Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O ALMIRANTE NEGRO

HELIO FERNANDES

Comemoração dos 107 anos da histórica "Revolta da Chibata", comandada pelo "Almirante Negro".

Brilhante, emocionante, incandescente, inesquecível apesar dos 107 anos transcorridos, rigorosamente histórico. Devia ser impresso e distribuído pelas escolas. Pouca gente conhece o mais individual episodio heróico da nossa Historia. Individual, mas servindo a uma coletividade sempre tratada de forma selvagem e desumana.

Desde os tempos em que não existiam motores, os marinheiros eram tratados a chibatadas, pra que as embarcações ganhassem mais velocidade. Em 1910, o "Almirante Negro" com a sua "Revolta da Chibata", enfrentou a reacionarissima cúpula da Marinha.

Chegaram a bombardear o Rio, mas o "Almirante Negro", vitorioso. Sofreu terrivelmente, ele mesmo chibateado como seus antecessores. Esta semana fizeram um feriado chamado de "Consciência negra".Mas o que comemoramos?

O racismo é cada vez mais evidente, ostensivo, paranóico, indecente, destruidor. Principalmente nos EUA e no Brasil. Os dois últimos países que fingiram acabar com a escravidão, precisamente os mais racistas e rancorosos, Em 1866, depois de uma luta tremenda, liderada pelo grande Abraham Lincoln, foi aprovada a Emenda Constitucional número 11.

Lincoln já havia sido assassinado 1 ano antes.100 anos depois era assassinado outro notável líder negro, Martin Luther King. E a perseguição e restrição aos negros continua no país.

No Brasil, houve a farsa da "Lei do ventre Livre", os empresários ganharam mais 9 meses de garantia para a exploração. Era  terrível. E os escravos que conseguiam fugir, eram caçados pela policia e o próprio exército. Aí veio a mistificação da chamada "Abolição", em 1888. E até hoje, no Brasil continuam praticamente sem direitos.

PS- Por tudo isso, comemoro o dia da "Consciência Negra", exaltando a grande figura do Almirante  Negro. 107 anos da REVOLTA, e a eternidade, pela bravura, o desprendimento, a humanidade.

PS2- Tudo o que está faltando no Brasil e nos EUA, para acabar esse amaldiçoado RACISMO. 

UNIÃO NACIONAL SÒ NA CADEIA

O presidente que chegou ao poder depois da conspiração parlamentar, é um exemplo de subserviência, ambiguidade, incompetência, falta de autoridade e de credibilidade.  Como não consegue formar o tal novo ministério, deu todos os poderes a Rodrigo Maia.Que é quem aprova ou veta nomes.

Para isso bastou que o presidente da Câmara, confidenciasse a deputados, "não estou concordando com o governo". Logo Temer foi ao seu encontro, marcou conversa não no Planalto mas na casa oficial do deputado, descalabro da autoridade.

 Por causa disso só um ministro foi nomeado, porque o titular pediu demissão irrevogável. E a incerteza e a indecisão dominam Brasília, destroem a afirmação repetida do corrupto ex-vice: "Quero  que a troca de Ministros, represente uma verdadeira união nacional".

Se Temer estivesse em Benfica, onde deveria estar ha muito tempo, encontraria personagens muito mais importantes do que ele. Presos, mas com uma carreira eleitoral, tendo conquistado cargos que ele jamais teve coragem de disputar. Tentaria então a almejada união nacional.

Conversaria com um personagem, que veio do distante suburbio ferroviario de Thomaz Coelho.

Dominou a Alerj por anos, se elegeu senador, duas vezes governador, distante da sucessão, era tido e havido como candidato presidenciável. Não foi, mas disputou cargos que Temer nem tentou.

Outro  com o qual teria que manter contato, veio de Campos, importante pelo petróleo, mas longe do centro político. Assim mesmo foi governador. Acabou o mandato, disputou a presidência da Republica, teve 15 milhões de votos. Os dois não foram presidentes, um disputou, o outro, quase.

Temer procuraria ajuda com 2 ex-presidentes da Alerj, com prestigio para manter o domínio dessa casa por quase 20 anos.Outro preso importante, presidia (perdão, ainda preside nominalmente), a Comissão de Ética. Ex-amigos ou correligionários querem cassar seu mandato, não conseguem,têm que substituí-lo primeiro.

Como fazer? Se Temer estivesse em Benfica, poderia ajudar. Hospede de Benfica, chamaria o local de degradante? È possível que sim. Mas degradante mesmo é a sua carreira política, a sua corrupção não punida (ainda), o fato de estar longe de Benfica.

PS- Antigamente se dizia e repetia nos meios políticos: "Os comunistas só se unem na prisão".

PS2- Era verdade. Temer já poderia estar experimentando. 

PGR-STF-ALERJ

Rachel Dodge requereu ao STJ, a ANULAÇÃO da votação da Alerj, que libertou Picciani e outros 2 deputados. O relator, ministro Fachin aceitou, mas enviou para julgamento pelo plenário. A presidente Carmen Lucia tem que colocar em pauta, não tem prazo.

Isso é um absurdo e uma inutilidade completa. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio já ANULOU a sessão, o STJ ANULARÀ pela segunda vez? O pedido da PGR e a aceitação do STF, só teriam sentido, se em vez da simples ANULAÇÃO, fosse feito o julgamento do que ocorreu na sexta feira na Alerj. E aprovada a punição rigorosa dos culpados. Aí sim, importantíssimo, satisfação á opinião publica.

 A PGR, indicou três crimes gravíssimos (entre outros ), cometidos e praticados pelos 39 que comandaram a sessão da Alerj.

1- Descumpriram a decisão judicial de realizar sessão aberta e não fechada.

2- Textual: "A Alerj extrapolou todas as suas atribuições, é um órgão estadual, que não pode interpretar decisões do Supremo". O que foi decidido pelo STF era para parlamentares federais, deputados e senadores.

3- O mais inacreditável de tudo: libertaram Picciani, mandaram um carro oficial ir buscá-lo, ele estava esperando na porta,voltou, solto.O principio internacional e universal, "só juiz prende e solta", nem foi cogitado. 

PS- Se for para JULGAR e RESPONSABILIZAR,  terão todo  o apoio da comunidade.

FORO PRIVILEGIADO

Depois de 6 meses por causa de um pedido de vista inadequado,inoportuno e inusitado, continuou o julgamento sobre esse assunto. Quando foi interrompido, estava 4 a 1 a favor do relator, Roberto Barroso. Este tinha posição conhecida, achava os benefícios exorbitantes.

Faltavam votar 5 ministros.Lewandowski está de licença médica, por conta de uma queda. Portanto apenas 5 ministros levaram o dia inteiro, para constatar o resultado, que todos já sabiam qual seria.

7 ministros votaram a favor de restringir os benefícios.E 1 contra. Mas a sessão foi interrompida novamente. O resultado não pode mais ser modificado. Assim mesmo não ha muita clareza no decidido. Uma só duvida, mas existem muitas.

Parlamentares não têm privilegio para crimes comuns e sim para crimes cometidos  no exercício da função.

Perguntinha inútil e inócua: corrupção é crime comum ou faz parte da função? Pelo menos 90% dos processos contra deputados e senadores, é por corrupção.

A MULHER DE SERGINHO VAI PRA PRISÃO

Quando ela estava em prisão domiciliar, havia uma grande discussão. Muitos contra e poucos a favor. Aí mudava o sistema, maior repercussão. Ninguém queria examinar, analisar, interpretar. Eram contra ou a favor, e ponto final.

Ha meses, o juiz Marcelo Bretas condenou-a a 18 anos de prisão. Era o fato consumado. Mas continuou em prisão domiciliar. Ainda tinha um recurso, nenhuma possibilidade de vitoria, apenas protelação. Ontem, o TRF2 decidiu: "Ela tem que ir para a prisão, começar a cumprir a pena de 18 anos".

Não se trata de ser contra ou a favor. A partir do cumprimento de determinado tempo,  ela tem direito a recursos. Vai flexionando a pena.Louvores, novamente, para os membros do TRF 2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário