Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

DEPOIS DE 20 ANOS, O PSDB É INDICIADO NA ROUBALHEIRA DE TRENS E METRÔ DE SP. DONA DILMA APROVEITA, TENTA JOGAR ALCKMIN-AÉCIO-PSDB NA FOGUEIRA DO CARTEL-CORRUPTO DA ALSTON. ELES MERECEM. E ELA?

HELIO FERNANDES
08.12.14

O comunista Aldo Rebelo, há anos no Ministério dos Esportes, queria mudar, ir para o da Defesa. Explicava: “Meu relacionamento com os militares é excelente”. Parece que ele estava totalmente desinformado, seu nome foi abandonado. Nem quero dizer vetado.

Já sugeriram vários nomes para esse Ministério da Defesa, é preciso o aval e completo dos generais. Celso Amorim, que parecia sem chance, deve continuar, docemente constrangido.

Em 2009, a Folha entrou no mais alto tribunal do país, pedindo a liberação “transparência dos gastos do senado”. Isso é da lei. Cinco Ministros já votaram, atendendo o requerimento do jornal. Agora, o próprio presidente, Lewandowski, pede vista, explicando: “Apesar do pedido estar correndo desde 2009, o caso não é urgente”.

Inacreditável, é o mínimo a ser dito. E como os Ministros (e acrescente-se, toda justiça) não cumprem os prazos, ele pode ficar “a vida toda com o processo”.

A Vice - presidente do Conselho Nacional de Justiça, (CNJ), afirmou: “o país tem 94 milhões de processos que não andam e que em 2020, serão 114 milhões”. Se os juízes cumprissem os prazos, esse número poderia ser cortado pela metade, chegando perto da afirmação de Rui Barbosa: “Justiça atrasada não é justiça”.

Finalmente, quase completando 20 anos, o Ministério Público resolve enquadrar, indiciar e acusar criminalmente a Alston, que falsificava as obras de três e metrôs de São Paulo. Com total eficiência, cumplicidade ou omissão, vá lá, dos que governavam o estado de São Paulo, formou abertamente o que se chama de cartel.

Desde 1994 até agora, São Paulo foi governando pelo PSDB. Esse primeiro governo, de Mario Covas-Alckmin. O segundo repetiu a chapa, só que Covas assumiu apenas simbolicamente, não saía do hospital, morreria em 2001. Alckmin que “assumira” hipoteticamente, assumiu de verdade. E em 2002 se candidataria inconstitucionalmente, era o terceiro mandato. (Ainda não havia a reeleição comprada e paga pelo correligionário FHC).

Ficou até 2006, saiu para disputar a presidência da República. Perdeu, voltou ao governo do estado em 2010, reeleito agora em 2014. Já com o projeto único de disputar novamente a presidência em 2018.

Portanto, como eu disse, 20 anos completos, a Alston teve sempre a “colaboração” do PSDB, e de lideres mais importantes. E só agora, depois desse tempo todo, o Ministério Público Federal enquadra a multinacional e a legenda do PSDB, incrimina e acusa os que participaram dessa exibição de corrupção.

Dilma-Alckmin.

Dona Dilma devia estar feliz da vida, por dois motivos. 1 – Como vem afirmando publicamente na corrupção da Petrobras “não ficará pedra sobre pedra, doa a quem doer”.

2 – Ela é intocável e inatingível, e como tem “horror” a corruptos e corruptores, ainda melhor que atinja o partido que quase ganhou dela, e promete oposição de verdade. Mas Dona Dilma, medíocre, soturna e politicamente primaria, tenta aparecer como  “maquiavelice”, sem sequer saber o que é isso.

Então se encontra com o governador de São Paulo, e destina mais de 3 bilhões para o problema da água, que há mais de 2 anos castiga o estado.Com isso, não esconde, dois motivos. 1 – Depois de muito tempo agora ajuda o governador, com a justificativa: “Não tenho ressentimento, meu objetivo é o país como um todo e não políticos, pessoalmente”.

2- Tenta dividir Alckmin-Aécio, praticamente candidatos do PSDB desde agora para 2018. Esquece de José  Serra, eleito senador que vai se destacar sem dúvida alguma no senado. Não ficará em silêncio, como senador ou como possível presidenciável na sucessão de 2018.

Estará com 76 anos, o candidato certo ou certíssimo do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, estará com 73, não é tão grande a diferença. Isso se o mandato presidencial de agora, não "escorregar", como "escorregou" o de Nixon em 1974. Eleito em 1968, reeleito em 1972, já assumiu "violado e violável" as mesmas características, que acontecem agora.

Ciro Gomes e o irmão Cid.

1 ano antes da eleição para governador, revelei aqui: "O governador do Ceará pediu a Dona Dilma que assim que deixar o governo quer passar dois anos no exterior, estudando, mas num cargo oficial". Isso tinha duas frentes: seu desejo pessoal e a libertação para o Ciro ser Ministro.

Tendo derrotado o favoritíssimo Eunicio para governador, apareceu como candidato a Ministro da Educação. Agora parece que houve acordo ou divergência entre os irmãos. Admitem que Cid pode ir para o exterior e Ciro ser Ministro, aumentando sua vasta biografia. Com Dilma presidente (?) tudo é possível.

Mais inconstitucionalidade.

Dois candidatos disputavam a presidência do Tribunal de Justiça do Rio. Como o Ministro Fux, do Supremo, tinha um candidato que não podia disputar, não teve dúvidas: concedeu a liminar ao seu candidato, contrariando decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que é presidido pelo próprio Presidente do Supremo, seja ele quem for.

Lewandowski não disse nada. O "apadrinhado" do Ministro Fux, disputou com "pistolão", mas perdeu. Há 5 anos, dizia a amigos do Tribunal de Justiça, que presidia: "Daqui vou direto para o Supremo". Não foi e apesar dos "padrinhos", não vai.

Dona Dilma e o primeiro mandato.

Perplexa, desorientada, aparvalhada, vê o tempo passar, está reeleita desde 26 de outubro, 43 dias foram embora, não consegue organizar o ministério. "Apresentou" o novo Joaquim fica esperando para nomeá-lo, Também "apresentou" o segundo Barbosa, que fica na vigilância do Ministro da Fazenda, a qualquer momento pode substituir o Armínio Fraga do B.

Aulicos, gente que cerca Dona Dilma, garante: "Ainda esta semana a presidência completará a indicação de 16 Ministros". Como são 39 e ela já disse "não vou reduzir os ministérios", ficam faltando 23 que deve representar o número dos que podem estar espremidos e oprimidos na "delação".

A "base" não merece confiança, o Planalto não tem vida fácil no Legislativo. Então, por causa da rebelião e da delação, Dona Dilma fica imobilizada, seu governo tem três velocidades: "pra trás, lento e devagar".

PS- Nelson Hoineff, jornalista e competente diretor de TV paga, (a Sky), escreveu artigo, (perdão, artigo não, libelo) sobre a TV-estatal, criada por Lula e encampada por Dona Dilma. Custou ou desperdiçou bilhões e bilhões e não tem audiência.

PS2- Merece todos os parabéns. E as denuncias que faz deveriam provocar consequências. O que ele conta, com nomes e sobrenomes, e total conhecimento de causa, revelações assustadores, merecem uma identificação: essa TV-estatal é a Petrobras do setor da comunicação.

PS3- Nem é TV-Estatal e sim TV-serva, submissa e subserviente. Gasta fortunas, não adianta ser contra, a favor ou até independente, ninguém vê.

PS4- Aposentado, Cezar Peluso, que já presidiu o Supremo, reapareceu com direito a foto e tudo. Quando o plenário ainda votava, a "ficha limpa" ficou em 5 a 5. Faltava um Ministro, o presidente estava obrigado a desempatar.

PS5- Não desempatou, explicou: "Não quero desagradar Ministros dos dois lados". Ficou assim. Um dia, o alto comando PMDB foi ao seu gabinete, pedir pelo senador Jader Barbalho. Enquadrado na "ficha limpa", (para ele, naturalmente ficha suja, sem aspas) disputara a vaga para a reeleição, não podia ser empossado.


PS6- A cúpula do PMDB queria que o presidente do Supremo desempatasse a votação, lógico 6 a 5 garantindo que ele "não estava impedido". Peluso atendeu imediatamente, 6 a 5 pela posse de Barbalho. Que afinal não tem tanto prestígio, não elegeu o filho governador Renan "elegeu" o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário