Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 26 de junho de 2018


A COMISSÃO DA VERDADE, 30 ANOS ANTES, QUE MARAVILHA

HELIO FERNANDES

Matéria publicada em janeiro de 2015

As descobertas que tem feito as confissões surpreendentes, ultrajantes e repelentes, vieram pelo menos com 29 anos de atraso.  A partir de 1985, a transição operada pelos próprios generais, depois de terem perdido a “prorrogação criminosa e cruel, do 1º de Maio de 1981”.

Embora aparições satisfatórias mas revoltantes estejam surgindo todos os dias ou oportunidades, ressuscitam apenas coadjuvantes.  Os todos poderosos generais que chegaram a “presidentes”, se a investigação tivesse começado na hora certa, teriam morrido numa cela estreita, apesar de não sofrerem tortura.

Com esse tempo desperdiçado, os quase todos coronéis, que estão depondo, jogam a culpa nesses generais “presidentes”, com a justificativa falsa e mentirosa: “Cumpríamos ordens”. Durante essas verdadeiras décadas de “chumbo”, milhares de oficiais sacrificaram as carreiras, foram para a reserva, por não concordarem com golpes e torturas.

Dois Exércitos diferentes.

Este titulo é rigorosamente verdadeiro.  Quando o governador Carlos Lacerda aderiu á Frente Ampla (que começou na minha casa) e recusou não o premio mas a tentativa de afastá-lo enviando-o como Embaixador na ONU (cargo para qual estava totalmente capacitado) resolveram eliminá-lo.

Deram ordens ao então coronel Boaventura Cavalcanti para promover o seu assassinato quando ia inaugurar obras no Hospital Miguel Couto. Grande figura, falando vários idiomas, ex-Adido Militar na ONU, comandante do Batalhão de paraquedistas, recusou.

O general Alfredo Pinheiro, que o procurou, replicou: “Isto é uma ordem”. E Boaventura: “O senhor não pode utilizar a hierarquia para determinar assassinato”. Sua carreira acabou, foi passado para a reserva junto com outros brilhantes oficiais não golpistas.

A prisão dos 11 do Pasquim.

Em 1970, no mesmo ano em que torturaram e assassinaram Rubens Paiva, decidiram prender a cúpula do Pasquim. Era impossível resistir ou conviver com aquela critica inacreditável e avassaladora. Mas não sabiam o que fazer. Sabiam que qualquer repressão teria enorme repercussão.
Decidiram então prendê-los e enviá-los para a Vila Militar, já era outro Exército, 11 foram mandados para lá, ficaram 60 dias. Geralmente as vezes por semana o comandante ficava no quartel, fazia um rodízio de convidados para jantar.

Era 12, só 11 foram presos.

No seu estilo habitual, Millor que foi o idealizador do Pasquim, uma espécie de continuação da sua revista “Pif-Paf”, que só circulou 8 números antes de ser fechada, afirmou: “eu não vou preso, sou apenas jornalista”. Se me prenderem, terão que me soltar algum dia. Ai então, irei para o exterior, e farei a maior campanha contra esse regime ditatorial”.

Como eram covardes, assassinos e insensatos, deixaram o Millor em liberdade. Ele não saiu do país, ficou trabalhando como sempre. Estas comparações mostram que o golpe que a principio tentaram impor como Revolução, dividiu o Exército. Só que a parte assassina, armada e convencida de que só manteria o Poder, assassinando depois da tortura, dominou o tempo inteiro.

A Comissão da verdade em 1979 ou mesmo 1985.

Todos os maiores assassinos que maculara a farda e a reputação do Exército, teriam sido responsabilizados. Então o fato mais visível e que seria reconhecido pela Historia, seria a comparação entre o comportamento dos civis torturados e os assassinos e os mandantes desses crimes cruéis.

Golbery, Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Ernesto Geisel, Figueiredo e Otávio Medeiros que chegaram ou chegariam a “presidentes”, iriam delatar os companheiros e implorara, com a confissão: “Fui obrigado a tudo isso”. E essas humilhações, com as lagrimas dos canalhas.

COPA DO MUNDO - I

Na terça (ontem) precisando da vitória para conseguir se classificar, a Argentina abriu o placar, levou o empate, mas buscou o gol do milagre aos 40 do segundo tempo e se garantiu vaga na próxima fase. No outro jogo do grupo, a Croácia, que já estava garantida na próxima fase, (mata, mata), venceu a Islândia e terminou como líder do Grupo D com 9 pontos.


No primeiro tempo do jogo, Lionel Messi, de perna direita fez o gol, ai Mascherano (o pior em campo) cometeu um pênalti infantil no segundo tempo. O nigeriano Moses cobrou com categoria e empatou. Mas, após um longo sofrimento da torcida e nervosismo dos jogadores aos 40 minutos, o defensor Rojo chutou de primeira, de fora da área e marcou o gol milagroso que acabou com o drama argentino e garantiu a  equipe sul-americana na próxima fase da Copa do Mundo.

Agora o drama será maior. Os “hermanos” enfrentam a bem montada seleção da França. Tem defesa, meio de campo e excelente ataque. Quem perder estará fora da Copa. 
J-O-G-A-Ç-O

COPA DO MUNDO - II

Com a firmeza de sempre e cortesia com a imprensa, o técnico Tite liberou a escalação para o jogo de hoje que vale classificação contra os grandalhões da Sérvia.
Desta forma, a seleção brasileira entrará em campo com a seguinte escalação: Alisson, Fagner, Thiago Silva,  Miranda, Marcelo, Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Ontem ele anunciou que o zagueiro Miranda será o capitão na terceira e última partida da primeira fase da Copa do Mundo.

Tite

Na coletiva, Tite falou sobre o emocional da seleção e se isso o preocupa. "Quero colocar para toda a nação brasileira. Estou em um posto, não sou... No primeiro jogo contra o Equador, o Tite chorou. O Tite chorou. Quando liguei para minha esposa, chorei de alegria, de satisfação, porque é nossa característica emocional. Chorei de prazer, de orgulho, de um momento de tanta pressão fazer um grande jogo", afirmou.

Torcedores

Brasileiros na expectativa de uma vitória estão ávidos pora comemorar. As avenidas, ruas e praças estarão coalhadas de torcedores. Nas casas, bares e restaurantes tudo pronto para um grande e memorável espetáculo, mais um de muitos protagonizados por excelente seleções nesta Copa. Onde holofotes focam a novidade do árbitro de vídeo. Muito usados nas partidas realizadas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário