Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

30 ANOS DEPOIS, O PSDB, MAIS VAZIO O 
ESVAZIADO DO QUE NUNCA

HELIO FERNANDES

O presidente interino de um partido, identificado ha mais de 20 anos como  corruptasso, demitido pelo presidente afastado por corrupção, é o apogeu da decadência partidária. Tudo que aconteceu nesses 30 anos tem  a preponderância, a arrogância e a incompetência de FHC.E sem qualquer duvida, guiado pelo seu exibicionismo delirante.

(Quando ainda era senador, recebeu um jornalista em casa para uma entrevista. Depois de algum tempo, o repórter perguntou qual o país que ele mais admirava, a resposta veio logo: "A China''. FHC saiu, o repórter perguntou  ao assessor se ele estava brincando. E o assessor, "é porque os chineses inventaram o espelho").

Em 1986, terminando os 4 anos do suplente em exercício, se candidatou á "reeleição", duas vagas ganhas por ele e Mario Covas.Foi a ultima participação pelo PMDB. Já tomou posse em 1987, trabalhando para a divisão, com a criação do PSDB, todo o ano de 1987 esgotado com o surgimento do novo partido.

Constituinte de 1988, se candidatou a relator, foi derrotado por Bernardo Cabral. No ano seguinte, 1989, a primeira direta depois dos 21 anos da ditadura, o PSDB  lançou Mario Covas como candidato, teve 4% dos votos. Era o destino do PSDB. Mas aconteceu o impeachment de Collor,  o vice Itamar assumiu, resolveu dar demonstração de força, apaniguou FHC.

Nomeado ministro da Fazenda, logo acumulando com o ministério do Exterior, e a força prodigiosa do Itamar, se elegeu. Só que 4 anos era pouco, se acumpliciou com empresários ricos, que financiaram a reeleição. Receberam recompensas fabulosas.
Só que a partir daí, o PSDB se esfacelou, não ganhou mais nada, embora tivessem disputado todas as eleições presidenciais.

2002- Não queriam Serra incluindo FHC que pretendia voltar. Serra berrou: "Estou com 60 anos, é a minha vez". Disputou e perdeu, com 74 anos, continua  no jogo. Ou pensa que continua.

2006- FHC - Curiosamente, com os mesmos 74 anos, queria voltar. Vetadissimo, foi a vez de Alckmin reivindicar que a vez era dele, disputou mas perdeu, ganhou mais 2 mandatos de governador, quer ser presidenciável.

2010- Com 80 anos, FHC começou a conversar seu nome, gargalhadas gerais. Serra com 68 foi indicado, vetou Aécio, já naquela época. Serra perdeu novamente. A cada vitoria ou derrota, o PSDB se estilhaçava, mas o pior ainda viria.

2014- Finalmente chegou a vez de Aécio. Foi para o segundo turno péssimo, chegou um reforço de recurso fabuloso, chegou a assustar Dona Dilma.

De 2014 a 2017, desapareceu a fase eleitoral, começou a bandalheira, e o esfacelamento do PSDB em grupos, perdão, grupelhos. Aécio pediu a cassação  de Temer na justiça, mas aderiu a ele no governo. E FHC aos 86, quase 87 anos, sem perceber o  que acontecia, só querendo se exibir.

Finalmente a intimidação de FHC, exigindo rompimento com o governo, demonstração de completa irresponsabilidade. O PSDB tem 43 deputados. Duas vezes se dividiram, 22 a favor de Temer, 21 contra. A  qual grupo se dirige sua intimação intimidação?

Aécio, que não suporta mais FHC , aproveitou a oportunidade e explodiu o grupo que o combate, que pretendeu cassar seu mandato. Haja o que houver, o PSDB não existe mais, a palavra MERITO não  se ajusta a nenhum personagem.

PS- Perdão, ressalva para Alberto Goldman. Na Tribuna impressa, fiz criticas a  ele não por ser comunista, e sim absurdamente estalinista.

PS2- Vice, foi governador de SP por 9 meses. Administrativamente, altamente correto. Do ponto de vista moral, nota mil. Mas em menos de 1 mês não ha o que fazer.

O ESTADO NOVO DE VARGAS, DITADURA TÃO VELHA E TÃO CRUEL QUANTO AS OUTRAS

Como prometi, terminarei o comentário sobre os 80 anos iniciados em 1937, e que marcaram o país para sempre.Foram 8 anos (de 1937 a 45), mas tem a eternidade dos 80 que se completam agora. Na Tribuna impressa, escrevi que não existe ditadura civil ou militar, é simplesmente ditadura.

Quando o ditador é um civil, logicamente se apóia num general, mas a ultima palavra é dele. De 10 de novembro de 1937 a 29 de outubro de 1945, o Ministro da Guerra foi o mesmo: o general depois marechal, Eurico Gaspar  Dutra. O general Goes Monteiro, tido como o "intelectual" do Exercito,ficou longe, nem foi consultado.

Mais tarde, bem mais tarde foi Chefe do Estado Maior Geral, não foi escolha e sim ascensão na carreira. Mas quando já decidido o fim da ditadura, surgiram  2 candidatos situacionistas:Dutra e  Goes. Vargas com o poder de quem ficou 15 anos absoluto, indicou Dutra, que foi o candidato. O povo teve única opção militar: o general Dutra e o brigadeiro Eduardo  Gomes.

Frustração e decepção, depois de 15 anos sem voz e sem voto. Pior do que isso, a enganação  e a mentira em dose dupla, sobre o VOTO FEMININO e quem realizou a primeira ELEIÇÃO DIRETA, "consagrada" até em livros.Sumarizando, mas com dados e números irrefutáveis, colocarei os fatos na sua exatidão histórica.

