Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 26 de março de 2015

OS GOLPISTAS DO IMPEACHMENT. A CPI DO HSBC E A DO DESAFIO-DESAFORO. O JUIZ QUE “PENSAVA” QUE ERA DEUS, SERÁ INVESTIGADO E JULGADO.

HELIO FERNANDES
26.03.15

Desde que o banco central passou a fazer oi que chama de “leilão” da moeda, mas que não passava de venda, comecei a criticar a medida. Aparentemente o objetivo era não permitir que passasse de dois reais. O início foi em 1,80 e 1,90. O dólar continuou subindo e o BC queimando suas reservas positivas.

Cheguei a afirmar que a medida era inócua e inútil. Dei o exemplo de JK, que jamais tentou fixar o dólar num patamar artificial. (Nem recorreu a FMI, na época uma potencia, por isso governou os cinco anos, apesar da forte oposição).

Ainda anteontem pedi uma CPI para que se apurasse quanto de dólar bom o BC jogou no mercado, negativamente. Foi vendendo de dois a 2,50 sem parar até mesmo quando passou de três. Ontem o presidente do BC publicamente afirmou e informou: “Não vamos fazer mais leilão (venda ) de dólares”.

Isso sinaliza alguma coisa? O mais grave é que em nenhum momento o BC teve a mais leve expectativa de qual seria o limite da moeda americana que domina o mundo desde 1942, quando se consolidou a traição financeira e política de Bretton Woods. Abandonaram o ouro como padrão de troca internacional, implantaram o “dólar papel pintado”, como identifiquei desde aquela época.

Já havia acordo para lançar uma moeda universal, que se chamaria BANCOR. Quem comandava era a inglesa Lord Keynes. Foi chamado a Londres, abandonou tudo, concordou com o “dólar papel pintado”. (Mas isso já é outra história).

Conselho Nacional de Justiça.

Parabéns á Corregedora Nancy Andrighi e aos 14 conselheiros, que por unanimidade decidiram rever a decisão que absolveu o juiz (?) João Carlos Souza Correa. O caso teve enorme repercussão, todos se lembram. Tudo é estapafúrdio, o juiz dirigia sem habilitação, e já proibido de dirigir. Parado numa blitz, tentou escapar intimidando a agente do trânsito que cumpriu seu dever.

Não conseguindo deu voz de prisão á agente. E agora o mais inacreditável foi julgado por desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, absolvido e a agente, condenada. O CNJ de Justiça está na obrigação de investigar todos os desembargadores, culpados por corporativismo. A questão era tão simples que não podiam voltar como votaram.

O impeachment.

Só houve 1 em toda a história, do então presidente Collor. Desatento, quase desinteressado, imprudente foi derrubado mais pela traição (de dentro) e da conspiração (de fora), do que por outras razões.

Nos 41 anos da República (1889/1930) não havia necessidade. Só 1 partido, o Republicano o presidente não divergia, os políticos sempre atendidos. Tiraram Collor, como não havia reeleição, Itamar assumiu por pouco tempo. Pavimentou a catástrofe FHC, o retrocesso de 80 anos em 8, comprou a nefasta permanência. Não foi mensalão porque FHC pagou á vista era o grande beneficiário.

Agora muitos conspiram sem perceber não só o que está acontecendo ou o que acontecerá se Dona Dilma for derrubada. Qual análise positiva de substituí-la por temer ou Eduardo Cunha? Desnecessidade, burrice, golpismo, quem sabe alguma coisa grave?
Ninguém pensa no interesse nacional. A confusão é total, a “marolinha” de 2009 se transformou numa crise desajustada, que atinge todos os setores. Os mais otimistas falam que talvez, quem sabe, pode ser, 2016 tem “tudo para ser a recuperação”.

Dona Dilma não é o caminho do paraíso. Mas os substitutos que estão sendo cogitados, lembramos, acionados, representam o trajeto para o inferno. Sem falar que numa volta fora da curva, que sabe apareça um General de plantão, que não leva á esperança do paraíso, e certamente consolidará a desesperança do inferno.

CPI do HSBC.

Demorou mas foi criada e instalada. Investigará as contas secretas de mais de 6 mil brasileiros. Demorou mais saiu. Renan Calheiros fez questão de indicar o presidente, é um personagem á sua imagem e semelhança. Seu nome é Paulo Rocha do PT, que quando era deputado, renunciou para não ser cassado.

O mesmo roteiro do filme estrelado em 2007 pelo próprio Renan. Renunciou do senado, para não perder o mandato. Eles voltam sempre.

CPI do desaforo.

É da Petrobras, mas prefiro como está no título. Convocaram João Vacari, sem data. Mas retiraram da pauta e de qualquer requerimento, não querem ouvir o Fernando Soares que também podia ser chamado de Fernando Baiano. Como é acusado de “receber propina para o PMDB, fica longe”. Convocaram pela décima vez a ex-presidenta Graça Foster.

Nenhum requerimento apareceu para ouvirem as empreiteiras corruptas-corruptoras, quase garantidas pela “leniência”. Palavra retirada do Aurélio por altos órgãos do governo. Desafiaram o povo, depois se assustam com os milhões que vão ás ruas.

Valdir Bergamo, Silvio Monteiro, José Machado, Antônio Mourão, todos petroleiros lamentam a situação e falam nos mais de 20 mil desempregados por causa da corrupção. Estou sempre com vocês, mas não são 20 mil que perderam os empregos, e sim mais de 80 mil da própria Petrobras. Mas são mais de 200 ou 300 mil (números não concluídos) dispensados pelas centenas de empresas que trabalham para a Petros, foram à falência ou não tem recursos.

Solano Veiga, desesperançado com a CPI da Petros e a própria Lava-jato, diz que tudo está indo para o ralo. Pelo que aconteceu no passado, você tem o direito de ser pessimista. Agora acreditemos que as coisas acontecerão, não haverá impunidade.

Marcelo protesta duramente com o que acontece na ABI, diz que não vai nem dizer onde mora. Acrescenta que a outrora glorioso ABI, tem receita de 2 milhões e meio e paga exatamente essa quantia de pessoal. Fala que a fachada está desabando. Não é a fachada, Marcelo, é a própria ABI que desaba por falta de competência, interesse, dedicação. Conheci administrações maravilhosas. Fui Conselheiro Deliberativo por 18 anos, pedido de Barbosa Lima Sobrinho. Quando ele morreu, deixei de ir lá, só ficava por causa do grande presidente.

PS- Dona Dilma é um fenômeno em matéria de comunicação. Na festa de lançamento da candidatura de Dona Suplicy, Kamura o cabeleireiro das duas, fez revelação sobre seu relacionamento com a presidente.

PS2- “Antigamente, conversávamos enquanto eu fazia o cabelo, a ela lia a revista “Caras”, que sempre me pedia”. E concluiu: “Agora, não conversa, não ouve, fica mergulhada na revista que eu entrego a ela”.

PS3- Um cabeleireiro falastrão e que mostra: a “Caras” é  perfil, a predileção e o entretenimento de Dona Dilma, que tem normalmente duas caras. Estão aí os 77% de brasileiros que disseram ao Datafolha que a presidente mentiu na campanha eleitoral e não foram desmentidos.
..........................................................................................................................

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário