Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Petrobrás sacrificada

16.11.15
HELIO FERNANDES

Depois da Lava Jato nada mais deu certo, e não podia mesmo. Publicamente tudo começou com o espantoso caso de omissão e corrupção da refinaria de Pasadena. Dona Dilma era Ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho da empresa.

Diante do escândalo sem precedentes, fez uma declaração igualmente clamorosa, acintosa, calamitosa: "só assinei o relatório preparado pelo Diretor Internacional (já preso e condenado há 20 anos) Cerveró, porque ele era falho, deficiente e sem informações”. Todas as razões e motivos para não assinar.

Era uma soma vultosa de dinheiro, mas ninguém imaginava nem de longe que surgisse o Petrolão, Premio Nobel em matéria de roubalheira. Quando a Policia Civil Federal, o Ministério Público e o juiz federal Sergio Moro começaram a investigar, desfolhar, revelar, denunciar e divulgar as licitações denominadas de Lava Jato, o assombro foi total. E a identificação e a classificação, irrefutáveis mas não inacreditáveis e cada vez se aprofunda e se identifica como o maior escândalo da História da República.

Já estamos na fase número 19, e as surpresas surgem a cada dia, revelando e aprisionando personagens nunca dantes responsabilizados, de tão poderosos que são, que eram mas não serão mais. E levaram de roldão a maior empresa brasileira, hoje completamente descapitalizada, desmoralizada, desacreditada. Deve tanto, que não pode nem pensar em fazer caixa, não para pagar mas sim para amortizar. E essa dívida foi feita em dólar, a partir de 1,70 quase 2 reais. Mas hoje oscilando entre 4 reais e um pouco menos, admite que venderá ativos, loucura completa com a situação da inflação e a desconfiança dos supostos ou possíveis compradores.

Os fatos também comprometem a recuperação da Petrobras. O barril de petróleo já foi vendido por mais de 100 dólares, maravilha. A ultima cotação foi de 41 dólares e a tendência não é de alta e sim de queda maior. O último balanço trimestral apresentou prejuízo de 3 bilhões e 500 milhões de reais, e oficialmente a empresa informou: “O Pré - Sal representa 24 % da produção da empresa." Aí a culpa não é deles, mas é um roteiro que ninguém gostaria de ler ou produzir.

A extração de um barril custa entre 50 ou 60 dólares. Vendendo a 100 dólares cada barril, bastava exportar 1 milhão e o lucro desse Pré - Sal, numa aritmética tem que ser invertida. Com os mesmos números, o prejuízo passa a ser de 50 ou 60 milhões também por dia. E como a Petrobras tem um volume grande de importações (combustível, derivados, diesel, etc.) a perda de recursos é inimaginável.

Não podemos encerrar o capítulo de hoje sem discordar (como tenho feito desde o inicio) sobre os prejuízos provocados pelas empreiteiras, todas elas, das maiores às outras. O primeiro relatório de volume das propinas, falava “em 6 bilhões de reais ". Conhecendo o desfalque, fiquei revoltado e protestei.

Agora, levantado por especialistas, eleva a roubalheira para 42 bilhões. Ainda não estou satisfeito ou conformado. 

A então presidente Graça Foster foi mantida irresponsavelmente, porque "era amiga e via novela junto com Dona Dilma ". Surpreendentemente publicou um relatório no qual colocava as perdas em 88 bilhões. Achei que estava perto da realidade. Mas a realidade transtornou a presidente da República, que imediatamente demitiu Dona Graça, nunca mais se falaram.

ATENTADO EM PARIS -
Mais perigoso do que o Al - Kaeda 

16.11.15
HELIO FERNANDES

Foi surpreendente por todos os motivos, esse covarde e bárbaro atentado. Muitas perguntas e nenhuma resposta. Para começo de conversa por que dois atentados na França, no mesmo ano? Para uma justificativa esfarrapada, podemos identificar o assalto com l2 mortos ao jornal Charlie, não permitir que a "ofensa" fosse repetida, atingindo a imagem de Maomé. Vingança, represália, demonstração de que tem força e não assistirão em silencio.

Só neste 20l5, o EI praticou 30 atentados, cada um com uma característica. O ultimo antes da sexta feira l3, representou completa inovação: a destruição de um avião da Rússia a l2 mil metros de altura, é uma nova estratégia que põe em risco e em perigo toda a multidão dos mais diversos países que anda de avião.

A diferença entre a antiga AL kaeda e o terrorismo do EI é que o primeiro tinha uma liderança incontestável que era Bin Laden. Este ficou quase 6 anos sendo procurado pelos mais importantes instituto de inteligência do mundo principalmente o FBI. Quando ele foi morto o seu grupo desapareceu completamente.

Já o EI não tem lideranças e até , segundo informes, que ainda não se transformaram em informações, agem individualmente tentando dominar e controlar o grupo. Como prova disso o ataque de sexta - feira na França teve 6 grupos inteiramente diferentes. 
Ontem domingo na Turquia, 20 dos mais importantes chefes de estado, presidentes ou primeiros ministros, em um encontro que já estava marcado para discutir problemas econômicos, só teve um assunto: como combater o terrorismo.

Teoricamente todos concordaram com a afirmação do presidente François Hollande de que é uma verdadeira guerra. A tensão , o susto, e a preocupação com o terrorismo eram de tal ordem, que esses 20 poderosos personagens estavam sempre cercados por 160 seguranças.

O ataque contra a França tem uma semelhança remota com o 11 de setembro nos EUA pelo fato de não terem completado o objetivo covarde e traiçoeiro. Nos EUA depois de derrubarem as Torres Gêmeas partiram para demolir o Pentágono onde trabalham diariamente 780 mil funcionários. Por causa de um fato não previsto tiveram que abandonar o objetivo. No atentado de sexta feira um dos pontos principais era explodir o Stade de France onde França e Alemanha se exibiam para 80 mil pessoas. Também não concluíram esse projeto.

Amanhã terça feira jogam em Londres Inglaterra e França. Houve sugestão e até apelo para que o jogo fosse cancelado. O presidente da França e o primeiro ministro da Inglaterra recusaram todos os pedidos e o jogo será realizado. Pelo telefone concordaram: “não podemos nos acovardar diante da covardia do terrorismo”.

Temos que chorar e lamentar tudo que aconteceu na França sexta - feira. Mas não podemos esquecer que no mundo inteiro centenas de milhões de pessoas estão apavoradas e convencidas de que o terrorismo é invencível. As superpotências precisam se entender e mostrar que isso não é verdade.
..............................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, 
através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Estimado jornalista

Gosto demais dos seus texto, principalmente por serem exclusivos, diferenciados, eis que reúne opinião e informação. conforme sempre foi na saudosa Tribuna da Imprensa. Aproveito para dar uma dica: O jornal de papel está acabando. Se voltar com a Tribuna, sugiro que volte online.
Um cordial abraço
Victorino Luciano Manzini - São Paulo-SP
...
Helio

Estimo tenha voltado com força total. Eu ate gosto de ler seus textos históricos, mas sinceramente assim focado e atual e bem melhor. 
Parabéns e sucesso.

Jandira de Pádua - Niterói - RJ
...

Helio Fernandes-Tribuna online 

Saudações do seu leitor

Estou te parabenizando pelos belos comentários que retomaram ha pouco aqui na internet. Aproveito para pedir ao jornalista, que não deixe de fazer as observações contra esse maléfico império que é o sistema Globo. O saudoso governador Brizola bateu o tempo todo, Agora só nos resta você.

Abraços
Valtecir Passos - Rio de Janeiro - RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário