Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 14 de novembro de 2017

O ASSÉDIO E ASSEDIADO BLATTER, A RECOMPENSA DO HOMEM DA KGB

HELIO FERNANDES

A acusação sexual, depois dos 80 anos, pode ser chamada de calunia ou inutilidade. Mas seguindo sua própria palavra, "ridícula". Só que sua credibilidade vale muito pouco. Era um simples funcionário da FIFA, ganhou  a sorte grande, ao ser escolhido presidente da maior organização esportiva do mundo. 

Tomou posse em 1998, seu poder aumentou visivelmente, a fortuna cresceu ainda mais. Só quero tratar da relação com a Rússia, pouca coisa se sabe. O resto está no volumoso processo que levou á cassação do seu mandato, o pedido de prisão pelos EUA, e o seu isolamento na Suíça. Se sair será preso imediatamente.

Entre 1910 e 1912, teve um enorme relacionamento com Putin. Este, senhor de "todas as Rússias", queria sediar a Copa do Mundo de 2018. A escolha é feita  6 anos antes, daí 2012 ser a data chave. Nesses 2 anos em que Blatter foi totalmente assediado pelo homem da KJB, se encontraram varias vezes.

A pretensão de Putin parecia impossível. Mas quando foi anunciado o nome da Rússia, poucos se surpreenderam. Mas fizeram maquiagem divisionista, indicaram também a sede da Copa de 2022, Arábia Saudita. 10 anos antes, pela primeira vez na historia. Falaram em escândalos fantásticos, o dossiê dos EUA é completo. Putin não gostou, se  considera o homem mais importante do mundo não aceita restrição ou contestação.

BLATTER IRÀ À RUSSIA EM 2018

Esse é o fato. Seria ao mesmo tempo gratidão a Blatter pelo homem da KGB. E desafio, vingança e confronto com os órgãos policiais poderosos dos EUA. Blatter mandou um emissário a Moscou, falando da sua vontade de estar em Moscou na Copa. Mas se fosse ou tentasse ir, seria logo preso. Montaram ou estariam montando um plano que resiste a todo e qualquer pedido de extradição.

Blatter seria CONVIDADO especial de Putin. Um avião oficial apanharia Blatter no aeroporto de Zurich e o deixaria em Moscou. Ficaria numa casa oficial, voltaria para a Suíça depois da Copa, com o mesmo esquema. Felicidade total para o homem da KGB.

Faltam 6 meses. Putin é capaz de tudo. Principalmente com os EUA do outro lado.

A SUCESSÃO PARALELA DE 2018, EM CONFRONTO COM A SUCESSÃO QUASE OFICIAL

Poucos acreditam que haverá uma sucessão verdadeira em 2018. E a dúvida é ainda maior sobre a possibilidade do corrupto presidente Temer, passar o cargo a um sucessor. No momento, existem vários movimentos, na tentativa de fortalecimento de nomes sem nenhuma credibilidade ou participação política presidenciável.

Não são os supostos candidatos que crescem, mas sim, os partidos que desaparecem. Esses nomes que aparecem pela primeira vez como presidenciáveis, não representam renovação e sim, ameaça. Pelo passado, pelo presente que tentam transformar num futuro esperançoso. Alguns destes nomes, jamais participaram de coisa alguma, a não ser como apresentadores de televisão.

O Deputado Jair Bolsonaro, que se destaca na Câmara unicamente pelo aplauso a torturadores famosos, e a insultos a deputadas ou senadoras. Agora, surpreendentemente, embora nas pesquisas não passe de 13%, vem sendo endeusado por empresários e até órgãos de comunicação. Vejamos se é possível entender, compreender ou interpretar esta manchete da Folha.

Manchete da primeira página no alto em 4 linhas destacadas: "Mercado já vê Bolsonaro como opção contra Lula".

Rigorosamente sem sentido, extravagante e levando o leitor que daqui a pouco será eleitor, a uma tremenda confusão. O que é mercado? Definido isso, qual seria a sua importância nessa sucessão, mesmo paralela? E por que colocar em confronto apenas Lula e Bolsonaro, quando existem  vários nomes paralelos, e não apenas o Capitão da reserva, ou o ex-presidente Lula.

O ex-presidente, que aparece em todas as pesquisas em primeiro lugar, depende muito mais da justiça do que dele mesmo. De qualquer maneira, a manchete da Folha, ganha a identificação de misteriosa, até que haja uma explicação. 

Ainda na questão Bolsonaro, vou fazer uma citação elogiosa para a Veja, que na Tribuna da Imprensa, eu só chamava de "SUJÍSSIMA" Veja. No penúltimo numero, com Bolsonaro dominando a capa inteira, e o título rigorosamente jornalístico: "A AMEAÇA BOLSONARO". Faz pesadas restrições ao Capitão embora só o fato de se preocupar com ele, já é uma cobertura excepcional e extraordinária.

Outro nome que apareceu explicando "não sou político, sou gestor", mostrou que não é nem uma coisa nem outra, se revela apenas um politiqueiro, e além do mais, desleal com o Governador Alckmin, que o lançou como Prefeito.

Esse João Doria, que abandonou a Prefeitura para se fazer conhecido pelo resto do Brasil, já está fora de cogitações presidenciais. Ele mesmo admite nem concorrer a Governador. Seria candidato a Senador, como são duas vagas, uma seria dele. Como é moço, ficaria na vez para 2022, ou até 2026.

A SUCESSÃO OFICIAL

Essa, vai capengando, diminuindo de importância, e até desaparecendo como realidade. O nome do Lula reaparece nas especulações. Afinal, enquanto não for inutilizado pela justiça, ele é um candidato ainda não superado por ninguém.

E como estamos vivendo num clima de contradição, e com os partidos estraçalhados, principalmente os maiores em numero, do PSDB, calcinado, incendiado, destruído, surge um nome sem nenhum carisma, mas também sem nenhuma acusação de corrupção: o Governador Alckmin. O próprio partido estraçalhado, caminha para se unir em torno dele. 

PS: Como se vê, a sucessão paralela e a sucessão oficial, se encontram e se desencontram nas mesmas dificuldades. 

PS2: Faltam 11 meses para outubro de 2018. Não há transparência, esperança ou um roteiro que leve o País a um destino positivo em 2018.

PS3: Jornalisticamente, não acredito de forma alguma, que o desgoverno Temer chegue a 2018. Mas desde já, ele cuida de uma reforma ministerial ampla, que pelo menos aprovaria algumas reformas, e tentaria dar credibilidade às mentiras dele e do seu Ministro da Fazenda.

PS4: Qualquer análise política ou eleitoral, corre os maiores riscos de ser desmentida. Mas a falta de reputação e respeitabilidade de Temer e Meireles, essa pode ser feita e tem antecipadamente 100% de ser referendada pela desprezada comunidade nacional.

SOBRE A ABI, CORREÇÕES...

Aproveito para agradecer as inúmeras manifestações de indignação de jornalistas associados e não associados, pelo fato de saber que a centenária entidade da classe, está moralmente e materialmente, falida.

Cabe reparo no trecho anterior: (...) Agora a amaldiçoada placa. Semana de cinco dias, para praticamente 40 funcionários, que evidentemente, torcem para que o “navio não afunde de vez”. São pessoas humildes, que olham com preocupação o quadro que se transformou a histórica e combativa ABI. Ler “Semana de quatro dias”, para ser exato.

E A ABI, ESTARIA FALIDA, MORAL E MATERIALMENTE?

Não é fácil para este repórter fazer essa indagação aqui. Estivemos juntos na gloriosa ABI, lado a lado com atuante presidente Barbosa Lima Sobrinho. Discutia-se ali a vida política. Moral e estrutural da nação. Grandes oradores, nitidamente idealistas, nacionalistas, ávidos por defender os princípios da moral. Dignidade e conduta pessoal. (Como se diz na indicação de magistrados), de ‘moral ilibada e notável saber’.

Agora a placa medíocre está fixada no hall dos elevadores da sua sede. Diz a placa: “Por motivos de força maior, fecharemos a administração (7° e 11° Andares)”. Dói a alma, desabafou o jornalista que lá esteve e constatou o fato.

Idem para: (...) O presidente um apresentador do segundo time da TV, que sequer vale mencionar o nome, pelo no papel, está a frente da entidade. Comanda a ABI sua diretoria administrativa, incompetente, mal educada e estúpida com as pessoas. Não administra coisa alguma, é “pau mandado de uma diretoria que não existe”. Leia-se “pelo que está no papel, está à frente da entidade”.

S E M  M A I S  P A L A V R A S...


Nenhum comentário:

Postar um comentário