Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Eduardo Cunha e o aneurisma, a cassação do governador e vice do Estado do Rio

HELIO FERNANDES

O ex-presidente da Câmara, depois de se recusar a fazer exames apesar de insistir que tinha aneurisma, e ser punido pela desobediência, decidiu entregar laudos médicos, através dos seus advogados. E ampliou o rol das pseudas doenças, colocando também pressão arterial.  

Não questiono os exames, os médicos, as afirmações, fico apenas com as datas em que foram feitos: 2015. Exatamente a partir dessa data, Eduardo Cunha atingiu o auge do poder, saiu praticamente do ostracismo, chegou á condição de um dos maiores personagens da Republica. 

Conquistou a presidência da Câmara, cargo chave. Sem se preocupar com o aneurisma ou a pressão alta, manipulou de tal maneira os acontecimentos, comandou a conspiração parlamentar, que derrubou um presidente da Republica. Como costuma acontecer, da ascensão fantástica veio à queda fulminante, o aneurisma e a pressão não o incomodaram.

Chegou ao fundo do poço na sessão em que foi cassado, sabia que era o seu fim. Mas compareceu, ficou passeando calmamente pelo plenário, tranqüilo, sem um gesto ou um movimento descontrolado. O ultimo discurso foi o seu, naturalmente exacerbado, mas sem sinal de aneurisma ou pressão alta.

E finalmente o ultimo capitulo, a prisão, 4 meses sem aneurisma ou pressão alta. Só foram citados quase 2 anos depois, na véspera do julgamento pelo Supremo. Conseguiu mudar os fatos. Com aneurisma e pressão alta, nada a ver com liberdade, e sim com internamento num hospital.

CASSAÇÂO NO RIO, DO GOVERNADOR E VICE

Ontem, as 8:40 da noite, depois de longo e tumulado debate, 5 desembargadores eleitorais, por 3 a 2 cassaram os mandatos de Pezão e Dornelles. E disseram que haverá eleição direta. Tudo errado.

Haverá recurso para o TSE e para o Supremo, a primeira parte da decisão dos desembargadores é totalmente inconstitucional. Mesmo que percam os recursos, e a eleição seja direta ou indireta, um fato inacreditável e vergonhoso.

Quem assumirá e presidirá o estado e a eleição como "governador", será o poderoso chefão, Jorge Picciani. Que Republica.

O terrível caos do Espírito Santo, pânico e pavor, não apenas lá

O governador desse estado, Paulo Hartung, um do mais bem avaliados do país, estava de licença medica. Fez cirurgia dificílima, na bexiga, abandonou os cuidados médicos, voltou ao palácio, sua presença era indispensável. Assumiu o comando com um discurso violentíssimo, afirmando que “o que os policiais militares e seus familiares estavam fazendo era CHANTAGEM".

A palavra é forte, mas não despropositada ou desequilibradas, È impossível deixar de reconhecer a justiça das reivindicações dos policiais militares e dos familiares, principalmente os mais próximos, que vivem na mesma casa, suas necessidades diárias ultrapassadas ha muito tempo, estão praticamente abandonados.

Mas faltou compreensão e sensibilidade. Alem de estarem constitucionalmente proibidos de fazerem greve, não perceberam a espantosa gravidade do que faziam. Quando em 3 dias, 75 pessoas haviam sido assassinadas, o comercio não funcionava, ninguém saía de casa, deviam ter voltado imediatamente para as ruas, exercido seu trabalho. Aí, a palavra do governador Paulo Hartung é rigorosamente verdadeira e justificada.

TODA A POPULAÇÂO CONTRA A GREVE

Não apenas do estado, mas do país inteiro. A insegurança é total, o medo é que se alastre, como aconteceu com a rebelião das penitenciarias. O povo de Vitoria de grandes cidades, têm ido para as ruas protestar. Ainda bem que se manifestam apenas com palavras, exaltadas, mas sem passar daí.

No momento em que escrevo, os assassinados já passam de 100. E ninguém sabe como terminará, apesar da presença do Exercito e da Força Nacional.

Eduardo Cunha e o aneurisma, a cassação do governador e vice do Estado do Rio

O ex-presidente da Câmara, depois de se recusar a fazer exames apesar de insistir que tinha aneurisma, e ser punido pela desencaminhada obediência, decidiu entregar laudos médicos, através dos seus advogados. E ampliou o rol das pseudas doenças, colocando também pressão arterial.

Não questiono os exames, os médicos, as afirmações fico apenas com as datas em que foram feitos: 2015. Exatamente a partir dessa data, Eduardo Cunha atingiu o auge do poder, saiu praticamente do ostracismo, chegou á condição de um dos maiores personagens da Republica. 

Conquistou a presidência da Câmara, cargo chave. Sem se preocupar com o aneurisma ou a pressão alta, manipulou de tal maneira os acontecimentos, comandou a conspiração parlamentar, que derrubou um presidente da Republica. Como costuma acontecer, da ascensão fantástica veio à queda fulminante, o aneurisma e a pressão não o incomodaram.

Chegou ao fundo do poço na sessão em que foi cassado, sabia que era o seu fim. Mas compareceu, ficou passeando calmamente pelo plenário, tranqüilo, sem um gesto ou um movimento descontrolado. O ultimo discurso foi o seu, naturalmente exacerbado, mas sem sinal de aneurisma ou pressão alta.

E finalmente o ultimo capitulo, a prisão, 4 meses sem aneurisma ou pressão alta. Só foram citados quase 2 anos depois, na véspera do julgamento pelo Supremo.Conseguiu mudar os fatos. Com aneurisma e pressão alta, nada a ver com liberdade, e sim com internamento num hospital.

CASSAÇÂO NO RIO, DO GOVERNADOR E VICE

Ontem, às 8,40 da noite, depois de longo e tumultuado debate, 5 desembargadores eleitorais, por 3 a 2 cassaram os mandatos de Pezão e Dornelles. E disseram que haverá eleição direta. Tudo errado.

Haverá recurso para o TSE e para o Supremo, a primeira parte da decisão dos desembargadores é totalmente inconstitucional. Mesmo que percam os recursos, e a eleição seja direta ou indireta, um fato inacreditável e vergonhoso.

Quem assumirá e presidirá o estado e a eleição como "governador", será o poderoso chefão, Jorge Picciani. Que Republica.

Moreira voltou a ser Ministro

Como eu disse por volta de 3 horas, Celso de Mello não iria demorar a responder a liminar da advogada Geral da União. Exatamente ás 4,20 divulgou seu pensamento como relator atendendo o pedido da AGU. Ninguém tinha duvidas a respeito do pensamento do decano.

Quando a então presidente Dilma Roussef queria nomear Lula Ministro, ele era a favor. E não gostou nada de não ter havido votação, por manipulações nada republicanas. (De Gilmar Mendes sozinho). Agora manifestou sua convicção: os presidentes podem escolher livremente seus Ministros. (Na França, a partir do presidente De Gaulle, é que os Ministros precisam de aprovação da Câmara).

Mais um dia perdido, o Supremo não julgou o pedido de liberdade para Eduardo Cunha, nem explicou. Esses adiamentos "silenciosos", favorecem o aventureiro corrupto, que responde por muitos crimes.

FHC defende FHC

 Foi depor como testemunha de Lula, através do Instituto que leva seu nome. Antes de começar, Sergio Moro advertiu-o, "só pode falar a verdade". Praticamente não citou Lula, e nas duas oportunidades em que comparou estilos de governar, quase comprometeu Lula, mas se colocou muito bem.

1- "Sempre tive o cuidado de separar o PUBLICO do PRIVADO". Como depunha a propósito de supostas propriedades de Lula (o triplex), foi um depoimento desastroso.

2- Textual: "Um presidente da Republica não pode saber de tudo". Aí não comprometeu Lula, que só começou a sofrer restrições, muitos anos depois de deixar o poder. Mas nessa frase curta, FHC fez uma defesa desabrida dele mesmo, não em fatos que deveria conhecer, e sim em atos que praticou, com prejuízos fantásticos para o país.

A- Privatizações de grandes empresas recebendo no que chamei de MOEDAS PODRES. 
B - Comissão de Desestatização, doação permanente das nossas riquezas.
C- Juros a 40 por cento, imaginem o que ganharam. Em1 ano, quase dobravam o capital.
D- A primeira reeleição da Republica, paga á vista, com altas somas de dinheiro, fornecidas por empresários ávidos por recompensa.

Em suma: resumo e realidade do seu governo, que de 1994 a 2002, identifiquei como RETROCESSO DE 80 ANOS EM 8. Com ele no poder.



2 comentários:

  1. Prezado jornalista, Hélio Fernandes, tenho, como já, sabe imensa estima pelo profissional, pelo ser humano e pela sua história de vida, por isso mesmo acompanho todos os dias o que publica e na maioria das vezes assinaria embaixo do que escreve.
    Minha mensagem não está relacionada apenas ao artigo de hoje, está relacionada a muitos dos acontecimentos que temos vivido desde a passagem do bastão dos militares para os civis e toda sorte de agruras que passamos. Quando esperávamos que um partido que esteve sempre ao lado dos trabalhadores ao longo da sua existência pudesse mudar a face do Brasil, somos surpreendidos com o aparelhamento do Estado, consentido, comprado e compactuado por todos os demais partidos que se associaram para assaltar o Brasil.
    Isso posto, finalmente surgiram o petrolão e a lava a jato e nos demonstram como essa corja de bandidos com foro privilegiado agiam e agem para assaltar formalmente os cofres de Órgãos do Estado e das Empresas Estatais, contando naturalmente com a ajudo de empregados e funcionários dessas entidades.
    Não fosse isso bastante de repente termos um presidente indireto que está fazendo o possível e o impossível, de novo associado aos demais partidos políticos, para salvar os partidos e os polípticos.
    Claro que o senhor sabe de tudo isso, então por que me refiro a esses fatos e mais as propostas de reformas trabalhistas, previdenciária etc... que pretendem passar batidas para enterrar mais ainda a classe media e os pobres que já perderam tudo que podiam, restando apenas sua dignidade?
    Porque no centro de tudo está a informação e os formadores de opinião, a imprensa o quarto o primeiro poder, tanto faz, que deveria atuar para esclarecer as dúvidas desse povo sofrido e com muito pouco discernimento, ao invés disso o que essa mídia faz? ... Cala-se e discute o periférico, é incapaz por omissão, por orientação e ou por maldade, de discutir o essencial, passa batido do que é importante e fica discutindo se devem ou não serem feitas as mudanças ou reformas.
    Não vejo meios de comunicação discutir de forma inteligente e isenta o que está sendo proposto.
    Ninguém discute as fontes de receita da previdência, se é verdade ou mentira o alegado déficit e como se chegou até ele. Por outro lado, alguns ilustres professores e conceituados profissionais da área demonstram com evidencias que é falácia esse tal de déficit, que o desgoverno usa a arrecadação para outras finalidades que não o pagamento das contas da previdência, e, quando procuramos opiniões e contra provas não vemos jornalistas ou emissoras de TV que abordem esses aspectos, não vemos esses jornalistas discutirem com técnicos e o Governo as variáveis envolvidas nessa questão.
    Tudo que a mídia discute ou não discute e se deve ou se não deve, mas não avalia se deve porque deve e porque, com uma análise dos fatores envolvidos e desnude essa esfinge. Estamos órfãos de jornalistas inteligentes e isentos que façam as perguntas necessárias ao esclarecimento do por que essas medidas são tomadas, que façam perguntas que precisam ser esclarecidas com fatos e dados e não apenas com números finais que pouco informam.

    ResponderExcluir
  2. CONTINUANDO...

    Como chegamos a esses números, quanto arrecadamos e quais as fontes de arrecadação?
    Muita gente sabe que existem mais do que uma fonte de arrecadação da providência e também sabem que os recursos são desviados para outras contas que não a previdência, mas esses aspectos invariavelmente não são abordados. Infelizmente a pobreza das informações jornalísticas fica nesses temas de forma periférica, tudo se resume a noticiar apenas que acontece, sem uma analise comparativa do que precisa ser feita para construir um entendimento de certo ou errado, se necessário ou não.
    Por outro lado, parece claro que há um grande projeto de enganação geral e irrestrita da Nação inteira e não se denuncia esse pacto silencioso, onde um poder protege o outro e todos protegem a todos, a voz destoante, mas com muitas dúvidas e a do juiz de Curitiba, mas inclusive ele mesmo se detém especificamente na exploração de um segmento apenas da investigação, faz um trabalho seletivo e com pouca ação sobre os demais partidos.
    Por sua vez o STJ faz media com os poderes e se assusta com o executivo e com o legislativo quando veladamente lhe façam alguma ameaça e, quando achamos que dessa vez vai, ai sim ocorre a grande decepção, se dá espaço para que os bandidos e assaltantes dos cofres públicos, de todas as matizes consigam se estruturar para que nada lhes aconteça.
    Como é possível um cidadão de mediana inteligência entender tudo o que está acontecendo e achar que isso faz parte da democracia? Veem-se cada vez mais injustiças sociais e de todas as outras naturezas. Falta dinheiro para remédios, educação, saúde, salario dos servidores públicos, professores etc...mas não falta dinheiro para os fundos partidários, aumento dos deputados e senadores e muito menos dos juízes.
    Ficam aqui as perguntas, ilustre jornalista, e a indignação de alguém que está vendo esse imenso transatlântico ir a pique, o capitão já abandonou o navio faz tempo e o que é pior; é possível salvar a todos, mas os que conhecem os funcionamento e os mecanismos para evitar o afundamento estão empenhados em contribuir para que o navio afunde com mais devagar para que possam carregar tudo que for valioso e que possa contribuir para engordar sua conta na nos paraísos fiscais.
    Sei o quanto o senhor e nacionalista e o quanto aprecia esta sofrida Nação, por isso mesmo tomo a liberdade de pedir para que escreva sobre esses assuntos e não deixe morrer esse sopro de esperança de vermos todos os ladrões presos e o bem triunfar, mesmo que seja a médio prazo, mas se não começar agora, não acontecerá nunca.

    ResponderExcluir