Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 15 de junho de 2018


COMPLEMENTO DE SINGAPURA E DA FARSA
TRUMP-KIN-JON- UN

HELIO FERNANDES

O presidente dos EUA, ainda antes de descer do avião, foi falando em
estilo triunfante, no qual só ele acredita.

PS- Por causa do nosso encontro, o mundo está livre para sempre da
ameaça nuclear.

PS2- Até o fim de 2020, todo o arsenal nuclear  da Coréia do Norte
terá desaparecido.

PS3- O líder (evitou falar ditador) da Coréia me garantiu isso, e
disse que quer a grandeza do seu povo.

PS4- Não tenho porque duvidar dele.

PS5- Na verdade ele é um mentiroso abjeto, exatamente como Trump.
Basta verificar o passado dos dois.

PS6- O ditador da Coréia, silencioso até agora. E não precisa falar até 2020.

SINTESE DA COPA DE 2026.

Rigorosamente inédita. 1- 48 países. 2- Disputada nos EUA, Canadá,
México. 3- O México já sediou duas Copas, 1970 e l986, os EUA uma, em
l994. 3- 16 grupos, 11 cabeças de chave. 4- Depois do assassinato
corrupto do Maracanã, serão realizados jogos no hoje maior estádio do
mundo. 5- O Azteca, na capital do México, com lotação para 136 mil
pessoas. 6 -A final poderá ser jogada nesse estádio, mesmo que sem o
México. 7- De qualquer maneira foi inovação, louvável  e elogiável. 8-
E que abre caminho para que a Copa de 2030,tenha como sede,
Argentina, Uruguai, Paraguai.
 
O DÓLAR PREOCUPAÇÃO
 
Depois de 3 dias em 3,71, ontem pulou para 3,80. Metade do Conselho
considera indispensável a alta dos juros. O presidente do BC,
resiste. O resultado do pregão de hoje, sexta feira, trará um fim de
semana de reflexão. Talvez de decisão.
MAtéria publicada em 29.12.14

Em 1953 sofri meu primeiro processo. Mestre Evandro me defendeu, o que fez mais 8 vezes, até 1961, quando foi ministro-chefe da Casa Civil de Jango, e depois chanceler. Me chamou no escritório da Primeiro de Março, onde trabalhava com o irmão, o excelente Raul.

Foi encurtando caminho: “Helio, não posso mais ser teu advogado, serei ministro do presidente João Goulart. E é impossível pertencer ao governo e ser advogado de um jornalista influente e participante. O Raul vai continuar no escritório, mas haveria confusão”. Continuou: “Mas vou te indicar um jovem advogado, que será um dos maiores criminalistas. Eu comecei no escritório do pai dele, ele começou no meu escritório”.

Era Evaristo de Moraes Filho, herdeiro da competência do patrono dos advogados brasileiros. (Algum dia falarei das minhas relações maravilhosas com ele, hoje as lembranças são para Evandro). 

COMO SE RECONHECE UMA DEMOCRACIA 

Ficamos grandes amigos, almoçávamos quase sempre no restaurante do Jóquei ou no Ianque, na ruazinha Chile (substituída pela Avenida Chile, enorme), da preferência dele. Quando tomou posse na Academia, minha filha Ana Carolina, grande fotógrafa, linda e irreverente, foi imortalizá-lo para a Folha.

Evandro conhecia Ana Carolina, que era muito amiga do seu neto. Disse para ela: “Defendi seu pai 9 vezes”. E ela, irreverente mesmo:  “Quantas vocês ganharam?”. Evandro deu aquela gargalhada característica, respondeu perguntando: “Adivinha?”. Todas, eram tempos de “injúria, calúnia e difamação”, grandes e reluzentes debates.

A Constituição de 1988 acabou com isso. Criaram os processos por “danos morais”, quem não tinha nem tem caráter, processa (intimida) jornalistas.

Lembrei das lições de Evandro, assistindo anteontem, no Supremo, debate sobre democracia. Até de forma brilhante, um advogado dizia, “a democracia começa e se afirma pela defesa do direito das minorias”. Também, isso é importante, mas não em primeiro lugar. 

ALTERNÂNCIA NO PODER 

Mestre Evandro sempre me dizia: “Helio, se você chegar pela primeira vez num país, não conhecer nada do seu sistema de governo, pergunte: Existe alternância de poder? Se existir, você está numa democracia”. E completava: “A alternância protege a todos, minorias e maiorias. Todos precisam de proteção, se só um homem ou um partido se eternizar no Poder, não há proteção para ninguém”.

Ministro do Supremo, votando contra a ditadura, Evandro ia ser cassado, foi salvo pela bravura do presidente do STF, Ribeiro da Costa, que mandou este recado para o “presidente” da República de plantão: “Se algum  ministro do Supremo for cassado, fecho o Tribunal e mando a chave para o senhor”. Não houve cassação, mas aposentadoria.

Evandro é inesquecível. Nos debates no Supremo, muita erudição e pouca humanidade. E conhecimento quase inexistente sobre grandes advogados, como Evandro Lins e Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário