Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

PARA ONDE VÃO OS SENADORES LOBÃO E LOBINHO? SÚMULA ELEITORAL: DE 137 MILHÕES DE ELEITORES, DONA DILMA TEVE APENAS 54 MILHÕES. 83 BILHÕES NÃO VOTARAM NELA.

HELIO FERNANDES
02.12.14

Alem de todos os erros, equívocos e desacertos do primeiro mandato, Dona Dilma tem que carregar a falta de nomes para os cargos mais importantes. Com muita resistência e tendo que escolher alguns, aceitou indicar o novo Joaquim, uma espécie de Arminio Fraga do B., como rotulei, logo no dia da apresentação com a ausência dela, quase não notada.

Nelson Barbosa é uma espécie de Mantega eventual, não para ser diminuído e sim para ser elevado em caso de “acidente de percurso”. E Tombini nunca esteve sem espaço ou com substituto á vista.

Escolhido, indicado, oficializado mas não nomeado e assumido, de qualquer maneira, o Ministro da Fazenda já aparece em qualquer “selfie” da presidente, Não é muito, mas aparente ou simbolicamente já é alguma coisa. Enquanto estiver vagando pelos corredores do poder, não se pode critica-lo ou afirmar que o ministério está vago.

A perplexidade atinge e domina todos os círculos do Planalto-Alvorada, pela impossibilidade de preencher cargos, que no primeiro mandato que não acabam, eram ocupados pelo troca-troca com deputados e senadores. Estes, agora, são citados sempre como “supostos” indiciados na operação lava-jato.

Quando consegue livrar alguns que não estarão entre os que têm foro privilegiado, o que acontece? Dona Dilma “escolhe” Dona Katia e o quase governador de Pernambuco, que aparentemente têm unanimidade contra. Mas em matéria de competência, quem responde por eles?

Quem irá para a Petrobras?

Pelas circunstancias, até mais importante do que o Ministério da Fazenda. Este tem a obrigação de desfazer tudo o que Dona Dilma fez de errado. E os desacertos dela, no setor da economia, foram gigantescos. E o novo Joaquim, para tentar acertar tem que contrariar a própria Dilma onde garante por ela e por supostos porta-vozes: “Quem comanda a economia sou eu”.

A maior empresa brasileira tem repercussão nacional e internacional. Com ações negociadas em Wall Street, já esteve valendo 73 dólares, agora ninguém mais de 9. Será responsabilizada por isso, a investigação continua. E nos EUA chegará a algum resultado. Principalmente quando se trata de empresas estrangeiras, como a Petrobras.

É uma vergonha e repercussão negativa para o país. Aqui as ações da Petro já estiveram a 43 reais, agora ficam entre 11 e 13 reais. Não é insegurança do “mercado”, como dizem, e sim jogatina “na cara” da CVM, que não faz nada para reprimir ou punir os jogadores.

Desarvorada, desenganada, desarticulada, Dona Dilma procura nomes para esse cargo. Semana passada até sábado, imaginava que poderia nomear Luciano Coutinho ou Belluzzo para recuperar a Petrobras.

Quando falou com gente do Planalto e do PT, que estava examinando desses nomes. Foi repudiada com tal energia e até hostilidade que já entrou nesta semana com outros nomes para serem “avaliados”. Quais? Ninguém sabe, até Lula tem criticado duramente a sucessora que ele mesmo inventou.

Não são desonestos, apenas medíocres, submissos e subservientes. O presidente do BNDES "emprestou" 400 milhões ao Corinthians, depois do Banco do Brasil ter recusado. Coutinho cumpriu ordens de Lula, fez a mesma coisa de forma avassaladora com "empréstimos" a Eike Batista, sem nenhuma garantia.

(Bancos particulares, Bradesco, Santander, Itaú, também deram fortunas a Eike, nem querem ouvir falar nisso). Vai ficar desempregado. Belluzo, depois de presidir e rebaixar o Palmeiras, não arranja emprego no esporte, na política, na economia. Já disse ha muito e repito: "Se me pedissem para indicar um presidente para a Petrobras, nem saberia o que responder".

Quem sabe não trazem Shigeaki Ueki. Na ditadura foi presidente da Petrobras, depois Ministro de Minas e Energia. Numa época em que a Petrobras gastava 20 BILHÕES em compras no exterior. Hoje a maior fortuna do Texas, mais rico do que o Bush, pai e filho.
Pensem nisso. 

ROUBOU tanto e nunca foi preso, nem sequer acusado. A não ser por este repórter. Shigeaki não tem respeito da comunidade pelo menos respeita o ditado popular: "Ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão".

Lobão e Lobinho.

Assim que foi citado na operação lava-jato, no dia 5 de setembro, desapareceu do Planalto e do ministério. Não foi nem à parada de 7 de Setembro, holofote garantido. Ainda tem quatro anos no senado.

Mas quem está exercendo (?) é o filho, derrotado para governador do Maranhão, apesar da tremenda lista de apoios. Agora, quem ficará desempregado, o pai ou o filho? O filho nem governador chegou a ser, o que o pai conseguiu ha muito tempo.

Súmula eleitoral.

O eleitorado deste 2014, que funcionou para as eleições de Outubro é de 137 milhões de cidadãos. Proporcionalmente um dos maiores do mundo, para o país de 200 milhões de habitantes. Decodificando, sumarizando ou mostrando como votou essa massa enorme.

51 milhões votarem na oposição, em Aécio Neves.
20 milhões não saíram de casa, se abstiveram.
12 milhões, obrigatórios, anularam ou votaram em branco.

Sobraram 54 milhões, os que "escolheram" Dona Dilma. Representam mais ou menos 53% do total, não justificam tanta arrogância. E votos conseguidos com a máquina, baixaria, injúria, calúnia, difamação, mentira colossal.

PS- Dona Marina está preparando uma volta de grande repercussão. Pelo menos ela e os "seguidores-sonháticos" esperam. Não têm data, mas não deve ser neste resto de 2014.

PS2- Pretendem independencia total, incluindo o Partido Socialista. Mas não querem de jeito algum rompimento ou desligamento traumático. Como todos ou quase todos, o objetivo é 2018.

PS3- A decadência e a degradação do futebol brasileiro, é típica da "Era Dilma". Agravada por árbitros e técnicos. No jogo Corinthians-Fluminense, não foi marcado pênalti claro a favor do Corinthians. A seguir 2 pênaltis favorecendo o Fluminense. O primeiro não houve, o segundo a falta lá fora da área.

PS4- Enquanto isso, Felipão perde três jogos seguido, por pura incompetência, fica fora da Libertadores. Em todos reclamou arbitrariamente, ninguém esqueceu o 7x1.

PS5- Parabéns a Santa Catarina e a Florianópolis. O estado classificou 4 clubes para o Brasileiro. E a capital, com menos de 500 mil habitantes, colocou dois, Avaí e (dirigido pelo seu competente amigo Chico Lins) e o Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário