Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

EDUARDO CUNHA, O PAGADOR DE PROMESSA. OS EXPLORADOS CAMINHONEIROS. A PETROBRAS CONTINUA PREOCUPANDO O PAÍS. E A ANGUSTIA DA LAVA-JATO.

HELIO FERNANDES
27.02.15
A Petrobras continua sendo de todas as maneiras, a preocupação de sempre, de antes, de hoje não se sabe até quando. Vem sendo atacada por todos os lados, assaltada pelas empreiteiras, lógico "associadas" a diretores agora ex-mais culpados.
Só que esses diretores executivos que não controlam as empresas, querem se livrar da prisão e condenação, e impedir que 23 delas se transformem em inidôneas. É o que elas são, querem absolvê-las por palavras, (popularizaram a "leniência") tentando iludir a opinião pública.
Não conseguirão. Hoje sexta-feira quase fim de semana pode ser entregue ao Supremo, uma lista indiciando pelo menos 30 políticos que têm foro privilegiando. Não termina ai, os acusados que têm que ser julgados pelo Supremo, representam o dobro ou o triplo desse número. Fora os que não têm foro privilegiado.
(Poderão se salvar, se os processos caírem com juízes lentíssimos apesar de andarem de Porsch de réus confessos, devendo fortunas que roubaram dos cidadãos desatentos. Naturalmente falo do corrupto Eike Batista e do magistrado, que aprendera seus bens. Desculpa por usar essa palavra magistrado de forma indevida).
Esse Eike batista não é citado fora do contexto, ele também se apresentava como o homem mais rico do Brasil e logo depois do mundo, protegido por Lula e Dilma. E apresentava como titulo de empresário, precisamente poços de petróleo, que segundo ele, “jorrariam mais petróleo do que até mesmo dos poços da Petrobras”. O mínimo que pregava, “50 mil barris diários”. Alguns chegaram a 2 mil, não passaram daí.
Sem garantias materiais, mas com o aval de Lula e Dilma, “tomou” dinheiro em bancos estatais, e até mesmo nos grandes particulares que deram fortunas a Eike, agora negam, com “veemência” (palavra usada sempre pelos acusados). Apesar da delinquência do juiz que adora andar de carro de luxo, Eike continua delinquente.
Agora, tentando marginalizar a Petrobras e imunizar as empreiteiras, especialistas afirmam: “Esse caso da Petrobras é grave, e a inadimplência deste 2015 será colossal”. Continuando; “Uma parte, apenas uma parte dessa inadimplência vem das empreiteiras. Mas o resto não é do acervo de culpabilidade delas, e sim da omissão e da incompetência do governo”.
Esses “especialistas esqueceram” de relacionar nos responsáveis pela prevista inadimplência, os juros escorchantes dos bancos, verdadeira roubalheira sem medo de cadeia. O Banco Central divulgou ontem os juros cobrados pelas potencias bancarias.
1 – Juros de empréstimos, chamados de financiamento, estão em 52,6% ao ano. Quer dizer: mais de 4 por cento, mensalmente. 2 – juros do cheque especial, 198 por cento ao ano. 3 – No cartão de crédito, um pouco mais de 300 por cento ao ano, 25% por cento ao mês.
Significa que você faz compra de mil reais, já saiu da loja, devendo mil duzentos e 50 reais. Podem utilizar toda e qualquer palavra para rotular esses empreiteiros do dinheiro, que assaltam toda população.
Trabuco, que faz uma força enorme para ser “o conselheiro da República”, afirma: “Os bancos estão provisionando para as consequências da lava-jato”. Com esses juros que o Banco Central divulgou, é impossível qualquer “ajuste fiscal”. Até mesmo tentar um acordo ilusório entre despesa e receita.
Não esquecer; esse Trabuco, que pelo nome não se perca, foi insistentemente convidado para Ministro da Fazenda. Como é o segundo homem do Bradesco, quase chegando a primeiro, nem pensou em “trocar o certo pelo duvidoso”. Agora, sem ser ministro manda mais do que o efetivo. Que foi indicação dele.
O segundo Joaquim tem feito incursões entre Brasília, São Paulo e Rio. Está desperdiçando o crédito que tinha sua atuação é cada vez mais volúvel. O que esperava conseguir, dialogando com Temer, Renan e Eduardo Cunha? E tendo como “reforço da retaguarda”, a própria presidente, sem convicções e cada vez mais desgastada.
O pagador de promessa garantiu.
Nenhum sigilo, Cunha garantiu tudo aos amigos ocultos que o elegeram. Logo segunda feira cumpriu a palavra. E de forma completa, sem que ninguém pudesse reclamar. Para deputados que já têm privilégios enormes, não fez malabarismo para beneficia-los ainda mais.
Concessões do lobista-presidente-da-Câmara. 1-Passarão a receber "auxilio moradia" de mais de 4 mil mensais, mesmo que tenham apartamentos em Brasília. 2- Poderão comprar passagens para o cônjuge, que palavra, com dinheiro público. Serão 513 passagens, são 513 deputados, homens e mulheres. E não ha limitação de viagem.

3- Não favoreceu só os deputados, lembrou dos auxiliares. Aumentou soberbamente a verba dos gabinetes, com isso o salário dos assessores teve um aumento de 38,4%. Juntando tudo, esses parlamentares custam fortunas.

Ontem, quinta-feira, no horário de TV gratuito (Ha! Ha! Ha!) a cúpula do PMDB compareceu com o compromisso de não citar Dona Dilma. Cunha disse o seguinte, textual: "A reforma política é uma exigência do Congresso, doa a quem doer". (Como foi gravado antes, todos riram, ficou visível de quem ele falava). E disse terminando, são apenas (?) 10 minutos para tantas potencias: "Nós fomos escolhidos para representar a comunidade, e mostraremos que somos capazes de cuidar dela". E Dona Dilma, no Alvorada, vendo e ignorada.

Caminhoneiros: contorno e transtorno.

A greve teve enorme repercussão e completa adesão, por causa de um fato indiscutível e incontestável: esses trabalhadores são os mais explorados qualquer que seja o patrão. É evidente que o fato de ter patrão, (de quem depende), atinge toda a classe de trabalhadores. Só que os caminhoneiros em vez de receberem, pagam com a própria exaustão diária.

Conversei com caminhoneiros que dirigem o próprio veiculo, me disseram: "Depois de 12 ou 14 horas de trabalho, e de transito para casa, constato: entre que recebi do frete e tudo o que pago, sobra no fim do dia 60 ou 70 reais. Se tivesse que contratar um motorista estaria trabalhando de graça, sem falar que o trabalho não é permanente".

Um dono de caminhão que não dirige diz: "Tenho que exercer verdadeiro malabarismo para fazer um encontro entre o que recebo e o que gasto". Os que pagam o frete, grandes senhores, produtores de milho, soja, fazendeiros riquíssimos, exigem a produção transportada, mas não têm a menor consideração com os que trabalham.

Os caminhoneiros alem de explorados a vida toda não tem direito a nada, não só enquanto trabalham ou depois quando já não puderem trabalhar. E é difícil encontrar um trabalho mais exaustivo e perigoso.

Coloquei no titulo duas palavras aparentemente conflitantes, O direito de greve é sagrado, talvez uma das mais antigas conquistas. É evidente que nesses dias de greve o país parou, houve prejuízos, pessoas e empresas foram prejudicadas. É impossível deixar de reconhecer. Mas a omissão dos governos e dos patrões levou a essa situação.

A Constituição de 1918 no México, maravilhosa. Dois grandes personagens, Pancho Villa e Emiliano Zapata, derrubaram a ditadura de 23 anos de Porfírio Dias. Levantaram o povo em defesa de uma igualdade que conquistaram e uma dessas conquistas, o Direito de greve.

Foram assassinados pelos senhores da terra e da produção, mas convenceram o povo: é possível a Igualdade, Fraternidade e Liberdade. Veio da França de 1789, tem que ser patrimônio e propriedade dos trabalhadores.

Tenho certeza de que a greve produzira direitos, transportados pela luta dos caminhoneiros. A participação desprendida deles, derrotará a omissão criminosa desses poderosos, protegidos pelo governo.

PS- O brasileiro está desesperado, desesperançado, até mesmo desumanizado. Num hospital, vaiou demoradamente o ex-ministro Mantega, que visitava a mulher em estado gravíssimo. Gritavam: "Vai para o SUS, vai para o SUS". Lamentável, inexplicável e incompreensível.

PS2- Mesmo que não tenha sido o Ministro "que salvasse a economia", esse tratamento é uma forma de tratamento aviltante. Além do mais, Mantega não foi indiciado em nada, não esta em nenhuma lista de acusações. E mesmo que estivesse, o hospital e as circunstancias, não justificavam o comportamento lamentável.

PS3- A situação do país é assustadora não só economicamente, mas em todos os setores. O presidente do Banco Central garante: "Em 2016 voltaremos a centro da meta". É muito longe, alem do mais a inflação passou dos 7%, o centro da meta é 4,5%, não chegarão. Falam que FHC "entregou" o país com inflação mais alta.

PS4- Os juros vão aumentar na próxima quarta feira. Não adianta, comprometem tudo a inflação continua subindo. Novamente a comparação com FHC, verdadeira mas inútil. Ele elevou os juros a 44%, entregou a Lula em 25. E daí?
.........................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com
As respostas serão publicadas aqui no rodapé das matérias. (NR).
Helio,
Essas seitas evangélicas que proliferam a cada dia, tem o aparo da lei, com liberdade, e direito de expressão, aqui tudo bem. Ocorre que elas faturam alto, bancam horários de TV, são proprietárias de rádios, jornais, enfim, uma delas teria até um canal de TV aberta. E que oferecem em troca, tão somente o Reino de Deus? Não seria o caso de rever essa Lei da Filantropia? - Marlene Dimas Ferreira – Rio de Janeiro
Helio Fernandes,
Sobre sua nota falando da ABI. Vejo mais alem do que a partidarização. Só não me associo, devido a postura nada convincente de seus dirigentes. Acho que ali tem de tudo, menos olhar pela classe, papel que meu sindicato (que no ano passado), por conta de uma discussão sobre os movimentos sociais, e violência contra repórteres, foi injustamente atacado por integrantes da ABI. - José Paulo de Magalhães – Rio de Janeiro
Parabéns Helio.
Gostei muito da sua matéria sobre a Lava jato. Como sempre um destemido jornalista. - Vinicius de Andrade – Duque de Caxias - RJ





Nenhum comentário:

Postar um comentário