

Atenciosamente, Prof. Sílvio M. Nascimento
Ariquemes - Rondônia
...

Afonso Costa
Todo apoio à chapa Barbosa Lima Sobrinho!










Nenhum comentário:

Postar um comentário