Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 10 de outubro de 2017

OS BATISTA ASSALTARAM OS 4 MAIORES FUNDOS ESTATAIS

HELIO FERNANDES

O governo distribuiu nota oficial, comunicando que a fiscalização sobre  investimentos desses Fundos serão mais rigorosos. Não precisava, isso é o obvio. O que se esperava: a determinação da prisão dos irmãos, por mais esse crime. Nada a ver com os outros.

Ha 2 anos, uma investigação inesperada, provou e comprovou ,que Wesley e Joesley, roubaram os 4 maiores Fundos estatais: Correios, Petrobras, Caixa Econômica, Banco do Brasil. Prejuízo: 8 bilhões de reais. Surpreendentemente foram presos.

Só perderam a liberdade por 3 dias, logo soltos. Com um acordo: depositariam 1 bilhão, 520 milhões de reais, como antecipação de possíveis (?) perdas. E o processo continuaria. Acontece que não continuou, está engavetado, e os funcionários é que estão financiando a bandalheira. Recebem muito menos do que deveriam.

Não consigo descobrir quem mandou solta-los. E quem deu ordens para que o processo não continuasse. Deve ser alguém muito importante e poderoso. Provavelmente, membro do judiciário. A  Defensoria Publica deveria entrar em ação, para que  o dinheiro dos funcionários fosse devolvido. E aumentado o tempo de prisão dos irmãos larápios.

A REVOLUÇÃO DO REBOUÇAS

Foi  uma das grandes mudanças dos 5 anos do governo Lacerda.Antes desse túnel, quem  quisesse ir do centro para a zona sul ou fazer o trajeto inverso, teria que passar pelo Flamengo e Botafogo, desperdiçando um tempo enorme. Incluindo os caminhões de abastecimento. 

Começou a funcionar em setembro de 1965, 52 anos e meio, agora, esquecidos, festejam os 50 anos. A ideia foi do engenheiro Marcos Tamoio, depois prefeito do Rio. Numa conversa sugeriu  a ideia ao governador. Este respondeu, "não temos dinheiro, mas vou arranjar". 

Tamoio deu também a ideia do nome, irmãos Rebouças, negros e consagrados, arquitetos e engenheiros.

 Em junho de 1965, o governador resolveu abrir o túnel ao publico. E me pediu para imprimir uma faixa para colar no para-brisa dos carros, com a frase: "Eu passei no Rebouças". Rodamos 300 mil exemplares, sem nenhum pagamento. O túnel foi aberto, faltando  apenas o asfalto. Sucesso total.

PS- Complementando. Lacerda não quis passar o cargo ao eleito Negrão de 
Lima eram inimigos.

PS2- O vice Rafael de Almeida Magalhães renunciou, também não queria contato com Negrão.

PS3- O Presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Guimarães, não assumiu, ficaria inelegível.

PS4- Assumiu então o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Vicente Faria  Coelho, que passou o cargo Negrão.

PS5- Este, em plena ditadura, "eleito" pelo general Golbery, e pelo velho PCB, o partidão. Historia interessantissima, que algum dia contarei.

AGRAVADA A CORRUPÇÃO DE NUZMAN, SUA PERDA DE LIBERDADE RIMA COM ETERNIDADE

Hoje se completam os 5 dias da sua prisão provisória. Poderia ser prorrogada por mais 5 ou transformada em preventiva.Sem prazo. Acontece que ele foi preso por uma acusação, completamente ultrapassada com  as investigações.

A acusação que o levou á cadeia, podia ser diluída, diminuída, camuflada numa espécie de singular patriotismo. Se não fosse seu passado inescrupuloso, poderiam esconder a corrupção, confundi-la com o "orgulho de ver o meu país sediar uma Olimpíada". 

Quando  foi preso, logo no primeiro dia, confessou "Tenho 16 barras de ouro, depositadas num banco da Suíça". Mas não soube explicar a época em que comprou esse ouro, e de onde veio o dinheiro, nem mesmo o nome do banco.

Perguntado se declarara á Receita, respondeu: "Não sabia que era obrigatório, moro no exterior ha mais de 20 anos". Estarrecimento dos que o interrogavam.

Numa rápida investigação, descobriram: "Ele comprou por 12 milhões, (outros falaram em 15) um prédio de 10 andares, na Rua do Livramento". Ali, por volta de 1940, numa casa, começou, chegou ao apogeu e à derrocada, a Revista O Cruzeiro. Depois foi transformada em prédio, projeto de Oscar Niemeyer.

Pagou com dinheiro do COB, (Comitê Olímpico Brasileiro) mas lá, ninguém sabe de nada e não há o menor registro de propriedade. 

PS: O Ministério Público pediu a transformação da prisão temporária em preventiva. Hoje, o juiz responderá ao MP.

SUPREMO, QUARTA FEIRA

A presidente Carmen Lucia convocou duas sessões para amanhã. Sobre o mesmo assunto: o destino de  Aécio Neves. E quem pode ou não pode decidir sobre Cautelares. A primeira começando ás 9 até o almoço. A segunda depois do almoço. Ambas plenárias.

A presidente quer resolver a questão amanhã e enviar a decisão imediatamente para o Senado. Mas se os ministros puderem falar indefinidamente, podem convocar mais duas ou três, sem resultado.

PS- Sugestão construtiva: a segunda sessão, só terminará quando houver uma conclusão.

PS2-Não importa que a  sessão chegue á meia noite. Ou entre pela madrugada da quinta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário