Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019


ANÁLISE & POLÍTICA
ROBERTO MONTEIRO PINHO

Jair Bolsonaro: Haddad é “fantoche de presidiário”

Quatro dias após assumir a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) voltou a bater boca em redes sociais com o candidato derrotado na campanha eleitoral, Fernando Haddad (PT). O atrito nas redes sociais aconteceu no dia 5 de janeiro (sábado). Bolsonaro respondeu a críticas do petista feitas na internet e o chamou de "marmita" e de "fantoche de presidiário", em referência ao ex-presidente Lula.
Petista gastou R$ 30 milhões na campanha
"Haddad, o fantoche do presidiário corrupto, escreve que está na moda um anti-intelectualismo no Brasil. A verdade é que o marmita, como todo petista, fica inventando motivos para a derrota vergonhosa que sofreram nas eleições, mesmo com campanha mais de R$ 30 milhões mais cara", publicou Bolsonaro.
Como foram as criticas
Na noite de sexta-feira (5), o candidato derrotado do PT à Presidência havia postado em seu perfil um artigo de um jornalista alemão que vive no Brasil tratando de anti-intelectualismo. Nos últimos dias, o petista também havia criticado o reajuste abaixo do previsto do salário mínimo pelo novo governo, as mudanças na Funai e insinuou que o imbróglio envolvendo o aumento do IOF mostrou o motivo pelo qual Bolsonaro não participou de debates no segundo turno. Em outra postagem, Bolsonaro publicou: "Eles [adversários] procuram e criam todos os motivos possíveis para estarem sendo rejeitados pela maioria da população, só não citam o verdadeiro: o PT quebrou o Brasil de tanto roubar, deixou a violência tomar."
Rodrigo Maia caminha para a reeleição na presidência da Câmara

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) em busca da reeleição na Câmara conseguiu o apoio do PSL,  partido do presidente Jair Bolsonaro, e do PRB. O PSDB indicou que também estará ao lado do deputado do DEM na disputa que acontece no dia 1.° de fevereiro. O avanço de Maia mexeu com o mercado, provocando alta na Bolsa de Valores. Um dos principais pilares da candidatura são as reformas, especialmente a da Previdência.

Fontes do PSL confirmaram que foi fechado após uma reunião de Maia com o deputado Luciano Bivar (PE), presidente da sigla. Ao Estado, Bivar disse que o partido, que tem 52 deputados eleitos, vai comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de Finanças e a segunda-vice-presidência da Câmara. A divulgação do acordo desagradou a parte da bancada do PSL, mas surtiu um efeito imediato no cenário político.

Acordo surtiu efeito desejado

O PRB retirou a candidatura do deputado João Campos e declarou apoio a Maia. Em seguida, o líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MS), reconheceu que os tucanos devem seguir o mesmo caminho.

O reflexo na área econômica do novo governo ocorreu no mesmo dia em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu o cargo com a promessa Previdência será “o primeiro e maior desafio a ser enfrentado”.Na visão do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida – que permanece no cargo na gestão Bolsonaro –, o fortalecimento de Maia é “algo importante” e que “ajuda” na aprovação da reforma da Previdência.

A violência no Ceará

Após a chegada da Força Nacional para tentar conter a onda de violência no Ceará, mais de 53 detenções já foram realizadas pelas equipes de segurança, o que praticamente dobrou o número de suspeitos presos pelos ataques que ocorrem no estado desde a noite de quarta-feira (2). No total, segundo a Secretaria de Segurança do Ceará já são 103 detidos.

90 ações criminosas

No entanto, o número de ataques também não para de crescer: já há registros oficiais de mais de 90 ações criminosas que vão desde ataques a prédios públicos e agências bancárias, passando pela explosão de bombas em vias públicas até a queima de ônibus, vans de transporte público e carros em estacionamentos de shopping centers.

26 cidades registraram atos de violência

A  violência no Ceará já foi registrada em 26 cidades diferentes do estado. Felizmente, segundo as autoridades, apenas três vítimas tiveram ferimentos leves. Na madrugada deste domingo (6), o estado registrou suas duas primeiras mortes: dois suspeitos que tentavam incendiar um posto em Fortaleza trocaram tiros com policiais e acabaram morrendo. Um agente também foi acertado e se feriu, mas não corre risco de vida.


Advogados sem procuração

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, anunciou no site oficial da entidade  (...) a sanção da Lei nº 13.793/19, que assegura para a advocacia o acesso e a obtenção de cópias de atos e documentos de processos e de procedimentos eletrônicos mesmo sem procuração, exceto para as ações que tramitam em sigilo ou segredo de justiça. 

“Esta é mais uma conquista da atual gestão da OAB Nacional para a advocacia brasileira, em virtude do avanço que representa à classe, e para o cidadão. Garantir o acesso a toda documentação de atos processuais não sigilosos é um mecanismo que fomentará o devido processo legal com transparência, algo que é de interesse de toda a sociedade”, disse Lamachia. O projeto estabelece que documentos em autos eletrônicos deverão ser disponibilizados em uma rede externa que possa ser acessada pelos profissionais da advocacia.

Mandato de Maduro declarado ilegítimo

O Parlamento venezuelano decidiu declarar, neste sábado (5), que o novo mandato de Nicolás Maduro é ilegítimo. A nova fase do governo do presidente da Venezuela terá início na próxima quinta-feira, mas enfrenta oposição. A Assembleia Nacional decidiu rotular Maduro como usurpador após a reunião do Grupo de Lima, que teve apoio dos Estados Unidos.
Novas eleições
O bloco, formado por 14 países, pediu que o presidente que não tome posse e ceda poder ao Legislativo até que novas eleições livres sejam realizadas. Entretanto, o líder venezuelano afirmou que o grupo está encorajando um golpe de estado. Nicolás foi eleito no dia 20 de maio do ano passado. Sua vitória foi vista como fraude pelos principais partidos opositores do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário