Titular: Helio Fernandes

sábado, 7 de novembro de 2015

Impeachment de Vargas e de Dilma

07.11.15
HELIO FERNANDES

Vargas não deveria ter voltado ao poder em 1951. Tendo ficado 15 anos, ditatorialmente, sem vice e sem consulta ao povo, não sabia governar democraticamente. E enfrentou  uma oposição de verdade, não essa fantasia interesseira e medíocre de agora. Vargas teve pela frente, Eduardo Gomes, Lacerda, Golbery, e mais e mais.

Em 1952 teve que demitir seu Ministro do Trabalho, João Goulart, porque dobrara o salário mínimo. Em 1953 votaram seu impeachment, precisavam de 310 votos,não passaram de  108,Vargas acumulou 234, se manteve no cargo. Devia ter ficado em casa,"glorificado" pelos 15 anos autoritários.

Dilma também não tinha nada que exercer o segundo mandato, o primeiro foi catastrófico, uma tragédia nada grega. Mas aí, parte da culpa cabe ao ínclito FHC, que comprou e pagou á vista, a própria reeleição. Até aquele momento a única da República. Se não existisse a reeleição, depois dela haveria a alternância no poder, quem viesse depois tentaria consertar as coisas.

Poderia ser do próprio PT,o "volta,Lula" parecia invencível. Não aceitou, a ambição maior do que a convenção ou a competência. Agora o país terá que suportá-la até 2018. Como Vargas em 1953, a medíocre oposição de agora ficará longe dos 342 votos necessários e indispensáveis.

Se Dilma tivesse o mandato encurtado, ninguém sabe o que aconteceria. O vice Temer já abriu o jogo, apelando para a "reunificação" em torno de alguém que salvasse o Brasil. 

Adivinhem quem seria esse alguém? Agora o PMDB lançou a pregação chamada de "ponte para o futuro”. Novamente "aparece" o nome de Temer, que já conversa com Serra para ser o Ministro da Fazenda desse "futuro", que só tem de bom o texto habitualmente magnífico do ex-governador Moreira Franco.

O PSDB completamente dividido. Como já expliquei a ala de Serra quer o impeachment e posse de Serra como Ministro da Fazenda de Temer. Aécio Neves não tem entusiasmo pelo impeachment, pois aí o vice assume, fica 3 anos e pode tentar a reeleição em 2018.

O presidente do PSDB gostaria da cassação, duas possibilidades que admite. 1-Tentaria assumir como segundo colocado.como já aconteceu com governadores e prefeitos.Como presidente,inédito. 2-Na pior das hipóteses, haveria eleição candidatissimo, considera que seria indicado pelo partido com ampla maioria. Pode ser.


Mas terá que passar por cima de Alckmin, que não abre mão de disputar a próxima eleição. Só não quer que seja agora, teria que se desincompatibilizar, deixar três anos de governador de São Paulo.

De qualquer maneira não será surpreendido por um veto do PSDB favorecendo Aécio.Já está com tudo acertado,disputará novamente a presidência pelo Partido Socialista, PSB. Agora ou três anos mais tarde. Agora não haverá eleição, por mais que os candidatos se multipliquem.
...............................................................................................................................

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário