Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PRESO WESLEY, IRMÃO DE JOESLEY

HELIO FERNANDES

Quando noticiei a prisão do primeiro Batista, coloquei no titulo: "Agora falta o  irmão". Não falta mais. Acabou de ser levado de casa, depois de busca total. Dirigia a JBS, ocupa o cargo de Presidente de Conselho de Administração.

No tempo em que eles eram corruptos mas, sem tanta notoriedade, esse cargo era ocupado por Henrique Meirelles, que como Ministro da Fazenda, não corre perigo. A  prisão de Wesley, preventiva, mais grave que  a de Joesley, provisória. Mas Joesley chega lá.

Amanhã terminam os 5 dias da provisória de Joesley, o Ministro Fachin pode prorrogar por mais 5 ou antecipar e transformar logo em preventiva. De qualquer maneira,os irmãos terão oportunidade de praticar a solidariedade no cárcere. Imitando ou parodiando Nelson Rodrigues(que nem sabem quem é)que falava em"solidariedade no câncer".

A CPI DA JBS

Joesley já está preparado para depor. Logo depois da prisão de Wesley, colocaram seu nome na lista de convocados. Nenhuma importância,  já não se fazem mais CPIs como no Rio de Janeiro, sensacionais, com enormes audiências e resultados efetivos. Essa, antes de começar, já foi identificada como "CPI chapa branca", pelas repórteres Maria Lima e Letícia Fernandes. È o que merece uma CPI que tem como relator o deputado Carlos Marum, sistemático sequestrador  da ética.

Alguns membros estão desembarcando da CPI, já perceberam o roteiro escrito para Marum cumprir. Ausência e inocência total para Temer. Insistência e condenação para os irmãos Batista. O publico aplaude, entusiasmado, a segunda solução. Vaia estrepitosamente a primeira. Esperem a confirmação. 

ECONOMIA DA FLORIDA E DO BRASIL

Os primeiros levantamentos sobre o furacão que atingiu esse estado americano chegam á conclusão inicial de prejuízo: 200 bilhões de dólares, equivalente a 600 bilhões de reais. Levantamento seguro, depois que tudo passar.

No Brasil, o furacão Temer provocou em 16 meses, prejuízos que começaram em 129 bilhões de reais, e já estão em 179 bi.Apesar da Florida ser um estado, e o Brasil é cada vez menos distante do que se considera Estado(de direito) ,os prejuízos não se comparam. Temos que esperar o furacão brasileiro ir embora. Pode não demorar muito, como todo o Brasil espera.

LULA - MORO PELA SEGUNDA VEZ

Num dia cheio de acontecimentos políticos importantes, Curitiba ganhava preponderância. Pela relevância do encontro, a insistência das acusações, e o lugar altamente destacado que o depoente ocupa, mesmo depois de mais de 1 ano sob fogo cerrado

As acusações de agora, se restringiam ou se resumiam á propriedade de dois imóveis. Delatores assinalaram que esses imóveis passaram a pertencer ao ex-presidente, através de pagamentos feitos pela Odebrecht. Isso vinha de meses, se anunciavam atropelos, o que exigiu reforço de policiamento. Que se provou desnecessário.

Lula chegou em Curitiba na véspera, de carro. Dormiu na casa de um amigo, muitos queriam hospedá-lo por uma noite. Durante duas horas respondeu a todas as perguntas, sem hesitação, embora algumas fossem repetidas. No momento, impossível qualquer conclusão ou comentário, tudo vai para o processo, formar um julgamento, uma sentença condenando ou absolvendo.

Como já disse ha dias, Lula não deverá ser preso nestes últimos meses de 2017. A maior expectativa  e esperança, até movida a angustia e esperança, se localiza na instancia superior de Porto Alegre. Mas o próprio presidente desse tribunal Regional Federal, já disse em entrevista: "Decisão sobre esse caso, provavelmente por volta de junho de 2018.

Jornalisticamente, acredito que não vá tão longe, embora ultrapasse facilmente 2017.

SUPREMO, ONTEM. TRÊS QUESTÕES INADIAVEIS, DUAS DELAS RIGOROSAMENTE INSIGNIFICANTES 

A primeira: o presidente da Republica pedia o afastamento de Janot dos processos sobre ele. Escrevi durante uma semana: "O Supremo não pode atender a esse pedido de modo algum". Era  tão obvio, que o  pedido foi recusado por unanimidade. Todos seguiram integralmente o voto do relator, Ministro Fachin. (Celso de Mello falou 1 hora e 12 minutos, nem um minuto a mais ou a menos).

Até o incauto Alexandre de Moraes, votou cautelosamente, recusando o pedido do chefe e protetor, Michel Temer. Toda a sessão foi exaltação total e completa á importância do cargo de Procurador Geral da Republica. E consagração pessoal para Rodrigo Janot, pela "independência, competência e serenidade com que se comportou". Janot, que estava em causa, substituído pelo sub-procurador  Nicolau Dino.

(Brilhante, e que aliás, ganhou a eleição para suceder Janot. Não foi nomeado, por uma razão: tem um irmão que é governador do Maranhão, derrotando a família Sarney. O ex-presidente pediu a Temer "para não nomeá-lo", atendido imediatamente).

Gilmar Mendes estava no tribunal, mas não compareceu á sessão. Adorando debater sozinho ou tumultuar o coletivo, se reservou para a continuação, depois do lanche.

A SEGUNDA SESSÃO, POLÊMICA, TUMULTO, DUROU APENAS 40 MINUTOS.

Deviam discutir (civilizada  e democraticamente)duas questões em conjunto. A continuação das ações da PGR contra Temer. E o exame da delação do corrupto Joesley. Mas é impossível o Supremo funcionar com o ministro sem toga,se considerando o único com o direito, de aos gritos,  discordar de todos.

A divergência chegou a um ponto que parecia briga de rua, a presidente Carmen Lucia resolveu encerrar a sessão, exatamente ás 18 horas. Ela não podia fazer outra coisa. Mas agora tem que resolver o problema maior: o que fazer com Gilmar Mendes.
Janot tem hoje, quinta, e amanhã sexta, para enviar nova denuncia contra Temer. Mas Gilmar  Mendes já deixou bem claro,"isso não acontecerá".

 Carmem Lucia tem algumas horas para convencê-lo a não praticar "suicídio profissional". E se ele tentar ou conseguir fazer o Supremo descumprir seu dever, ou obrigá-lo á omissão culposa, só haverá ma solução:

AFASTA-LO DEFINIIVAMENTE. O IRMÃO DE JOESLEY

Já escrevi sobre a prisão dele. Ao contrario do que estão falando, "nada a ver com o irmão",  rigorosamente falso ou mentiroso.Wesley ficou tempo demasiado em liberdade.Ele foi o responsável  e o executor da  OPERAÇÃO PRIVILEGIADA com dólares e ações.

Antes de Joesley deflagrar a bomba das delações, Wesley vendia ou comprava, de acordo com o esquema planejado.

PS- Quando que ia ficar preso, Wesley pediu ao juiz para mantê-lo na carceragem. O juiz concordou.   


PS2- O advogado de Wesley disse que ele será libertado hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário