Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 31 de outubro de 2017

O PETRÓLEO ERA NOSSO, O PRÉ-SAL É DELES

HELIO FERNANDES

Foi uma campanha civica que emocionou o país .Ha 50 anos começou no Clube Militar, glorificou e consagrou a frase imortalizada, O PETROLEO È NOSSO.E nem sabíamos se tínhamos mesmo petróleo. Só quem acreditava que existia petroleo de verdade no Brasil, foi o grande Monteiro Lobato. Por causa dessa crença, foi preso inúmeras vezes, depois asilado.

50 anos depois surgiu o pré-sal, uma realidade que colocou o Brasil entre os naturais maiores produtores do mundo. A satisfação desse inédito enriquecimento, empolgou o Brasil. A grande dificuldade era a profundidade. O pré-sal só podia ser retirado entre 3 e 6 mil metros. Já existia pré-sal no mundo. Mas não com o volume espantoso das nossas reservas.

Outro problema que tivemos que enfrentar:a cobiça e a ambição das grandes empresas petrolíferas, que não podiam admitir que o Brasil fizesse parte desse grupo privilegiado. Usaram sua potencia, experiência,importância, na sexta feira,arruinaram o presente e o futuro do país, com a cumplicidade geral.

Levaram quase 2 anos, e na sexta feira consumaram a maior bandalheira , e sempre envolvendo a Petrobras. Na Lava-Jato foi descoberto o maior plano de roubalheira já imaginado e executado pelas empreiteiras, que começaram a existir  com a mudança da capital, foram crescendo dominando o mercado.

Apesar de descobertas, continuam poderosas. Mas haja o que houver, foi apenas corrupção miserável, comparado com o que entregaram agora, com o que transferiram de PARTILHA para CONCESSÃO, com números espantosos e CUMPLICIDADE  irreversível.

QUASE 1 TRILHÃO DE PRÉ-SAL, ENTREGUE POR 6 BILHÕES DE REAIS

Desde a Tribuna impressa me posicionei contra os leilões, qualquer que fosse a denominação. Os corruptos poderosos tinham duas opções: PARTILHA ou CONCESSÃO. As duas eram  ruinosas. Mas com a partilha, o governo receberia uma comissão por todo o petróleo extraído. Enquanto houvesse extração haveria pagamento recompensa á Petrobras.

Mas o PSDB não podia admitir esse "prejuízo" para as importantes empresas compradoras, então aprovou a mudança de leilão para CONCESÃO. A Petrobrás entrega todo o pré-sal, e não recebe nenhuma importância pelo petróleo extraído. O projeto é da autoria do José  Serra, duas vezes derrotado para presidente da  Republica. E acusado de ter recebido 22 milhões das empreiteiras roubalheiras. 

Mas isso é apenas o inicio que pode ser dimensionado em numeros.Mas por fora, privilégios, dádivas, favorecimentos  Vou reduzir, é tão vergonhoso, degradante, explorador, que só mesmo com uma revolta, que o grande J.E. de Macedo Soares identificou e imortalizou, como" a plebe vil e ignorante das ruas".

O BNDES empresta aos compradores, 20 bilhões de reais. Compra por 6 e recebe, "emprestado",  20 bi.

Total isenção de impostos.

Os compradores poderão utilizar a tecnologia da exploração da Petrobras, avançada.
Mesmo esses míseros 6 bilhões serão pagos DEPOIS, e de forma parcelada.
O petróleo está  em  alta no mercado internacional.

PS- Toda a comunicação brasileira se esvaiu em elogios aos compradores, exaltando "o grande negocio feito pelo Brasil".

PS2- Rádios, jornais, TVs, a chamada imprensa digital, foi repetitiva: "As maiores e mais importantes empresas de petróleo, participaram da concessão".

PS3- Não consigo definir numa palavra ou de forma sucinta, essa inacreditável roubalheira.

LUIZ FUNARO-EDUARDO CUNHA

O doleiro fez um depoimento contundente contra o ex-presidente da Câmara. Um olhando para o outro, separados apenas por uma mesa. Os próprios Procuradores, com 3 anos da Lava-Jato, ficaram impressionados.

Funaro começou localizando o tempo de relacionamento dos dois: "Ha 15 anos tenho negócios (textual) com ele, nos encontravamos toda semana". Disse que “cumpria ordens dele, abastecia 12 deputados".  E explicou: "Um dia perguntei qual era seu interesse, respondeu que ficava dono dos mandatos deles".

Foram citados mas não liberados os nomes deles.

Sem que ninguém perguntasse, relatou: "O ex-presidente da Câmara, embora não tivesse participação, sabia dos meus encontros com Geddel Vieira Lima. Um dia fez uma pergunta que sabia que eu não podia responder: queria saber quem eram os remetentes das malas que eu levava para Salvador".

PS- Os Procuradores consideraram Funaro um depoente PRECIOSO.

PS2- E têm como certo que estão longe de terem acabado.
PANICO NA CASA BRANCA

9 meses depois da posse de Trump, altos personagens da campanha estão sendo presos. Motivo: participaram da intervenção da Rússia na eleição americana. Depois da  vitoria ocuparam cargos elevadíssimos, não resistiram 1 mês.

Foram demitidos diante das denuncias da imprensa. O FBI foi obrigado a abrir investigação. Os 2 foram interrogados, um deles confessou que mentiu sobre o assunto. A Casa Branca, assustada, tenta criminalizar a derrotada e prejudicada Clinton. Agora, o apogeu que Trump não  esperava. Os 2 ex-auxiliares se complicaram e estão presos.


Para poderem ficar em prisão domiciliar, um deles pagou 10 milhões de dólares de fiança. O outro, 5 milhões. A  Casa Branca está convencida que eles sabem muito mais do que se imaginava. E acreditam que se defenderão, contando o que sabem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário