Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 29 de março de 2017

A sucessão de 2018 ou até antes

HELIO FERNANDES

Os Institutos de pesquisa, estão voluptuosamente silenciosos. Num momento de dificuldade como agora, quando existe uma hostilidade visível entre os políticos e a comunidade, seria o momento de informar. È bem verdade que a eleição dos Estados Unidos, representou um massacre.

Para os Institutos, as grandes televisões e os principais jornais,que têm enormes departamentos de consulta popular. Ninguém acertou. Um só exemplo: na véspera da eleição, o New York Times deu na primeira pagina, textual: "Hillary Clinton tem 99 % de chances de ser eleita".

No Brasil, agora, em números, apenas os de 3 meses passados, bastante alterados. Apesar de tudo o que aconteceu, nas expectativas, Lula em primeiro lugar, Dona Marina em segundo. E os candidatos tradicionais ou auto-sustentáveis, completamente desgastados. Sem chance de se elegerem, e pior ou mais grave para eles, longe de serem referendados como candidatos.

PT, PMDB, PSDB

O partido que esteve no poder durante 14 anos, vive e quem sabe, sobrevive, com Luiz Inácio Lula da Silva. Ele não é católico, mas parece acreditar fortemente na ressurreição. Se a impressão é de que isso for verdade, é uma solidão que precisa de muito esforço e trabalho para a volta a 2002.O auge da popularidade, depois de 3 derrotas fragorosas. Apenas uma no segundo turno.

O PMDB não gosta de disputar eleição presidencial. Prefere ficar com os lucros do poder sem voto, aceitando, sem lamento, a vice. E afinal tinha que acontecer o que aconteceu: um vice "malabarista de Nossa Senhora", como no conto imortal de Anibal Machado, promovido por ele mesmo e o corruptissimo Eduardo Cunha, o presidente sem indicação popular. È rigorosamente verdadeiro que sofre terrivelmente. E não consegue vislumbrar a duração do seu próprio futuro.

O PSDB DE 2002, 2006, 2010, 2014

Depois da inesperada ascensão de FHC, em 1994, o partido tentou voltar 4 vezes, com 4 derrotas seguidas e acumuladas. Nas suas "memórias", o ex-presidente confessa o que eu me fartei de comentar antes. Era um senador em fim de mandato, sem chance de reeleição, quando aconteceu o impeachment de Collor.

Com uma sucessão normal, ninguém se lembraria dele. E comprou a caríssima reeleição, paga á vista. Com dinheiro de empresários, que enriqueceram mais ainda, com as prodigalidades da recompensa.

Agora, os 3 derrotados, Serra perdeu duas vezes, em fim de carreira,  querem voltar á beira da sepultura. Mas sabem melhor do que ninguém, que uma legenda não pode acolher 3 candidatos. Que foram reduzidos para 2 pelo bom senso de Serra, que abandonou o Ministério do Exterior para se candidatar a governador de São Paulo, cargo que já ocupou.

O ADVENTICIO DO PSDB

 Seu nome é João Doria, se lançou com um slogan, que corria o mundo: "Não sou político e sim gestor". Mas com menos de 3 meses na Prefeitura, age rigorosamente como político, não tinha tempo para se consagrar como gestor. Não custa lembrar. Assim que se elegeu, antes da posse, declarou sem ninguém perguntar: "Não serei candidato á reeleição".

 Comentei no mesmo dia, afirmando que era inusitado, estranho, inédito e surpreendente. Agora tem um grupo grande trabalhando para ele, em três possibilidades, todas políticas. Aparentemente não têm nenhuma ligação com ele. Só "espírito publico".

Governador, Presidente em 2018, ou antes num acidente de percurso

As duas primeiras hipóteses na mesma data. E exigindo um ato que já liquidou ou ameaçou muita gente: a desincompatibilização, 6 meses antes da eleição. Ou seja, em abril de 2018. Se como POLITICO está agindo estouvadamente, pois ninguém lhe dará legenda. Como GESTOR é um suicida,não se provará um grande administrador em tão pouco tempo.

Na terceira fórmula, a cassação de Temer e a eleição DIRETA ou INDIRETA, estará completamente INELEGÍVEL. Mas seu grupo continuará trabalhando, percorrendo um caminho cheio de obstáculos. Só que Doria não tem nada a ganhar ou a perder. No máximo ou no mínimo continuará como prefeito até 2020. E como já confessou antecipadamente que não disputará reeleição, sentirá um certo constrangimento, ao ser apresentado como ex-prefeito.  

Taxa Selic

Ha mais de uma semana venho informando:na quarta feira 29, hoje, os juros serão  reduzidos em 1%. E acrescento sempre: a queda pode ser de 1,25%, para ficar em em 11% cravados. Vários órgãos de comunicação, acompanham o repórter. Garanto a primeira afirmação. Sobre a segunda, tenho duvidas, não confio na equipe econômica.

PS- Juízes se confrontam por causa da mulher de Sergio Cabral. Marcelo Bretas mandou prendê-la e solta-la. Um desembargador, mostrando que milhares de mulheres com filhos, estão na prisão, determinou que ela continuasse presa.

PS2- Ministra do STJ deu nova reviravolta, mandou que ficasse em prisão domiciliar. Mas estabeleceu: sem celular e sem internet.

PS3- Quem acredita que um jovem de 11 anos e outro de 14, vivam sem celular e sem internet?


Nenhum comentário:

Postar um comentário