VOTO FEMININO

Era para ser utilizado pela primeira vez na eleição presidencial de 1934. Com o trabalho gigantesco da doutora Berta Lutz, as mulheres foram inscritas e relacionadas para votarem num candidato  a presidente.

Mas como Vargas não realizou a eleição presidencial de 1934. E como de 1930 a 1945, não se realizou nenhuma eleição, como referendar a balela, a farsa e a mentira, de que Vargas implantou o voto feminino? As mulheres só votaram em 2 de dezembro de 1945, com Vargas expulso do poder, refugiado em Itu .Destruída a primeira mentira, vamos á segunda.

ELEIÇÃO DIRETA

Essa é ainda mais fácil e rápida, a análise se confunde com o voto feminino. A primeira ELEIÇÃO DIRETA no Brasil se realizou em 1945, 56 anos depois da Republica. Vargas que começou cedo, como ministro de Washington Luiz (que depois derrubaria), estava longe do espetáculo. Voltaria 4 anos depois, drama e tragédia. (Mas isso é outra historia).

MORTO EM TIROTEIO, MAIS UM SARGENTO DA POLICIA MILITAR

Foi ontem á noite. No Morro da Providencia. A primeira favela do Rio de Janeiro. A terceira força militar do Exercito, massacrou toda a população de Canudos.Inclusive o místico, conselheiro e pacifico Antonio Conselheiro. Levaram até canhões, que ficaram apoiados num morro que se chamava Favela

Eram comandados pelo coronel Moreira Cesar, mais conhecido como "corta-cabeça". De toda a população, só escapou uma pessoa que fugiu sem saber para onde ir. Depois de quase 6 meses chegou ao Distrito Federal. Entrou pela rua do Ouvidor, ainda não estava aberta a Avenida Central. 

Na rua do Ouvidor já existia o Jornal do Brasil, fundado pelo Conde Pereira Carneiro.Esse fugitivo de Canudos foi andando,andando, deu de cara com um morro enorme, extenso, vazio. Chamou de favela, lembrando de Canudos.

Juntou umas tabuas, ficou morando nessa favela. Muito católico, deu o nome de Favela da Providencia. (Divina).

Isso tem 119 anos, ninguém imaginava que se transformasse num tormento, num drama, numa tragédia. Cidades dentro da própria cidade. Onde, ontem, mais um assassinato. 

PS- O JB era jornal de anúncios, entregue de graça nas poucas bancas existentes.

PS2- O coronel "corta-cabeça" foi para Florianópolis, infernizou a cidade, até ser assassinado.

GREVE GERAL ESTATAL FEDERAL

A partir do fim de semana, a TV-Brasil, Canal 18, estará fora do ar, greve mesmo, por falta de salários. Jornalistas, funcionários, administradores, estarão sem trabalhar. Fizeram reuniões e mais reuniões e tomaram a decisão de  parar.

A TV-Brasil tem uma longa historia, grandes personalidades passaram por lá, como profissionais ou convidados.Para interromper dessa forma miserável.

E A ABI, ESTARIA FALIDA, MORAL E MATERIALMENTE?

Não é fácil para este repórter fazer essa indagação aqui. Estivemos juntos na gloriosa ABI, lado a lado com atuante presidente Barbosa Lima Sobrinho. Discutia-se ali a vida política. Moral e estrutural da nação. Grandes oradores, nitidamente idealistas, nacionalistas, ávidos por defender os princípios da moral. Dignidade e conduta pessoal. (Como se diz na indicação de magistrados), de ‘moral ilibada e notável saber’.

Agora a placa medíocre está fixada no hall dos elevadores da sua sede. Diz a placa: “Por motivos de força maior, fecharemos a administração (7° e 11° Andares)”. Dói a alma, desabafou o jornalista que lá esteve e constatou o fato.

O ex-presidente jornalista Mauricio Azedo, foi primoroso quanto a Conduta moral e administrativa. Não se tinha notícias de pagamento de salários atrasados, processos trabalhistas, cíveis, fiscais e reclamações de toda monta.

O presidente um apresentador do segundo time da TV, que sequer vale mencionar o nome, pelo no papel, está a frente da entidade. Comanda a ABI sua diretoria administrativa, incompetente, mal educada e estúpida com as pessoas. Não administra coisa alguma, é “pau mandado de uma diretoria que não existe”.

Agora a amaldiçoada placa. Semana de cinco dias, para praticamente 40 funcionários, que evidentemente, torcem para que o “navio não afunde de vez”. São pessoas humildes, que olham com preocupação o quadro que se transformou a histórica e combativa ABI.

Não são poucos que comentam este descaso na ABI. A maioria estão lá há anos. Viveram as emoções de uma entidade que trouxe dignidade e glória ao jornalismo.

Já falei aqui, com todas as letras sobre exigir “P R E S T A Ç Ã O  DE  C O N T A S”.


ESSE É O CAMINHO MAIS RÁPIDO PARA TIRAR ESSA GENTE QUE NÃO SE IDENTIFICA COM OS IDEAIS DA CENTENÁRIA INSTITUIÇÃO.  

Um comentário:

  1. FHC não acumulou o Ministério do Exterior com o Ministério da Fazenda no governo Itamar.
    Ele era ministro do Exterior e foi chamado em maio de 93 para substituir Eliseu Resende ministro da Fazenda na ocasião.
    Nunca houve acumulação de cargos mesmo porquê FHC não possuía competência para tal.

    ResponderExcluir