Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CONTRADITORIA DILMA: “A PRISAO DO PREFEITO DE CARACAS, PROBLEMA INTERNO DA VENEZUELA”. AMANHÃ NA ABI: PETROLEIROS PROTESTAM CONTRA A ROBALHEIRA NA PETROBRAS. SEMANA DE ANGUSTIA POLÍTICA: A RELAÇÃO DOS CORRUPTOS E CORRUPTORES DAS EMPREITEIRAS DEVE SER SAIR.

HELIO FERNANDES
23.02.15

A partir de hoje e até sexta-feira, sobressalto, susto e medo de deputados, senadores, ministros e ex-ministros será materializado diante da realidade. O juiz Sergio Moro, o Ministério Publico Federal e a Policia Federal, anunciam que revelarão publicamente a lista dos acusados e indiciados na operação Lava-jato.

É impossível calcular o total desses personagens que têm foro privilegiado, cujos nomes, foram mantidos em sigilo. Embora muita gente proteste “contra o vazamento de informações”. Vazamento que não houve, o que aconteceu: a coincidência de quase todos, (com raras exceções) terem na vida política e partidária, comportamento que projeta um casamento indissolúvel com o que vem sendo investigado na Lava-jato.

Na semana passada foi mais desagradável para esses personagens, por causa de uma declaração que veio diretamente do Paraná. O que se soube, e que era mais ou menos conhecido: os principais investigados, com fatos e documentos provados e comprovados, gente do PMDB, PT, PP.

Mas na quinta-feira passada, surgiu um acréscimo inquietante que é resumido assim, sem maiores esclarecimentos; “a lista incluiu uma ESTRELA da oposição”. Sem nome, ganhou letra maiúscula, embora ninguém tenha chegado perto, por conhecimento ou inquietação.

Nem este repórter, nos últimos 50 anos considerado o jornalista mais bem informado, admite, supõe ou suspeita de quem seja. Ou não é tão ESTRELA quanto julgam, ou estão superestimando o personagem. Só resta mesmo esperar.

Conclusão por enquanto: a crise econômica é gravíssima, e a economia é preponderante. Mas o tumulto político, irrefutável, irrevogável, inconciliável. Seus efeitos chegarão mais rápido e ficarão muito tempo debaixo dos holofotes. Com alguns personagens, que adoravam a projeção, inteiramente ofuscados.

Petroleiros protestam contra a Petro roubalheira.

Amanhã, ás seis da tarde na ABI, o Sindicato Nacional, apoiado por sindicatos regionais, desencadeiam movimento pela recuperação, reabilitação e redenção da Petrobras. Desde a criação se confirmou como a grande empresa do país, aglutinadora de sentimentos de progresso e grandeza, empolgando o povo e redundando no slogan popularíssimo, “o petróleo e nosso”.

Custou para a empresa descobrir petróleo. Os americanos, com emissários especiais, insistiam, “não há petróleo no Brasil’”. Vencemos todas as lutas, ultrapassamos obstáculos, chegamos mais longe do que imaginávamos. Fomos tão fundo, que encontramos o óleo a uma profundidade assombrosa, surpreendemos o mundo com o que se chamou de pré-sal.

Só que a corrupção surgiu com tal ímpeto que dominou tudo, estarreceu o Brasil. Os petroleiros estão na luta como sempre, não é exclusividade deles, mas é prioridade no combate. E os grandes prejudicados. Não têm a menor segurança, os que dominam o poder, esquecem que não há petróleo sem petroleiro. E muito menos plataformas, com eles arriscando a vida, em todos os momentos.

Dilma: desorientada e atrapalhada, quebra o silencio desde a posse.

Não devia ter vindo a público, continuaria mistificando como fez na campanha presidencial, e 77 por cento dos entrevistados pelo Datafolha, reconheceram e confirmaram. Silencio total depois de ler o que escreveram para ela ler na posse. Dois amontoados de tolices, desperdício de 43 minutos, a seguir, outro de 6 minutos.

Durante quase 60 dias, não falou mais, criticada pelo PT, e até pelo próprio Lula. Agora falou, que infelicidade. Erro e equívoco total, no plano interno e externo. Comecemos por este, repercussão internacional por causa da contradição dela em relação á Indonésia e a Venezuela.

Tentou de todos os modos livrar dois brasileiros, condenados á morte na Indonésia. Mas devia ter ficado apenas no plano diplomático, não podia ter aparecido pessoalmente ou como presidente, Exagerou, praticamente criou um rompimento diplomático. Que agora levou ao auge, se recusando a receber a credencial do embaixador da Indonésia no Brasil.

E permitiu que o presidente da Indonésia usasse a resposta obvia: “Somos um país independente, a pena de morte está na Constituição, vamos cumpri-la”. Na verdade, 72 por cento do povo da Indonésia apoia a pena de morte, não vai “se jogar contra essa multidão”, é eleito.

Sou contra a pena de morte, pública, aberta e veementemente. Dona Dilma pensou (?) que estava do lado certo, veio a questão da Venezuela, ficou mais do que visível e provado, que é uma oportunidade, Maduro foi eleito com a morte de Chávez, teve pouco mais de 1 por cento do que a oposição. Faz um governo ditatorial, é repelido até pelos que votaram nele, por causa de Chávez.

Há 1 ano vem prendendo lideres da acusação, o país numa crise terrível, inventou, “querem dar um golpe para derrubar, estão votando contra a democracia”. Pura divagação ditatorial.

Na semana passada, mandou prender o prefeito eleito e reeleito de Caracas, capital. Repercussão negativa no mundo inteiro. Menos para Dilma, que disse na televisão: “Essa é uma questão interna da Venezuela”.

Insensata, irresponsável, contraditória. Até Lula, que defendeu sempre Chávez, confidenciou no seu instituto: “A Dilma não entendeu a diferença entre Chávez e Maduro”.

Sorte ou convicção que o Brasil não tenha pena de morte, a não ser em tempo de guerra. Nos EUA, 34 estados dos 50, tinham pena de morte, agora são 12. Se um brasileiro fosse condenado a essa pena de morte, Dilma telefonaria para Obama?

Talvez ligasse, ela nem sabe que lá o presidente da Republica não tem nada a ver. Quem decide é a Corte Suprema, com um recurso excepcional para o governador, que pode transformar a pena em prisão perpétua. Mas como ele “vive” de eleição, manda fazer uma porção de pesquisas. Se o povo for a favor da pena de morte, o governador nem se manifesta.

PS- Os antigos bicheiros que conspurcam, que palavra, contaminam o samba, mas publicamente se defendem. Em página inteira de jornal caríssimo, apregoam:  “Ninguém faz um espetáculo desses, sozinho”. E colocam foto do desfile, chamando-o, verdadeiramente “de maior espetáculo do planeta”.

PS2 – Esses bicheiros eram protegidos e informantes da ditadura. Com o tenebroso AI5 de 1968, milhares de prisões. Para “limpar a face dos generais”. Tiveram que prender os bicheiros. Só que foram para a belíssima Ilha Grande, onde quase todos tinham mansões maravilhosas.

(PS3- Agora, acusada de receber dinheiro sujo do ditador de um pobre país (a Guiné Equatorial), com o povo morrendo de forme mas ele a oitava fortuna do mundo, com o dinheiro “escondido” em bancos estrangeiros) a “Liga das Escolas de Samba” vem publicamente confessar: “Não recebemos dinheiro do ditador”.

PS4- É verdade. Quem pagou á Beija Flor: empreiteiras que fizeram obras na Guiné. O Ministério Publico investigou, procurou, constatou: as empreiteiras serviram de “ponte” para que o dinheiro chegasse ao destino. Empreiteiras corruptas, ditador corrupto, bicheiros vaidosos, ambiciosos e perigosos, só pode resultar em dinheiro sujo e mal cheiroso.

PS5- Mas não precisavam enxovalhar o samba. Que tem origem, destino e exibição, altamente popular. Sem mancha e sem mácula, mostrando do que o povo é capaz quando mobilizado.
.........................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com
As respostas serão publicadas aqui no rodapé das matérias. (NR).

Helio,
Sou da cidade de Salvador, onde existem centenas de igrejas e Centros Espíritas. Qual é a sua religião. Acredita em Deus? Marina Assumpção – Salvador – BA.

Helio Fernandes.
O que levou de fatio, Juscelino Kubischek ter priorizado a indústria automobilística no país. Por que não as ferrovias, como em outros países?A América do Norte, avançou território adentro com sua ferrovias. Paulo Cesar Trindade – Rio de Janeiro.

Helio,

Você acredita mesmo no impeachment da presidente Dilma Rousseff? É mais fácil a galinha criar dente. O esquemão é grande e tem mais figurão do que se pensa. Eles são outro Brasil. O povo é mero detalhe! Victor Bernardes – Petrópolis – RJ.

Tribuna online, Sr.  Helio Fernandes.

O senhor ainda acredita que a PMDB possa chegar a presidência da República. Se acredita, quem seria o candidato? Willian Brito Passos – Rio de Janeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário