Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

HOJE, EM DUAS SESSÕES, O SUPREMO PODERÀ SE REABILITAR?

HELIO FERNANDES

Como todos sabem, hoje a partir das 9 da manhã, o mais alto tribunal do país, estará funcionando em sessão plenária. Examinará sua própria decisão, afastando o senador Aécio Neves, e proibindo-o de  sair de casa á noite. Contestado, ministros, não oficialmente, responderam: "Não é prisão e sim medida CAUTELAR".

Começou então um explosivo debate, com a autoridade e importância do Supremo, negada e rebaixada por pareceres insignificantes. O primeiro a se manifestar foi um órgão interno e subalterno do senado. Presidido por um funcionário, colocou a subserviência a seus chefes acima da pretensa sabedoria jurídica, e negou os poderes do Supremo.

Seguindo o mesmo caminho, e sem o menor constrangimento, surgiu a  Advocacia Geral da União, criticando duramente o Supremo. Esse órgão, como está explicito no nome, tem que defender a União. Que não está em causa.

As decisões do Supremo podem até atingir a União, que não podem ser negadas por ninguém. Mas é difícil para alguém nomeado pelo presidente da Republica, negar ou resistir  a um pedido dele. Por mais desmoralizado que seja ou esteja.

Conhecendo a parlapatice verbal e a loquacidade exibicionista de alguns ministros, a presidente marcou duas sessões para hoje mesmo. A primeira,  até á hora do almoço. A segunda até quando Deus quiser. Desde que cheguem  a um resultado definitivo.

Definitivo é força de expressão. Pois o senado tem sessão marcada para o dia 17. Quando senadores assustados, ou melhor, apavorados que aconteça com eles, o que aconteceu com  o senador Aécio, revoguem, modifiquem, substituam o decidido pelo Supremo. Conduzidos pelo medo, são capazes de tudo.

Será o assunto do  dia e até mais do que isso. A opinião publica voltada inteiramente para a repercussão. As televisões, desde ontem examinavam e reexaminavam as programações, prevendo aproveitar a grande audiência.

PS- Esses são os fatos, rigorosamente verdadeiros.

PS2- Circulava intensamente: um ministro pediria vista, na sessão da tarde.

PS3-Tenebroso,  vergonhoso, mas não inusitado, confronto e desafio á opinião publica.

PS4- Não posso deixar de publicar. Mas resisto em acreditar.
.
A ESPANHA DEVE À CATALUNHA A SOBREVIVENCIA COMO PAÍS

Em todos os episódios dos últimos 80 anos, a Catalunha é democracia, a Espanha, reacionarismo, retrocesso, ditadura. Proclamada a Republica em 1936, apoio total  da Catalunha, pressão  e autoritarismo da Espanha. Eleito o Presidente, sua primeira viagem foi á Catalunha, que lhe deu apoio total.

Mas a Espanha já conspirava. Deu todo apoio ao general Franco,que comandava as tropas  da Ilha das Canárias. Em menos de 3 meses derrubava o presidente eleito, instalava a ditadura cruel, selvagem e autoritária.

Alguns militares, comandados pelo General Molla (que servia na Catalunha), tentaram resistir á covardia e massacre do general Franco. Ele hostilizava a Catalunha ( e  lógico Barcelona) , que tentava resistir, mas não tinha condições.Isso durou 40 anos.

Quando percebeu que chegara o seu fim e o da ditadura, restabeleceu a monarquia com o apoio da Espanha. Protesto e revolta da Catalunha  Como nem os ditadores são imortais, Franco morreria pouco tempo depois

PS- Até no  futebol, Franco tentava humilhar e derrotar a Catalunha. Torcia pelo Real Madri, não perdia um jogo entre eles, na capital. Nunca foi ver um jogo  em Barcelona. 

PS2- Apesar de tudo o que escrevi, sou mil por cento a favor da independência. A não ser que seja negociada e dialogada.

BONIFACIO ANDRADA

Ele era o relator dos sonhos de Temer, mostrou  que presidente acertou. Apenas um contratempo: em plena sessão, o Andrada teve que tirar a roupa do PSDB e vestir a do PSC. Assim travestido, gastou pouco mais de 2 horas para exaltar Temer, e insultar a PF, a PGR, o Supremo.

Tudo desnecessário. Não é  por aí que vão se livrar de Temer. Ninguém vai obter os 342 votos indispensáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário