Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 30 de julho de 2018


ANÁLISE & POLÍTICA
    “Informação, notícia e jornalismo de opinião”


ROBERTO MONTEIRO PINHO

Candidatura de Lula no banco dos réus

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, declarou no dia 25 de julho que o tribunal será inflexível com candidatos ficha-suja que pretendem disputar as eleições de outubro. Segundo o ministro, quem estiver inelegível pela  Lei da Ficha Limpa “está fora do jogo democrático”.

“O tribunal demonstrou e demonstrará ser inflexível com aqueles que são considerados fichas-sujas, ou seja, aqueles que já incidiram nas hipóteses de inelegibilidade. O Tribunal Superior Eleitoral sintetiza sua atuação em um binômio: não à mentira e ficha suja está fora do jogo democrático", afirmou Fux sobre quem estiver inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Rosa Weber assumira o TSE durante as eleições

 As declarações foram feitas durante evento no qual o TSE recebeu uma lista, do Tribunal de Contas da União (TCU), com nomes de 7,4 mil gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas por tribunais de contas por irregularidades insanáveis. Com base nas informações, a Justiça Eleitoral poderá rejeitar os registros de candidatura dos citados. Luiz Fux deixará o comando da Corte eleitoral no dia 14 de agosto, quando será substituído pela ministra Rosa Weber. A ministra será responsável por comandar a Justiça Eleitoral durante as eleições de outubro.

Lula ainda não pode ser considerado inelegível?

Essa é a questão principal que se torna o epicentro da disputa eleitoral presidencial. Na semana passada, a ministra Rosa Weber, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou  um pedido feito pelo Movimento Brasil Livre (MBL) para que o tribunal declarasse o ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva já que o petista foi condenado em segunda instância.

Decisão só no período de registro da candidatura

Na decisão, Rosa Weber não entrou no mérito do pedido e entendeu que os representantes do movimento não tem legitimidade para levantar a causa. Além disso, a ministra afirmou que antes do período de registro de candidaturas que vai até o dia 15 de agotso, não se pode discutir legalmente a questão da inelegibilidade de candidatos, logo não é possível considerar Lula inelegível neste momento.

O ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril, por determinação do juiz Sérgio Moro, que ordenou a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP). A prisão foi executada com base na decisão do STF que autorizou prisões após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

Apesar de inelegível pela Lei da Ficha Limpa – quando o candidato é condenado por órgãos colegiados –, o momento no qual a Justiça Eleitoral analisa a restrição ocorre após a apresentação do pedido de registro de candidatura, depois da aprovação do candidato na convenção de seu partido. 

Temer considerado (patinho feio)

O presidente da República Michel Temer é o “patinho feio” das eleições. Sem expor nenhuma imagem do presidente Michel Temer, a reunião emedebista buscou exibir uma imagem de diversidade. Essa têm sido a tônica dos eventos ligados ao partido.

Em junho Doria tinha 19%

Segundo a pesquisa mais recente do Ibope, divulgada no fim de junho, João Doria (PSDB) ficava na liderança da preferência dos eleitores para o governo de São Paulo, com 19% das intenções de voto, empatado com Paulo Skaf, com 17%. Em terceiro lugar ficaria Márcio França, o atual governador do estado, que ainda não oficializou sua candidatura. A confirmação deverá acontecer no próximo domingo (5), quando a convenção do PSB paulista ocorrerá.

Seguidor de Geraldo Alckmin

As Convenções estaduais de MDB, PSDB e PT oficializaram no sábado (28), respectivamente, Paulo Skaf, João Doria e Luiz Marinho como candidatos ao governo de São Paulo. Segundo Doria, caso seja eleito, ele quer “empunhar as mesmas bandeiras e causas” do ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do mesmo partido ao cargo da Presidência da República.

Doria ainda aproveitou a ocasião para elogiar o juiz federal Sérgio Moro, que é o responsável pela Operação Lava Jato, maior investigação de corrupção já feita no Brasil, e se referiu a ele como “herói que pôs Lula na cadeia”.

Convenções

Em São Paulo no dia 28 de Julho, vários partidos realizaram convenções para definir os participantes que irão disputar o cargo no governo de São Paulo.  
Sua candidatura foi confirmada em um centro de convenções na Barra Funda (zona oeste da cidade), onde a aliança entre o PSDB-PSD-DEM-PRB-PTC-PP foi selada em São Paulo.
Em São Paulo o PT vai de Marinho
O PT confirmou o candidato Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo, (onde o partido e o filho de Lula sequer logrou ser eleito vereador) no ABC Paulista, como candidato oficial. Em evento no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, muitos militantes petistas marcaram presença e aplaudiram ao ouvirem a leitura de uma carta enviada ao partido pelo ex-presidente Luiz Inácio da Silva, preso há três meses em Curitiba.
Lula será indicado no dia 4 de agosto
Marinho afirmou que quer ser governador “para ajudar Lula a governar o Brasil”. O candidato petista também convocou os eleitores a participarem da homologação da candidatura do ex-presidente à Presidência, que ocorrerá no dia 4 de agosto, na Casa de Portugal, em São Paulo.
“Vamos fazer com São Paulo o que o Lula fez com o Brasil e ser o governo da mudança”, disse Marinho, que tinha 3% das intenções de voto na última pesquisa.
Brasil da violência...
O Brasil é o país com o maior número de cidades entre as 50 áreas urbanas mais violentas do mundo, segundo ranking divulgado nesta semana pela organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, que faz o levantamento anualmente com base em taxas de homicídios por 100 mil habitantes.
São 17 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes listadas no ranking, que é encabeçado pela mexicana Los Cabos (com 111,33 homicídios por 100 mil habitantes em 2017) e pela capital venezuelana, Caracas (111,19).
Natal cidade assassina
Natal (RN) aparece em quarto lugar, com 102,56 homicídios por 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma taxa acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes como característica de violência epidêmica.
Campos no interior do Rio de Janeiro é citada

Outras cidades brasileiras que aparecem no ranking são Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Fortaleza teve aumento da violência
Fortaleza, em especial, é destacada no relatório por sua taxa de homicídios ter subido 85% entre 2016 e 2017 - de 44,98 para 83,48
Os números da internet no Brasil 
A pesquisa TIC Domicílios 2017 aponta que metade da população conectada acessa a Internet exclusivamente pelo telefone celular, o que representa 58,7 milhões de brasileiros. Pela primeira vez na série histórica, o estudo mostra que a proporção de usuários que acessam a rede apenas pelo celular (49%) superou a daqueles que combinam celular e computador (47%).
O perfil de uso exclusivo pelo celular é mais comum entre os usuários de classe D/E (80%) e de áreas rurais (72%). Isto reflete uma realidade em que os cidadãos de baixa renda não possuem múltiplos dispositivos de acesso à Internet como acontece no caso das classes A e B. Esse perfil também é superior entre as mulheres (53%) em relação aos homens (45%).
Celular...
"No Brasil, 33 milhões de usuários com renda mensal de até dois salários mínimos utilizam a Internet exclusivamente pelo celular, enquanto o uso simultâneo incluindo o computador foi realizado por 88% dos usuários da classe A. O fator socioeconômico é preponderante. Aqueles que têm a possibilidade de escolher combinam o uso de mais de um dispositivo para acessar a rede, algo crucial para o desenvolvimento de habilidades digitais, especialmente no cenário de nova economia digital", pontua Barbosa.
Em sua 13ª edição, a TIC Domicílios realizou entrevistas em mais de 23 mil domicílios em todo o território nacional, entre novembro de 2017 e maio de 2018 com o objetivo de medir o uso das tecnologias da informação e da comunicação nos domicílios, o acesso individual a computadores e à Internet, atividades desenvolvidas na rede, entre outros indicadores.
Realeza britânica: Meghan ignora o pai
Está nas redes sócias um fato intrigante. Em entrevista ao jornal britânico, Thomas relatou que está muito magoado com Meghan Markle e disse que não consegue falar mais com a filha: “Estou muito magoado por ela ter me cortado de sua vida completamente. Eu costumo ter um número de telefone para entrar em contato com seus ajudantes pessoais no palácio, mas depois que eu disse algumas palavras criticando a Família Real por mudar Meghan, eles me cortaram”.
Isolamento existe
Além do mais, o pai de Markle contou que quer falar com a sua filha e desejar felicidades no seu aniversário, mas não é possível. “É seu aniversário em 4 de agosto e eu quero enviar um cartão para ela. Mas, se eu enviar um cartão de aniversário ao Palácio de Kensington ou qualquer lugar em que ela está vivendo agora, será apenas um entre milhares. Ela provavelmente nunca irá ver”, disse. 

Por fim, desabafou revelando que talvez sua filha se sentiria melhor se ele morresse e que teme não conhecer seus futuros netos. "Os homens em minha família raramente passam dos 80 anos. Então vai ser uma surpresa se eu tiver mais dez anos de vida. Eu posso morrer amanhã”, afirmou o ex-diretor. “Talvez fosse mais fácil para Meghan se eu morresse”.

COLUNA É PUBLICADA SEMANALMENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário