Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Está chegando a conta cobrando
os conspiradores do impeachment
  
HELIO FERNANDES

Não demorou nem 1 ano, e o espetáculo vergonhoso do 17 de abril de 2016, inicio da derrubada conspiratória, manda sua fatura para ser paga á vista. O líder de tudo, Eduardo Cunha, o mais importante, perdeu a carreira e a liberdade. Não é nem será mais nada, política ou eleitoralmente.

Perdeu também a liberdade, ficará preso até atingir idade provecta e não mais ameaçadora. Ha mais de 1 mês entrou no Supremo com Habeas corpus, acreditou que seria julgado na Segunda Turma e libertado. Carmen Lucia pautou para o plenário, julgamento depois de amanhã, quarta feira. Perderá por unanimidade, vá lá, pode ter 2 votos.

O impeachment exigia uma Comissão Especial, com presidente e relator eleitos. Poderoso, Cunha indicou presidente Rogerio Rosso, que fez tudo o que seu "mestre mandou". E relator também sem votos, Jovair Arantes, que precisou apenas ler as mais de 100 paginas, preparadas no gabinete do presidente. 

Jamais poderia escrever 10 por cento daquilo. Agora, candidato, teve 101 votos, praticamente 20 por cento do total. Rosso, o primeiro a se lançar, se julgando favorito, desistiu pouco antes da eleição. Espera uma lembrança do Planalto.

PANICO DE TEMER: SUA CONTA TERÀ QUE SER PAGA

Foi o grande beneficiado ou beneficiário, passou de vice decorativo, a presidente provisório, logo depois e até agora, indireto. Foi o verdadeiro artífice de tudo, embora o executor aventureiro mas ingênuo, fosse o presidente da Câmara .Só que Temer, que se julgava impune e intocável, está recebendo varias faturas, tenta impedir as cobranças.

O primeiro pagamento já deveria ter sido feito através do TSE, ha muito tempo. Mas protegido pelos Ministros Dias Toffoli durante 7 meses e Gilmar Mendes, outros 7, vai acumulando juros, e prorrogando a quitação. Mas as provas da divida vão se acumulando, ela não pode ser arquivada, tem que ser paga.

A segunda cobrança é sobre uma divida anterior, no entanto chegou muito mais tarde. Só que tão grave quanto a outra, e vem da Lava-Jato. É de pagamentos-propina, citados 43 vezes. Se na divida anterior, Temer estava praticamente oculto, na Lava-Jato, aparece pedindo e recebendo propina, em pleno Palácio Jaburu, era vice.

O Diretor de Negociação e Distribuição (da corrupção) da Odebrecht, Claudio Melo, fez depoimento na primeira pessoa, e incriminou fortemente Michel Temer. Não fica por aí. Em todas as oportunidades em que ele e o PMDB são favorecidos, seu nome está em primeiro lugar. Em alguns momentos era vice, em todos era presidente da legenda. 

TEMER NÂO PODE RESISTIR MAIS 2 ANOS

 Se ele ficar no governo, mesmo como presidente indireto até 2018, será a falência da Republica. Precisamos implantar outra, verdadeira. Não pelas armas, como em 1889, mas com a manifestação do povo, e a voz das ruas. Lembrando do inesquecível Saldanha Marinho. De 1860 a 1889, fundou e dirigiu o jornal diário," A Republica".

Em 1890 se elegeu senador. Em 1891, quando discursava no Senado, foi preso por ordem de outro indireto, Floriano Peixoto. Não resistiu, mas ainda teve tempo de pronunciar uma frase: "Esta não é a Republica dos nossos sonhos". 127 anos depois ainda não é. Mas pode estar bem perto de ser. 

NUM VELORIO, QUATRO OCUPANTES DO PLANALTO
Morre a ex-primeira dama, Marisa Letícia, emocionado mas não solitário politicamente, ressurge Luiz Inácio Lula da Silva. Ex-presidente, mas convencido e consciente, que continua personagem da historia do Brasil. Não apenas do passado, mas também do presente, e pretendendo se projetar para o futuro. Mesmo sem a noção do tempo necessário para essa projeção.
Dona Marisa tinha estilo e vontade própria, não foi atingida ou devorada pela condição de primeira dama. Na verdade nem assumiu, continuava ela mesma. Não usava o Alvorada para exibicionismo ou comemoração, só levava para lá, amigos íntimos, de preferência não políticos.

Discretíssima, discordava até do marido, não fazia parte de suas caravanas pelo país, antes, durante e depois de ser presidente. Mas era mil por cento Lula, qualquer que fosse a circunstancia, a realidade carregada de adversidade, como aconteceu muitas e muitas vezes. Jamais esteve longe dele, mas preferia tê-lo em família.

A VIDA INTEIRA COM LULA

Quando tinha 23 anos, já viúva de um marido assassinado, conheceu o metalúrgico. Logo se aproximaram sem perceber que era para sempre. Vai embora, deixando tristeza, lamento e saudade. Estava com 66 anos, 43 com ele. Fundaram juntos o PT, casaram, tiveram filhos, ele conquistou o mundo, ela ficou feliz pela satisfação dele, mas não reivindicou nem pretendeu coisa alguma, a não ser a companhia.

Ele, completamente diferente. Não será derrotado pela solidão, embora não conseguirá esquecê-la. Mas se prevenindo contra a ausência, aproveitou para lançar a "frente ampla" imitando a de 1966. Só que os parceiros de agora, indefiníveis e inconfiáveis, só têm com ele uma afinidade. Ocuparam o Planalto, um deles ainda está lá. 
Mas dos 4, (sem analisar a suficiência ou até a imprudência com que ocuparam o cargo) apenas Lula não sofre ressalvas ou restrições, em relação á chegada e saída do poder. E não tem a menor afinidade com os três. E dos 4, foi o único que desde cedo, teve a convicção e a obstinação de perceber e acreditar que seria Presidente da Republica.

Que só conquistou na quarta oportunidade. E mesmo no velório da grande amiga e companheira, não hesitou em revelar que continua com a mesma convicção e obstinação em relação ao futuro. Não o preocupa o tempo de espera, está apenas com 71 anos.

 SARNEY, FHC, TEMER, CHEGARAM AO PODER POR ACASO

Entrou na política para "combater a ditadura de Vitorino Freire no Maranhão", construiu outra que dura até hoje. E se ramificou no plano nacional, apoiando o golpe de 1964, de forma intransigente. Mas não esperava chegar à presidente.

Em 1985, a última indireta, tentou ser vice de Maluf, recusado sem a menor conversa. Sem explicação, virou vice de Tancredo, todos conhecem a tragédia, que lhe deu 5 anos de Poder.

FHC começou como suplente de Franco Montoro, em 1978, em plena ditadura. Não foi cassado e transigiu sempre com o regime autoritário. Se não tivesse havido o impeachment de Collor, não seria candidato, quanto mais presidente. Itamar assumiu como vice de 19 meses, nomeou FHC Ministro da Fazenda. E logo a seguir, acumulando, mais o ministério do Exterior. Não podia perder, mas achou 4 anos pouco, comprou a reeleição com dinheiro de empresários, que ganharam fortunas arruinando o país.

Michel Temer jamais disputou uma eleição direta. A não ser para deputado federal, muitas vezes ficando como primeiro ou segundo suplente, assumindo logo, era presidente do partido. Chegou à vice, cumpriu os primeiros 4 anos, sem atropelar o efetivo, ele mesmo identificou, como DECORATIVO.

Reeleito, "carregado" pelo PT, perdão, por Lula, que estava no auge, começou a dar sinais de inquietação e intranqüilidade, com a possibilidade de terminar a carreira, nessa incomoda situação de vice. 

Não sabe como vai terminar, mas tem a satisfação de não ser mais vice. E até agora não mandou para o Legislativo, a prometida emenda constitucional, ACABANDO com a reeleição. È sempre uma esperança, mesmo no limiar dos 80 anos.

Na despedida definitiva da mulher, Lula faz acordo (ou lança proposta de reunificação) com o que a política tem de pior. Mas Lula considera, aparentemente para 1980 e não pode ser criticado por isso, que esse era o melhor trampolim para se lançar.  Sabendo que nenhum dos 3 será seu adversário. Que ele bem gostaria que fossem.

Trump na Der Spiegel

A revista da Alemanha, fulminou o presidente dos Estados Unidos. Com apenas uma capa, um fundo branco, altamente criativo, talento, e muita imaginação, obteve enorme repercussão na maior parte do mundo. E jogou Trump sem defesa, no fundo do ringue. Antes da posse estava "nas cordas". 

A capa apresenta Trump decapitando a Estatua da Liberdade, uma foice na mão direita, a cabeça da estatua na esquerda. E ele ao centro se julgando vitorioso. O jornalismo impresso (principalmente o semanal) mostra que não está morto. O presidente dos EUA não pode dizer o mesmo.

Trump foi também desautorizado pelo Procurador Geral de Washington, que revogou a decisão presidencial proibindo a entrada de imigrantes e refugiados. Um país fundado, habitado e progredido por imigrantes que perseguiam "o sonho americano", não pode fazer essa modificação, degradante, humilhante, revoltante. Protestos abertos da França, Inglaterra, Alemanha.

EIKE BATISTA: ALEM DE CORRUPTO, MENTIROSO

Sua situação é cada vez mais difícil. Como Sergio Cabral, Eduardo Cunha, Palocci e tantos outros correm o risco de não voltar mais á liberdade. Mentiu antes de embarcar para o Brasil, mentiu aqui, disse,"vou acertar as contas com a Justiça, quem errou tem que pagar". No primeiro depoimento ficou em silencio, "é o meu direito".

Entrou com um pedido de libertação, negado depois de  4 dias, devia ter sido recusado imediatamente, como comentei. Agora noticia surpreendente e EXCLUSIVA. Seu advogado criminalista estrategista está estudando entrar com Habeas Corpus no Supremo.

Apesar de não ter curso superior e muito menos foro privilegiado, alegará que na primeira instancia, perderá sempre. Defenderá: "A subalternidade da prova não constatada ou comprovada, só pode ser contestada no Supremo. A primeira instancia não tem conhecimento ou independência para esse julgamento". O próprio criminalista estrategista, não está seguro, se sua tese (?) será ao menos acolhida pelo mais alto tribunal do país.

No capitulo da mentira, mais uma. Ha tempos Eike deu entrevista ao Jornal Nacional, afirmou: "Sou proprietário da maior mina de ouro da Colômbia".  Acrescentou: 100 por cento minha". A equipe do Fantástico, não acreditou, mandou investigar. E mostrou ontem: não existe nenhuma mina de ouro, Eike é "proprietário" de um buraco sem fundo e sem valor. 

PS- O poderoso chefão da família Picciani, foi reeleito mais uma vez para a presidência da Alerj. Depois da importante serie de revelações do notável jornalista investigativo, Chico Otavio, ninguém imaginava que Picciani, sem constrangimento, se candidatasse mais uma vez. E ganhasse.

PS2- Ontem, o colunista Lauro Jardim, revelou: "Picciani foi visitar Sergio Cabral, e se comprometeu a garantir o futuro eleitoral do filho do ex-governador"


PS3- A surpresa não é o compromisso de Picciani. E sim a sua coragem, perdão, audácia, de entrar na Penitenciaria de Bangu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário