Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 20 de abril de 2015

EMPREITEIRAS CORRUPTAS Á VENDA. OS CRIMINOSOS DA BANCADA DA BALA. CRITICAR A PRESIDENTE E SE INSURGIR CONTRA O IMPEACHMENT, NENHUMA CONTRADIÇÃO.

HELIO FERNANDES
20.04.15

Depois de oito meses de retardamento pela insegurança, dona Dilma mandou para o senado o nome do 11° Ministro do Supremo. Tinha medo do veto de Renan, fez acordo com ele, mais tranquila. Escolheu um advogado com citações acadêmicas jurídicas, mas o fundamental não foi isso. E sim a vasta convivência nos recantos do PT.

Radicalíssimo, Dona Dilma está precisando, indicou-o apesar da dupla restrição do ex-presidente Lula. Este quis fazê-lo Ministro, ficou assustado com sua paixão e ligação com o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), recuou, nomeou outro.
No primeiro mandato Dilma acenou com seu nome, advertida pelo ex-, nomeou o mais importante.

Agora, com seu nome circulando e ele estranhamente visitando Renan, gente mal informada e mal intencionada, tenta trocar a sabatina pela rotina. E espalha: “Até hoje só houve um ministro votado, Barata Ribeiro, e assim mesmo porque era médico”. Não sabem de nada. Em 1892, Floriano que assumira a presidência, nomeou Barata Ribeiro para o Supremo. Vetado. Em 1893, nomeou-o prefeito do Distrito Federal. Vetado.

O que levou o Senado a romper com Floriano, foi o fato dele estar no governo sem legitimidade. A Constituição de 1891 determinava que se o vice assumisse antes de completar os primeiros dois anos, devia convocar eleições diretas em 60 dias. Floriano assumiu com oito meses, nem ligou para a ilegalidade.

O fato de Barata Ribeiro ser médico, tolice de quem não sabe das coisas. Em 1892, a exigência constitucional era só “saber jurídico”. E nenhum prefeito precisaria de “saber jurídico” para administrar uma cidade.

E notável saber jurídico e ilibada reputação só passou a existir a partir de 1926. Incluído por uma constituinte interna e “fajutada”, convocada em 1924, num arranjo de deputados que sabiam que iam se reeleger.

Diante da intransigência de Floriano, Rui Barbosa falou a amigos: “Vou entrar com uma proposta para obrigar a convocação de eleição direta”. Floriano soube, chamou seu amigo Bernardino de Campos, (depois governador de São Paulo), e mandou recado para Rui: “Se o Supremo conceder Habeas-Corpus para me tirar do governo, quem dará Habeas-Corpus aos Ministros?”.

O advogado jurista Fachin deverá ser aprovado apesar da filiação partidária, está aí Dias Toffoli que não deixa ninguém mentir. Como fez 57 anos, e a presidência do Supremo é exercida em rodízio, se a vida não atrapalhar e o destino não complicar, será presidente do Supremo, chegando aos dois últimos anos antes da expulsoria.

Terá que esperar quase 2 anos de Lewandowski, 2 de Carmem Lúcia, 2 de Dias Toffoli, 2 de Luiz Fux, 2 de Roberto Barroso. Rosa Weber sairá antes de ser presidente, idem para Teori Zavascki. Este provavelmente não presidira o julgamento dos investigados da Lava-Jato até o fim.

Respostas.

“Jornalista muito obrigado pela narrativa de suas relações com Juscelino, antes de ser presidente, durante e depois, quando não era mais nada. Fiquei emocionada com o desprendimento dos dois indo conversar depois de 10 anos de ausência.

Quero louvar também a forma como o senhor contou o pedido de desculpas do ex-presidente, e o fato de aceitar imediatamente. O que está faltando no Brasil,  nos dois lados, atitudes como essas. Abraços, Geralda Mascarenhas, Maceió”.

Você já disse tudo, Geralda. O repórter não podia recusar as desculpas, de quem reconhecia o que aconteceu no seu governo, 10 anos antes. Só grandeza dele.

Marco Antonio Pereira, você desperdiçou tempo, espaço enorme, praticou total injustiça. Não fiz recomposição com ninguém, não esqueci tudo o que já escrevi sobre O Globo. Citei o Merval, sem elogiá-lo, porque precisava repercutir uma nota dele (revelação) sobre o indicado para o Supremo, não podia deixar de colocar seu nome.

Você termina “aconselhando”, a que eu fale, lute, denuncie, combata. Não faço outra coisa a vida toda. Tancredo Neves me levou como candidato a senador pelo seu PP, declarando publicamente, “o Helio Fernandes é o jornalista mais oposicionista da Republica”.

Os bravos “18 do Forte”, em 1992, foram para a rua combater o governo. Nas areias de Copacabana, metralhados covardemente. O Tenente chegou no Hospital do Exercito com a barriga toda enfaixada. O Presidente Epitácio Pessoa deixou o Catete, foi visitá-los.

Parou na cama do Tenente, falou: “Tanta bravura por uma causa inútil”. O Tenente rasgou todas as faixas, morreu na hora. Agora, a causa inútil é a tua, mas apesar de tudo retribuo o abraço.

A bancada da bala.

Eisenhower foi teleguiado do general Marshall, o verdadeiro comandante americano na Segunda Guerra Mundial. Depois se destacou na invasão da Normandia (chamada de segunda frente) dramática, terrível, desumana. Por causa disso foi feito presidente, governou de 1953 a 1961, nada brilhante.

Mas ao sair da Casa Branca, deixou apenas uma frase, que ainda retumba pelo mundo: “Agora eu sei porque o mundo é dominado pelo complexo industrial militar”. Basta para examinar e condenar o formidável retrocesso do Estatuto do Desarmamento. Os deputados que patrocinam essa mortandade, são provadamente admiradores do 007, querem um pais dominado por não cidadãos “com licença para matar”.

Resposta.

Laura Macedo,  RJ, coloca a seguinte questão: “Jornalista leitora diária e compenetrada, estou confusa e gostaria de explicação. O senhor ataca duramente a presidente Dilma, e ao mesmo tempo combate todos que defendem o impeachment. Sou professora, desculpe, mas me parece contradição”.

Também peço desculpas, professora mas são duas coisas aparentemente da mesma família, mas inteiramente diferentes. Dona Dilma é um desastre completo, e para piorar, enganando a opinião publica, conseguiu se reeleger. E agora tem que receitar para 200 milhões de brasileiros o remédio que quase matou a todos.

Quanto a isso, nenhuma duvida, são e serão praticamente 44 meses de duvidas, incertezas, a quase impossibilidade de recuperação para o país.

Por outro lado, o impeachment não é solução para nada. É o golpismo mais escancarado, pode levar ao poder gente igual ou pior do que Dona Dilma. E tão grave quanto, pode trazer de volta os generais torturadores que fulminaram o país por 21 anos. Como impeachment só pode haver contra quem esta no poder, tenho obrigação de mostrar que as duas coisas que pela renúncia e pelo golpe não se casam.

*Em virtude dos feriados teremos matérias repetidas nos dias 23, 24 e 25 de abril.
..............................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com


Helio Fernandes!

eu moro nos USA
eu já fiz a pergunta e, se o Ruy Barbosa tivesse sido presidente do Brasil, o Brasil seria outro hoje?
A pergunta de hoje e a seguinte:
e se o PT te pedisse ajuda para sair dessa ...
você aceitaria?

Selso Oliveira
...
Mestre HF, o sr não me respondeu sobre a hipótese Juracy Magalhães.Mas aí vai outra:

Lacerda narra,em seu "Depoimento"

(págs.436-7 3a edição, ed.Nova Fronteira):

"Aí o nosso Hélio Fernandes, que é muito espírito -de- porco ,não achou nada de mais interessante para fazer do que provocar uma discussão comigo sobre a minha responsabilidade naquilo tudo. Ele disse:"Você ,com aquela sua viagem à Europa,permitiu a prorrogação do mandato do Castelo .E daí é que vem esse negócio todo. Você é que é o responsável".
Na entrevista ao Sebastião Nery ,em 1978, para a revista "Status",o sr atribui o início da discussão ao Lacerda.

Não importa. 

Da discussão à morte de Lacerda,correram cerca de dez anos.

Nunca ocorreu aos srs alguma reconciliação?Guardavam amigos em comum, como  Sandra Cavalcanti, por ex.
Nunca mais trocaram palavra?
Agradeço resposta.
Abraços do admirador 

Fernando Pawwlow
...
A crise que se instalou na ABI

Soube por você aqui, estou estarrecido. Uma instituição centenária, marcante por sua luta em prol da Liberdades, dos Direitos Humanos, sempre atuando defesa da sociedade. A ABI foi veemente e deu grande contribuição para a volta do estado de direito, agora, está nas mãos de pessoas insensatas, desfocadas do seus ideais, e ainda esfacelando seu patrimônio. Uma sede gigantesca no centro do Rio de Janeiro, com andares vazios, e instalações caindo aos pedaços. Não seria difícil dizer que essa diretoria com o tal do Meireles, pode estar ali a serviço da direita que domina os meios de comunicações, um EIRELI exTV Globo e agora comungando naTV Record. O cara alem de incompetente administrativamente, só vai na sede da ABI duas vezes por semana. É um turista, esse novo presidente.

De que forma os jornalistas podem ajudar a recuperar a ABI?

O que fazer Helio?


Faustino Benevides 

Nenhum comentário:

Postar um comentário