Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

O DITADOR VARGAS INTIMIDOU A ACADEMIA, FOI “ELEITO”. INTELECTUAIS PROTESTARAM, HOSTILIZARAM. SOBRAL PINTO PARA CASTELO BRANCO, “O SENHOR NÃO PODE FINGIR DE PRESIDENTE”. MANTENDO A PRESIDENTE DA PETROS, DILMA NA CERTA CAIRÁ EM DESGRAÇA.

HELIO FERNANDES
15.12.14

Pânico, susto e assombração no Planalto, Câmara e Senado. Motivo, mais um: O Ministério Público Federal, a Policia Federal e o juiz Federal Sergio Moro, marcaram interrogatórios de testemunhas e acusados da lava-jato, para 3 de fevereiro.

A data não é simbólica mas tem tudo para ser emblemática. Os novos deputados e senadores, tomam posse no dia 31 de janeiro, três dias depois já começam os temidos encontros.

Sabendo que não pode nomear Ministros suspeitos ou “supostamente quase certos de indiciamento”, está ”revelando” nomes desconhecidos, geralmente de segundo e terceiro time. É o que sobrou para ela.

Parlamentares, tidos e havidos como do primeiro time, não reclamam. Quem reclamar ou protestar por não ser convidado, não estará na indiciação. Quem ou quais?

Assalto no centro do Rio.

Necessárias muitas justificativas as acusações já estavam nas ruas, agora bastam explicações.  O que fizeram e continuam fazendo com a Petrobras como grande patrimônio nacional é mais do que assalto de uma quadrilha. Que tomou posse da empresa, por enquanto desde 2005. E a destruição se fez e continua se fazendo, não apenas de forma corrupta e corruptora, também por incompetência “administrativa”. E para enriquecerem desabridamente.

As manchetes dos jornais impressos, no Brasil inteiro, só valem no máximo por 1 hora. Novas acusações, fatos e revelações de forma irrevogável, não podem ser desmentidos. Aqui mesmo, a mais de 1 mês pedi a demissão da presidente da Petro e de toda a diretoria. Ainda fiz jogo de palavra com o nome da presidente: “A opinião pública não acha graça na sua displicência”.

O implacável e incontestável Jorge Hage, deu entrevista magistral, condenando a forma como se burlava a fiscalização. Não só na Petro, mas também em todas as outras estatais. Ricardo Janot, disse com a maior simplicidade mas atingindo o alvo ou os alvos: “Estão roubando o nosso orgulho”. Ninguém respondeu.

Dilma e Graça, confessaram.

Sobre Pasadena a presidente da República, hoje, que na época tinha o controle total da situação, disse publicamente de forma irrefutável: “Só autorizei a compra de Pasadena porque não tinha informações e o relatório do Diretor internacional (Cerveró) era inteiramente falho”. Não aconteceu nada a ela. Nem a ele.

Dona Graça e Dona Dilma, (“nós somos muito amigas, vemos novela juntas”) não se hostilizaram, continuaram se repeitando e se protegendo. Agora, está cada vez mais difícil para Dilma governar e manter Dona Graça. Quase impossível. Tem que acontecer, se é que Dona Dilma já não comunicou á amiga.

A funcionária que denunciou tudo, por escrito, “expatriada” pra longe.

De tudo revoltante, alucinante, deprimente, lancinante que se revela neste escabroso assalto á empresa da Avenida Chile, nada se compara com esse. “Minha vida se transformou num inferno”, foi o mínimo que falou e atingiu fundo Dilma e Graça. Com tudo o que denunciou, gravado e registrado por email, só restou este fato: foi transferida para Cingapura.

Que ela mesmo definiu como “expatriada”. Podia ir para tão longe, sem Dilma e Graça saberem e autorizarem? Como estamos pertissimos do Natal, “quem quiser que acredite em Papai Noel”.

A “Carta Testamento”, Vargas na Academia.

Recebi muitas criticas a respeito da afirmação do que esse documento foi redigido pelo jornalista Maciel Filho. O ditador seria incapaz de escrever qualquer coisa, principalmente um clássico como aquele, altamente profissional, admirado por todos os que o leram.
Mesmo que soubesse escrever, Vargas não teria tempo entre deixar a reunião ministerial, subir e se matar, confeccionando antes um documento notável como aquele.

Ditador, em pleno “Estado Novo”, Vargas resolveu entrar para a Academia. A apresentou como credenciais 32 volumes de discursos, nenhum escrito por ele. A Academia, subserviente ao máximo, aceitou e registrou como candidato único, lógico, eleito.

O ato absurdo e intelectualmente objeto da Academia, provocou enorme repercussão, naturalmente negativa. Então, três dos maiores escritores brasileiros. Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freire e Carlos Drummond de Andrade, publicaram documento com a afirmação; “Jamais entraremos para a Academia”. E não recuaram um milímetro do compromisso, recusaram todos os convites ou chamados.

Quase 60 anos depois, Chico Buarque (filho de Sergio), já famoso como compositor e escritor, foi convidado a entrar para a Academia. Delicadamente, disse para o presidente da Academia: “Não posso negar e esquecer o protesto do meu pai, o que diria á minha família ou a mim mesmo?”. Prolongou e prorrogou para sempre o gesto notável do pai.

Chefe do Estado Maior. Conjunto das Forças Armadas.

Poucos cargos militares são tão importantes quanto esse. Até 1950, o substituto do Ministro da Guerra era o chefe de Gabinete do próprio Ministro, nenhuma importância. Depois do general Canrobert, (cuja morte provocou enorme crise militar) houve modificação. O substituto passou a ser o general citado no título.

O general Castelo Branco, ocupava o cargo, quando depois de mentiras, empulhações e mistificações, no dia 9 de Abril de 64, passou a ser chamado de "presidente". (As aspas são indispensáveis). Começaram imediatamente, (na verdade começara no próprio 1º de Abril) as torturas brutais que marcaram todo o período.

No dia 28 desse mesmo abril de 1964, Sobral Pinto que não poupava ninguém de suas cartas famosas, escreveu uma para ele. Textual: "O senhor é Chefe do Estado Maior, não pode fingir ou agir como presidente". Perplexo e assustado, Castelo tentou de todas as formas conversar com o grande advogado. Não conseguiu nem pelo telefone, Sobral não atendia.

PS- A corrupção finalmente chegou ao vôlei, o segundo maior esporte do Brasil. Não digo que "chegou ao esporte," pois ha 25 anos está nele. Desde 1988 quando Ricardo Teixeira se apossou da CBF sem protesto de ninguém.

PS2- Há tempos, para não ser preso, renunciou, foi viver no exterior com a fortuna colossal que acumulou. Mas deixou a CBF entregue aos mesmos bandidos e quadrilheiros, que para piorar vinham de servir á ditadura, cúmplice até em assassinatos. Todos sabem, falo do Marin, assaltante e assaltado pelos 7 a 1.

PS3- Esses quadrilheiros da corrupção, que "roubam o orgulho nacional" (Ricardo Janot, Procurador Nacional da República) agora invadiram o segundo esporte do Brasil em competência, prestigio, resultados.

PS4- Ha dois anos, o próprio presidente da Confederação de Vôlei, dominando a Confederação Internacional, mas controlando a roubalheira aqui mesmo, foi acusado de desviar 20 milhões. Bernardinho e José Roberto Guimarães, (nada a ver com quase todos os técnicos de futebol) protestaram, esse ladravaz teve que renunciar.

PS5- Agora, o Banco do Brasil, o maior patrocinador do Vôlei, depois de investigação rigorosa "CORTA" o patrocínio do vôlei. São 70 milhões por ano, quase 6 milhões por mês.

PS6- Os atingidos são todos profissionais. De vôlei masculino e feminino de quadra, idem, idem de praia. Sem falar nos jovens que começam junto com os jogadores consagrados.

PS7- O Banco do Brasil só merece aplausos a respeito da decisão. Mas precisam rever o patrocínio e receber ainda maiores elogios. Essa corrupção atinge o nosso "orgulho", derruba a auto-estima dos brasileiros.

PS8- Tem que denunciar os dirigentes, pedir o indiciamento e a prisão de todos, como foi feito com as empreitaras. Se esse patrocínio não for restabelecido, os profissionais não têm como viver, como jogar e defender o Brasil.

PS9- Os dois técnicos das seleções brasileiras de vôlei, Bernardinho e José Roberto Guimarães, não podem ficar em silêncio. E o Banco do Brasil também não pode perder essa "janela excelente de comunicação” com a comunidade. 

PS10- Os jogadores já estão protestando. A Confederação Internacional, por vingança e retaliação antecipada, puniu Bernardinho, e até jogadores como Bruninho.

PS11- A corrupção que "matou o nosso orgulho" e "ameaça a autoestima" de cada um e de todos os setores, não pode "conquistar" a mesma impunidade no esporte. Ary Graça, que já foi apanhado em flagrante há dois anos, agora tem que ser afastado imediatamente. E processado civil e criminalmente. Ele é "empreiteiro", no masculino.









Nenhum comentário:

Postar um comentário