Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 8 de outubro de 2018


ANÁLISE & POLÍTICA
   “Jornalismo opinativo com informação precisa e contundente”


ROBERTO MONTEIRO PINHO

Bolsonaro e Haddad já costuram acordos

Terceiro colocado no primeiro turno o candidato a presidência Ciro Gomes (PDT), antecipou que estará contra Jair Bolsonaro (PSL).  Embora não tenha anunciado apoio oficialmente à campanha de Fernando Haddad (PT). Para um dirigente do PDT e próximo de Ciro, “nada definido”, a discussão ainda terá que passar pelo partido.

Marina em cima do muro

A candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede), que terminou em oitavo lugar na corrida ao Palácio do Planalto, afirmou que, independentemente do resultado das eleições, seu partido será oposição.

Ela não anunciou apoio a Jair Bolsonaro (PSL) ou a Fernando Haddad (PT) no segundo turno. “Estaremos na oposição de quebrar o ciclo vicioso que levou o Brasil para essa situação. Ainda vamos discutir (apoio).” afirmou Marina.

Faltou 3,74% mais um no total de votos...

O candidato a presidência Jair Bolsonaro (PSL) atingiu 46,26% dos votos válidos, seguido de Fernando Haddad (PT) com 28,96%, Ciro Gomes (PDT) 12,51%, Geraldo Alckmin (PSDB) 4,78 e João Amoedo (NOVO) com 2,53%. Se fosse possível a transferência desses percentuais aos dois candidatos que passaram para o segundo turno, bastaria para Bolsonaro o apoio de Alckmin e Amoedo para ser eleito presidente da República.

Por outro lado Haddad tem uma tarefa mais difícil. Mesmo conseguindo o apoio de Ciro Gomes, teria que buscar outras alianças com Marina (1%) e Boulos (0,58%), precisando de mais que isso para atingir 51%.

Partidos e candidatos decidem?

Agora existe um outro terreno de articulação, que é o apoio partidário. Bastaria apenas os candidatos declararem voto em um dos concorrentes ao segundo turno? É preciso analisar do ponto de vista estratégico, a partir das bancadas eleitas na Câmara e Senado.

Universo

São 35 agremiações partidárias. Os deputados e senadores estão dentro deste núcleo. Os governadores também possuem forte poder de influência. E todos juntos, formam uma constelação que pé a base do eleitorado. O tabuleiro é esse, nada mais.

Bolsonaro venceu em 17 estados

Jair Bolsonaro (PSL) venceu em 17 estados e no DF e  Fernando Haddad (PT), em 9. Nas capitais, o placar foi de 23 a 3. Terceiro colocado na disputa nacional, Ciro Gomes (PDT) venceu apenas no Ceará e na sua capital, Fortaleza.
Na divisão por regiões, Bolsonaro venceu em todos os estados do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul, e em todas as capitais dessas três regiões, além de nas do Norte. Já Haddad teve seu melhor desempenho no Nordeste, onde teve a maior parte dos votos em 8 dos 9 estados e em 3 das 9 capitais.

Minas: O dilema de Dilma e Pimentel as maiores derrotas do PT na eleição

O comitê central do Partido dos Trabalhadores (PT) em Belo Horizonte é marcado pela tristeza e perplexidade na noite deste domingo. Os integrantes lamentam os resultados das duas esperanças do partido no Estado de Minas. Dilma Rousseff, candidata ao Senado foi derrotada junto com Fernando Pimentel.

Em nota um dirigente disparou:  "O morador lá do sertão do país sabe o que é que a gente está falando, então não foi uma perda. É o PT lutando contra tudo e contra todos os poderes que existe neste país", se conformando com as derrotas. 

Provocação dos eleitores de Bolsonaro

Na frente do comitê, eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) passam buzinando e provocando os petistas, que também retrucam. Nos prédios vizinhos, gritos a favor do militar também são entoados em direção ao prédio gerenciado pelo PT. Um microfone, mesas e um backdrop com os candidatos do partido permanecem intactos ao lado de uma TV, na qual os militantes acompanham a apuração. Adesivos e folhetos não foram distribuídos e permaneceram guardados dentro do comitê. 

A eleição dos governadores:

Entre os estados que definiram novos governadores já no primeiro turno neste domingo (7), o PSB e o PT foram os que mais elegeram candidatos. Foram três estados de cada partido, na frente do DEM, com 2 estados.

O PSB elegeu candidatos em Pernambuco (Paulo Câmara), Paraíba (João Azevedo) e Espírito Santo (Renato Casagrande).

O PT elegeu os governadores na Bahia (Rui Costa), Ceará (Camilo) e Piauí (Wellington Dias).

O DEM elegeu governadores em primeiro turno em dois estados: Goiás (Ronaldo Caiado) e Mato Grosso (Mauro Mendes).

Os outros partidos cujos candidatos a governo estadual foram eleitos neste domingo foram PC do B (Flavio Dino, no Maranhão), PSD (Ratinho Junior, no Paraná) e PP (Gladson Cameli, no Acre).

Os governadores no segundo turno

Considerando os estados que levaram a disputa para o governo ao segundo turno, o PSDB é o partido com mais representantes nas disputas, com 7 no total (Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Roraima, Sergipe e São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário