Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

JOESLEY DEPONDO NA PGR

HELIO FERNANDES

A convocação foi fulminante. Joesley e apaniguados receberam a intimação ontem por volta das 20 horas, estão sendo interrogados desde ás 11 horas. Apesar do feriado vão ficar provavelmente o dia todo, não festejarão  a própria independência, e estão na iminência de perder a liberdade.

Ministros do Supremo, atentos para o desenvolvimento da fala. E pelo menos Carmen Lucia, Fux, Roberto Barroso, Fachin, Marco  Aurelio, Rosa Weber, esperando ou admitindo que Janot peça imediatamente a prisão de Joesley e do irmão. Quando acontecer, festa e comoção nacional, "do Oiapoque ao Chui".

PALOCCI, DELATOR E TRAIDOR, APARENTEMENTE ASSUSTADOR

È o assunto do dia, agora na sua versão definitiva:atingir Lula de forma contundente, retirando-o  de uma possível disputa presidencial em 2018. Antes, o próprio ex-ministro desmentia isso, apregoava que iria "desmitificar e desmascarar"(textual)o sistema financeiro nacional. Bancos, corretoras, Bolsa ,tudo isso.

Mas quando chegou preso em Curitiba, já condenado a 12 anos de prisão, vinha com a biografia do ex-presidente em punho, com números e citações estrondosos. E usava e insistia na sua ligação com Lula, ele mesmo relembrava, "de toda uma vida". Era rigorosamente verdadeiro. E mais do que uma ligação, da parte de Lula era uma amizade salvação.

Palocci sempre chafurdou na corrupção, desde o primeiro cargo: prefeito de Ribeirão Preto. Foram tantas da Fazenda as irregularidades, que terminado o mandato, foi praticamente  expulso da cidade. Não voltou mais, por medo e impossibilidade. Ficou no ostracismo até á eleição  de Lula em 2002, e a surpresa que atormentou o PT.

Até as pedras da rua sabiam, (Rui Barbosa) que o Ministro da Fazenda seria Aluizio Mercadante, eleito senador nesse mesmo 2002. O suplente comemorava diariamente. Ninguém entendeu quando Lula anunciou Palocci como Ministro. E fazia tudo para prestigiá-lo e exaltá-lo. Muito comum afirmações como esta: "Espero o Palocci me dar sinal verde para baixar os juros".

Corrupto por direito de conquista, teve que ser demitido, Lula não conseguiu mantê-lo. Mas fez tudo para não"queimá-lo". Referendou seu nome quando Dilma decidiu colocá-lo no cargo importantissimo de Ministro Chefe da Casa Civil. Alem do cargo, mansão maravilhosa, o que afinal, em Brasília è a mordomia mais comum.

Só ficou 7 meses, teve que ser demitido pela posse de mais de 120 milhões, que ele garantiu que ganhou com consultoria.Isso era o mínimo.Foi preso, condenado, e agora denuncia quem o protegeu e defendeu. E o mínimo que diz: "Lula tinha um acordo de sangue com a Odebrect, que lhe garantiu 300 milhões, de uma vez. Fora outras coisas.

Espantoso: investigado de todas as maneiras, essa acusação jamais apareceu, é exclusividade de Palocci. E onde o ex-presidente guardaria 300 milhões? Aqui? Mas em que lugar. No exterior, em contas de  bancos bem escondidos? Teremos que esperar, a clarividência das fontes de informação do corruptissimo ex- ministro duas vezes.

PS- Delações traições como essa, como a dos irmãos Batista, não deveriam ser aceitas, são altamente duvidosas e vulneráveis. 

PS2- Delação perfeita e irretocável, a do doleiro Lucio Funaro, sobre Geddel. Não tinha a menor ligação com ele, sua obrigação era entregar o dinheiro que mandavam.

PS3- Na delação, confirmou: "Entreguei ao senhor Geddel, 6 malas  com dinheiro. Ás vezes ia no meu  jatinho, ás vezes em jatinhos fretados. Está tudo aí.

O TAMANHO DOS JUROS

Como se esperava, o BC reduziu a Selic de 9,25% para 8,25%, portanto queda de 1%. Nenhuma surpresa, todos esperavam exatamente isso. Mas o Presidente do BC fez questão de ressalvar: até o fim do ano, provavelmente só acontecerá uma nova modificação, com a taxa fixada em 7%. 

O Presidente do BC tem presumida ou suposta autonomia, mas como o Ministro da Fazenda já foi Presidente do BC no Governo Lula, faz questão de consultá-lo. Henrique Meireles, que fez toda a carreira e ganhou fortunas nos Estados Unidos como banqueiro, é naturalmente apologista de juros altos. Não deve ter contrariado o Presidente do BC. Mas os dois têm obrigação de saber, e sabem mesmo, que 7% é uma taxa absurdamente alta.

DEPOIS DE 8 HORAS JOESLEY É LIBERADO

Começou a falar ás 10,15, terminou ás 18,15, foi autorizado a ir embora .O maior bombardeio do depoimento: o relacionamento de Joesley com o ex-Procurador Marcelo Miler. Resposta longa, mas dominada por evasivas. Principalmente estas: "Não queria atingir o senhor, nem sabia que ele havia deixado a Procuradoria". 

Começou a depor a 15 minutos,  o executivo delator Ricardo Saud.


Nenhum comentário:

Postar um comentário