Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

1894: A POSSE DE PRUDENTE DE MORAES, A AUSÊNCIA ARROGANTE DE FLORIANO PEIXOTO

HELIO FERNANDES

Num artigo escrito ha dias, contei o fato: Floriano Peixoto que era vice, acumulando com o Ministério da Guerra, derrubou o presidente Deodoro, assumiu no seu lugar. Sem comunicar a ninguém, ocupou o palácio presidencial, que era então no suntuoso, luxuoso, maravilhoso Itamaraty. Num texto ótimo mas cheio de lacunas,tentando me contestar, fizeram referencias aos dois personagens.

 Mas como eles foram vastamente importantes no governo inicial da Republica, muita coisa foi esquecida, deturpada, modificada. Por exemplo: enquanto Deodoro e  Floriano sem voto e sem povo, se apossavam do poder, Prudente era eleito diretamente Presidente do Senado.   

Ficou 4 anos no cargo. O Senado (e a Camâra) eram na Quinta da Boavista. Muito mais tarde mudou para uma transversal da Lavradio (onde a Tribuna funcionou durante 59 anos)  e ha mais de 80 anos se chama rua do Senado. Depois foi para o Palácio Monroe, replica externa, apenas externa, do Capitólio. O "presidente" Geisel, mandou derrubá-lo em 1976 e transformá-lo em  estacionamento subterrâneo .

Floriano assumiu como se fosse ficar para sempre. Em 1894, Prudente foi eleito, não veio do palácio presidencial (que nem era em São Cristovão, e sim quase em frente á Central do Brasil), pois se não fora empossado, como estaria no palácio? Alem do mais, os dois se atritaram e se hostilizaram, em virtude dos cargos que ocupavam.(Floriano sempre vetado pelo Senado).

Floriano não tomou a menor providencia  para a transmissão, que aconteceu não em São  Cristovão, mas na Praça da Republica. 15 de novembro, verão terrível, todos de casaca e cartola, chegando de Tilbury. Suando desesperadamente. Terminada a solenidade, foram a pé para o Itamaraty, que era do lado. E que só continuou palácio presidencial até l896. Prudente teve que ser operado com urgência. Seu vice (sempre eles) comprou o Palácio do Catete e se mudou para lá, até á volta de Prudente, 8 meses depois.

Ainda existem contradições, equívocos, desacertos. Mas vou parar por aqui, chegando na parte em que o embaixador da Inglaterra "dá posse ao presidente do Brasil". È tão engraçado e despropositado que não é possível nem remendar. Só não conhecendo o personagem Prudente de Moraes, elegante, compreensível, mas prezando acima tudo a autoridade.

Em 1898, expulsou do Palácio do Catete (já na volta da operação) um Rotschild, que afrontosamente foi lhe cobrar a divida externa.Como se vê, são dois episódios diferentes, o que aconteceu de verdade, narrado aqui e o da tentativa de me desmentir.


PS- Quanto ao fato de Floriano ir "para casa" de bonde, nessa época não existia bonde na região. Só começou em 1904, quando foi aberta a enorme e larguissma Avenida Central, que passou a se chamar Avenida Rio Branco em 1912,quando morreu o Barão chanceler.

PS2- Vou aproveitar para corrigir o que escrevem e falam sobre vetos  a nomeações de Floriano,que precisavam de ratificações do senado.

PS3- Em 1892, Floriano nomeou Barata Ribeiro para o Supremo. O Senado vetou. Em 1893, nomeou o mesmo Barata Ribeiro para prefeito do  Distrito Federal. Veto repetido.

PS4- Rui Barbosa começou a preparar um Habeas Corpus no Supremo para retirar Floriano da presidência. Estava de forma ilegítima. Floriano soube, mandou um emissário ao presidente do Senado, com um recado-pergunta: "Se o Supremo der HC contra mim, quem dará HC aos Ministros?".

PS5- Pânico geral. Floriano, autoritário, arbitrário atrabiliário, era bem capaz de mandar prender todos que votassem contra ele. A pressão sobre Rui, impressionante. Desistiu, se exilou na Suíça.Voltou em 1896, se elegeu novamente senador. 

A DEMORADA, CONTRADITÓRIA, PERDULARIA PRÉ-DELAÇÂO DO EX-MINISTRO PALOCCI

Se for verdadeira, é explosiva e deixa o ex-presidente em situação insustentável. Mas por enquanto tudo não passa de divagação de um corrupto criminoso, irregular desde prefeito, demitido dos dois ministérios que ocupou. E demitido por quem agora denuncia.

Dois pontos fundamentais que precisam ser esclarecidos, para que Palocci ganhe credibilidade. 1-Está depondo ha 6 meses, desde abril, os investigadores estão cheios de duvidas e incertezas.Se estivessem acreditando,já teriam autorizado a delação propriamente dita. 

2- Vários personagens de diversas fontes, apontam contradições no que Palocci tem falado. Números e datas que não combinam e até se chocam. 3- E a questão dos 300 milhões de reais, "o pacto de sangue" (textual) Lula-Odebrecht. Se for provado, é indefensável.

Mas investigado de todos os modos e maneiras, até agora nenhum sinal dessa massa de dinheiro. Aqui, onde estaria? No exterior, ha tempos, já teria sido localizado.

BLOOMBERG-LULA-MEIRELLES

O Canal de noticias do ex-prefeito de NY durante 12 anos tem ótima reputação jornalística. Mas ontem publicou esta nota estranha. Que reproduzo textualmente: "Na sucessão presidencial do Brasil, sai Lula, entra Meirelles". Estapafúrdia.

Em tempo: Michel Bloomberg, antes de ser prefeito, era o terceiro homem mais rico do mundo, com patrimônio de 13 bilhões de dólares. Agora é o quarto, com os mesmos 13 bilhões. Durante a administração, devorou os rendimentos. Que devem ser soberbos.

  
DOIS MINISTROS DO STF E DO TSE, DIAS TOFFOLI E GILMAR MENDES, PREMEDITADA E IRRESPONSAVELMENTE, MANTIVERAM TEMER NO PODER

È o maior escândalo judiciário acontecido no Brasil. Começou em maio de 2014. O PSDB entrou com recurso no TSE, pedindo a cassação da chapa vitoriosa, Dilma-Temer. Presidindo o tribunal (é sempre presidido por um Ministro do STF) Toffoli durante os 2 anos do seu mandato, manobrou contra a dignidade, a respeitabilidade e a credibilidade do julgamento.

2 anos deliberadamente perdidos, desperdiçados pelos desvios de conduta, com o objetivo de não chegar a resultado algum. O que conseguiu. Os 2 anos do seu mandato, terminaram em maio de 2016, teve que passar o cargo a outro Ministro do Supremo.

A CATÁSTROFE GILMAR MENDES

Se alguém imaginava que o novo presidente seria mais criminoso (a palavra insubstituível é essa), errou completamente. O ministro que se provaria e se comprovaria o anti - magistrado, está a 16 meses no cargo. Assumiu em maio de 2016, vai até maio de 2018. Portanto ainda tem mais 8 meses para defender e e proteger o "presidente" corrupto. Que segundo previsões (?) dele mesmo, tem mandato até o ultimo dia de 2018.

Diga-se a bem da verdade: Toffoli atuou para favorecer Temer, nos limites internos do TSE. Aí, usurpou e abusou da credibilidade, sem qualquer constrangimento. Gilmar não tem limites na audácia e no desafio, não só ao judiciário mas, á própria comunidade. E ultrapassou todas as conveniências e responsabilidades, mantendo uma desairosa e desonrosa intimidade publica, com o presidente REU.

E para encurtar e sumarizar, cheguemos ao vergonhoso, inédito, degradante, deprimente e imprudente "julgamento" absolvição de Temer por 4 a 3. Estarrecimento total da opinião publica, sem poder para agir. Estarrecimento de todo o judiciário, que tendo todos os poderes para agir, se refugiou blandiciosamente na omissão.

NOVA CUMPLICIDADE  DO TSE

Quando o país, assombrado e estarrecido, tomou conhecimento do crime maior de Temer, a questão foi levada direta e imediatamente ao TSE. O que se esperava sem a menor duvida: que no mesmo dia, Temer fosse afastado (expulso judicialmente) definitivamente e condenado á prisão.

O país inteiro errou, Gilmar segurou o processo, protegeu e privilegiou mais uma vez o presidente corrupto. E continua a aconselhá-lo e a visitá-lo acintosamente. Conseguiu livrá-lo através do TSE e continua livrando-o no STF.

Afinal, quando é que o Supremo vai interpretar corretamente a Constituição, e entender que não precisa de AUTORIZAÇÂO da Câmara para julgá-lo e condená-lo? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário