Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O combate á Lava-Jato, agora ostensivo, arrogante, sem medo de nada

HELIO FERNANDES

A tragédia que retirou de cena o indomável Teori Zavascki, serviu de ponto de partida para que os corruptos - corruptores da política saíssem dos esconderijos. Aliás, esconderijos mais do que conhecidos. Presidência da Câmara, do Senado, ministérios, lideranças, até o próprio presidente indireto, áulicos, assessores, apaniguados. Membros da CCJ da Câmara e do Senado.

Viviam todos da convivência, agora exibem a conivência. O presidente indireto autorizou à ofensiva, ele mesmo mostrou como se faz. E nomeou para o Supremo, um personagem politicamente cadavérico, que se submeteu a uma "sabatina informal" no barco luxuoso de um senador, com uma geografia bancaria ainda mais luxuosa.

Já falamos muito na CCJ do Senado, para cuja presidência foi aclamado o ínclito Edison Lobão, e mais 10 acumpliciados. Agora se colocaram abertamente como combatentes da maior campanha contra a corrupção que já funcionou no Brasil. 

Como cresce cada vez mais o numero de envolvidos, citados, indiciados, mas não denunciados, se dispersam em muitas frentes, considerando que assim encurralam a Policia Federal, o Ministério Publico Federal, e o Juiz Sergio Moro.

Perdão, não podemos deixar de citar a ramificação que veio para o Estado do Rio, a Policia e o Ministério Publico, tudo terminando com o Juiz Federal Marcelo Bretas. Recebeu a denuncia contra Eike e Cabralzinho, estão presos. E respondendo no mínimo por 3 crimes. Por enquanto.

Tenho apoiado desde o inicio, intransigentemente, toda a repressão de Curitiba. Mas falta a prisão dos que se julgam e se consideram poderosos e impunes. Preso mesmo só Eduardo Cunha. Mas seus crimes eram agravados pelo desafio, audácia, arrogância.

Agora, a camarilha que domina o Executivo e o Legislativo, quer comprometer o Judiciário. E defendem "teses" de Ministros do próprio Supremo, com dois itens que tentam colocar como alavanca e ponto de apoio para destruir a Lava-Jato. 1- "As prisões preventivas estão demorando muito, não é possível que durem tanto tempo.".

2- Apresentadas pelo mesmo grupo de membros do Legislativo e do Judiciário: "Nenhum prisioneiro pode fazer DELAÇÃO. Só se estiver em liberdade". Tentativa de justificativa: "Presos, sofrem pressão, acabam revelando o que sabem e o que inventam.

 A maior DELAÇÃO coletiva dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, foi garantida e confirmada por eles mesmos. (Incluindo o encontro com o então vice, no Jaburu e o pedido de 10 milhões, que recebeu)

A comunidade espera que essa DELAÇÃO seja totalmente divulgada. E sem nenhuma demora. Mantido tudo em sigilo, fica valendo a palavra dos maiores acusados. Não apenas os representantes das empreiteiras roubalheiras, mas os que transformaram a política em politicalha. Não se lembram ou não conhecem o ensinamento inesquecível de Aristóteles: "A Política é a arte de governar os povos".

A REFORMA (reforminha) MINISTERIAL DO INDIRETO

Ha meses vem falando nisso. Desde novembro. Mas não tem autonomia de vôo. O ministro do Planejamento é INTERINO, desde que com uma semana no cargo, teve que demitir um grande amigo. Que exigiu a permanência do seu executivo, mas não como efetivo.

A rumorosa demissão do ministro imobiliário, "meu grande amigo de mais de 30 anos", levou uma semana. A substituição, 3 meses. Não consegue preencher o ministério da Justiça, escolhe, retrocede, volta atrás, vai acabar acontecendo o que escrevi no dia 8: "Podem apostar no Lóide de Londres.  Temer vai nomear um ministro SUBSERVIENTE ou um Ministro SURPREENDENTE". Já aconteceram as duas coisas nos bastidores. Mas minha afirmação continua valida.

Agora, um ministro que já foi secretario no Paraná, é personagem central de episodio espantoso, publicado pelo "Estadão". Revelou á Receita, patrimônio total de 1 milhão e 800 mil. Não dinheiro e sim bens. Mas comprou um terreno por 56 mihões. 

Segundo a denuncia-revelação não desmentida, a compra e venda desse terreno não pode ser explicada, nem mesmo por uma terraplanagem financeira. Deveria ter renunciado, desculpa, demitido sem demora. Sairá na "reforminha"?

 A fala e a intenção do INDIRETO.

Agora está todo dia nos holofotes. Ontem: "Vou mandar para o congresso, um projeto regulamentando o direito de greve". Tolice, ridículo e perda de tempo, por causa do Espírito Santo. Lá não houve greve, e sim rebelião armada. Que é proibida pela Constituição.
.
Morreram assassinados, quase 150 inocentes, a rebelião está longe de acabar. E como eu disse desde o inicio, o perigo é se ALASTRAR. A palavra já está sendo utilizada, pelo menos no Estado do Rio. A partir da manhã desta terça, a Força Nacional e tropas militares, estarão cuidando da segurança, a pedido do governador Pezão. E ficarão até o fim do carnaval.

Temer também garantiu (poucos acreditam) "ministros que forem denunciados, serão afastados. TEMPORARIAMENTE. Transformados em réus, a demissão será DEFINITIVA". E acrescentou: "Não haverá blindagem para ninguém". 

Enquanto isso, assiste tranquilamente, deputados e senadores brigarem pela aprovação da ANISTIA ao Caixa 2. Aquele projeto da MADRUGADA, que foi o derrubado e derrotado, pela denuncia de um deputado. Depois de meses, voltou.  Na votação anterior, Temer estava viajando, mas sabia de tudo e apoiava. Decepção e frustração M O N U M E N T A  L.

O FUTURO DE TEMER NO TSE

O relator, Ministro Hermann Benjamin, sinaliza que está fazendo a revisão final, para entregar seu trabalho. Observadores dizem que no momento, o resultado estaria 4 a 3 pela cassação. Acontece que mesmo depois da distribuição do voto cuidadoso do relator, pode faltar muito para a decisão. Fatos importantíssimos.

1- Em abril e maio, 2 ministros terminam o mandato, não podem ser reconduzidos. Temer terá que substituí-los. Juristas me dizem que o julgamento pode ser realizado com 5 ministros, é numero impar, e mais da metade do total dos membros do tribunal. 

2- O maior problema, indefinível e impenetrável: o Presidente do TSE, Ministro Gilmar Mendes, que tem "segurado" a tramitação até agora, dará a ultima palavra. Para colocar a ação na pauta. E resolver sobre a substituição dos dois Ministros. O processo vai completar 15 meses. Absurdo completo, dividido entre Toffoli e Gilmar. Sempre eles.

O Supremo destino do Ministro (?) Moreira Franco 

Ha mais de uma semana vem esperando pela "blindagem", que o presidente interino diz que não faz. Era Secretario do Ministério, Assim que foi citado 34 vezes na Lava-Jato, Temer inverteu o status, Moreira passou a Ministro da Secretaria. Para ganhar foro privilegiado.

Só que dois juízes Federais entenderam diferente, disseram que não podia haver a modificação. Um outro, mais compreensivo ou generoso, manteve Moreira Franco Ministro, mas sem foro privilegiado. Não adiantou  nada.

Na quarta feira, como houve recurso, a questão foi para o Supremo, com o decano Celso de Mello como relator. Na quinta pediu informações ao presidente indireto. Recebeu no fim da sexta, uma explicação com 56 paginas. Deixou para segunda feira.

PS- Só que a segunda foi avançando, chegando quase ao fim. O que não se satisfazia, era a expectativa e a ansiedade geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário