Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 6 de março de 2017

Passado o carnaval, como se esperava, Temer em todas as manchetes

HELIO FERNANDES

Bernard Shaw costumava dizer: "Numa penitenciaria, o homem mais angustiado é o seu diretor". Se vivesse hoje e no Brasil, diria na certa: "O homem mais angustiado é o Presidente Temer, com 3 palácios e nenhum Poder". O sinal mais evidente da intranqüilidade do indireto, é a sua incapacidade de se fixar. Não só política ou administrativamente, mas também territorialmente.

Como vice, morava no Jaburu. Elevado a presidente provisório, por causa do sucesso da conspiração parlamentar, liderada por ele e executada por Eduardo Cunha, não se mudou, embora assumisse o Planalto. Promovido mais uma vez de provisório a indireto, continuou no Jaburu, de saudosa lembrança, onde recebeu Marcelo Odebrecht e 10 milhões para a campanha de 2014.

Inesperadamente "descobre" o Alvorada, a família se mantém em São Paulo. Mas também subitamente, traz Dona Marcela e Michelzinho para o Alvorada, moram lá uma semana, confessa publicamente: "O Alvorada é muito grande, o Jaburu parece mais com uma casa". E abandonaram o Alvorada.

A FIXAÇÂO DE TEMER, NO DEPOIMENTO DO ODEBRECHT

Mas não pode se desligar da preocupação com o próprio futuro, integralmente ligado ás propinas das empreiteiras roubalheiras. E da maior de todas, a Odebrecht. Recebeu tanto ou mais do que os presidentes dos outros partidos. Nem é preciso esclarecer, que presidente absoluto do maior partido, o PMDB, a DOAÇÂO, ou tenha o nome que tiver, é inexoravelmente maior.

Temer sempre controlou o PMDB, política ou financeiramente. E a partir de 2010, seu controle só fez aumentar. Mas não quero ir tão longe, o que está em causa, debate e tentativa de esclarecimento é o que aconteceu começando em 2014, fiquemos por aí.

TEMER VAI À JBS, ESCLARECER DOAÇÃO

Durante toda a campanha presidencial de 2014, todo o tempo do candidato a vice (reeleição), foi destinado ao recolhimento de recursos para o financiamento. Mas logo em janeiro teve que resolver um problema que ameaçava a estabilidade do PMDB. Era dinheiro, mas não propriamente para a campanha presidencial. Foi chamado ás pressas para resolver um problema.

A JBS, tida como das maiores empresas do país, doara 50 milhões para o PMDB, sem maiores esclarecimentos. Deputados e senadores reivindicaram a propriedade da doação. Temer conversou com os irmãos proprietários, levou um documento que  estabelecia,"metade para deputados, metade para senadores" .

Ficou lá um tempo enorme, conheceu o Presidente do Conselho de Administração
Henrique Meirelles,nem imaginava, seria seu Ministro da fazenda. Soube que a JBS, da estrepitosa publicidade do "Friboi”, destinara 400 milhões para financiamento dos mais diversos partidos.

Temer logo incorporou o PMDB. Embora já estivessem favorecidos, partidos que apoiavam Dilma - Temer. Mas como a campanha, pelos planos, custaria por volta de 400 milhões, não poderiam desperdiçar DOADORES como esse.

(Diga-se a bem da verdade, nesse momento, Temer não conhecia a face oculta da poderosa JBS. Todos acreditavam que fossem apenas produtores e exportadores de carne. Surpresa colossal quando descobriram que eram também corruptos e corruptores, ganharam fortunas ROUBANDO os funcionários dos Fundos da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios.

Um dos irmãos foi preso, mas logo solto com um acordo: depositaram 1 bilhão 350 milhões, para prevenir prejuízos futuros, muito maiores do que isso. E o processo parou. Meirelles, que sabia de tudo, fez uma explicação imediata e mentirosa: "Eu mandava menos do que um continuo". (Banqueiro que fez fortuna na Europa, presidente do Banco Central, iria servir aos irmãos como continuo).

Agora, depois da conspiração vitoriosa, e passando de presidente provisório a presidente indireto, Temer se vê ameaçado pela Lava-Jato e pelo TSE. O próprio Odebrecht, apesar de cauteloso, mencionou os 150 milhões da doação. Numa campanha que custou 430 milhões vindo de uma potencia como a maior empreiteira do Brasil e do mundo, nada disparatado.

PS- Em relação ao TSE, estou terminando as verificações, transformando INFORMES em INFORMAÇÕES.

PS2- Talvez termine ainda esta semana, mostrando a divisão do TSE, entre os que não querem julgamento. E os que acreditam que prorrogação indefinida, já será um bom resultado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário