Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A degradante e humilhante desigualdade financeira e social do mundo

HELIO FERNANDES

Uma ONG do reino Unido, respeitadíssima, a Oxaman, resolveu fazer um levantamento sobre as rendas e patrimônio de 3 bilhões e 6 milhões de habitantes dos mais diversos países. Metade da população do mundo, que tem no momento, 7 bilhões e 200 milhões de pessoas.

Não quiseram usar o lugar comum, sempre repetido: "99 por cento das riquezas do mundo, pertencem a 1 por cento da população". Inovaram, trabalharam quase 2 anos e meio, agora publicaram o resultado: as 8 pessoas mais ricas do mundo, têm renda e patrimônio igual á metade da população, 3 bilhões e 600 milhões de pessoas.

È uma vergonha, um ultraje, crime contra a humanidade. Só que a ONG decidiu personificar os 8 mais ricos donos de tudo. Os 3 bilhões e 600 milhões de explorados, são os mais pobres do mundo, vivem (?) na mais completa miséria.

A ONG revelou os nomes dos 8 donos de tudo. Começa com Bill Gates, que tem 18 BILHÕES de dólares. O oitavo é Michael Bloomberg, fundador e único proprietário da Bloomberg News. Possui 15 BILHÕES. A diferença entre o primeiro e o oitavo da lista, é de quase 2 BILHÕES. O que permite ao repórter fazer um calculo, com os maiores aplausos á ONG britânica.

1 MILHÃO DE DOLARES POR DIA

Se esses 8 mais ricos resolverem gastar, fora de investimento, 100 milhões por dia, serão 360 milhões por ano, 3 bilhões e 600 milhões em 10 anos, 14 bilhões e 400 milhões em 40 anos. Alguns ingênuos poderão imaginar: "Assim morrerão quase na miséria". Total irrealidade.

Enquanto "gastam" esse total, a "maquina" de repor dinheiro chamada de "mercado", vai refazendo e recompondo o patrimônio desses 8 que dominam tudo. O que prova: podem doar a esses miseráveis, os 100 milhões por dia, sem que diminuam seus patrimônios. Mas o "mercado" não admite nem aceita, isso que poderia ser chamado de generosidade.

PS- Tentarei entrar em contato com a ONG, para um pedido: fazer o mesmo 
levantamento a respeito dos outros 3 bilhões e 600 mil pessoas que ficaram de fora. O mundo gostaria de saber como vivem, a renda ou patrimônio que possuem.

GEDDEL VIEIRA TEMER

São tão amigos e tão íntimos, ha mais de 30 anos, que poderiam fundir os nomes, sem o menor constrangimento. Serve a todos os governos. Essa acusação de agora, tem origem na participação no governo Dilma. Não afetou o relacionamento com o presidente indireto.

A demissão do Ministerio-secretario da Integração, teve o presidente indireto nas duas pontas. Temer nomeou, satisfeito. Demitiu, com tristeza e dificuldade. Continuam se falando com assiduidade. Mas a carreira de Geddel não tem ressurreição. A de Temer é ainda uma incógnita.

O DESESPERO DE RODRIGO MAIA

Favoritíssimo para continuar na presidência da Câmara, anteontem, segunda, surpreendidissimo, recebeu a notificação da presidente do Supremo. Sabia que adversários haviam entrado com recurso no mais alto tribunal do país. Mas não esperava que o julgamento acontecesse antes da eleição.

 Agora, reviravolta total. O julgamento ocorrerá no dia 1 de fevereiro, a eleição, 24 horas depois. Se perder na véspera, como poderá ser candidato no dia seguinte? Com a notificação na mão, foi conversar com Temer. O máximo que recebeu como alento: "Você tem ainda até o dia 26 para responder". Esse é o Temer de sempre. A culpa é de quem acredita nele.

EUFORIA COM QUEDA DE JUROS

De todos os lados, surgem noticias e expectativas as mais promissoras, sobre a redução da Taxa Selic. Agencias internas e externas, garantem: "Em fevereiro haverá nova redução de 0,75". Seria ótimo, tudo depende da regularidade do Banco Central. Mas é difícil acreditar nisso.

Se o BC, a partir de fevereiro, fizer 9 reduções de 0,75, a queda até o fim deste 2017, será de 6,75.

Criminosos dominam as penitenciarias. A solução é o Exercito

Das televisões: "O terceiro motim em 48 horas, em Natal". Não tem sentido numerar os supostos motins. O que acontece: facções rivais têm o controle de tudo, estão completamente livres. Ou em cima dos telhados das diversas construções. Só interrompem para se matar.

O governador, um jovem deu entrevista á TV, confessou: "Não posso nem chegar perto da penitenciaria, perigo de ser assassinado". Em outras prisões, rigorosamente a mesma situação. 

Os governos estaduais, secretários de segurança, autoridades federais (incluindo o presidente indireto e seu estouvado Ministro da Justiça), até agora fizeram tudo errado. Elogios apenas para os Defensores Públicos, com trabalho excelente. 

O Exercito deve ser chamado com urgência, para intervenção e seleção. Em todas as prisões, devem ficar apenas 20 ou no máximo 25 por cento. Os Defensores já têm levantamento de preso por preso, mas não têm condições de fazer as transferências. Precisam da garantia do Exercito, para esvaziarem as penitenciarias. Não precisam construir mais penitenciarias, como digo desde o primeiro dia.

Já devia estar tudo resolvido, Um país inteiro assustado e mobilizado, e os chefes das facções, disputando espaço, principalmente de drogas. No governo, ninguém percebe nada disso? Quanto tempo mais o Brasil agüenta? Como o crime organizado decretou guerra, só o Exercito.

PS- Os jornalistas Natuza Nery e Valdo Cruz, foram autorizados pelo seu jornal, a fazer comentários para a Globo News. Sucesso, inveja, ciúme.

PS2- Foram então desautorizados a comentar. Decepção, confusão. Convidados a ficar na televisão, não se sabe. Natuza está de ferias, Valdo não encontrei.

PS3- Como a Taxa Selic está em 13 por cento, fechará (é mais prudente dizer, FECHARIA) o ano em 6,25, que maravilha viver. Dona Dilma manteve a Selic em 7 por cento, até começar a subida desenfreada, entregando ao provisório, agora indireto, em 14,25.


PS4- Sou o mais insistente defensor da queda dos juros, chave e satisfação para todo o resto. Em janeiro de 2015, pregava a Selic a 10 por cento. Com Temer voltei a insistir nos mesmos 10 por cento. 3 anos depois, (2015, 2016, 2017). Nada surpreendente que eu aplauda esses supostos mas nada impossíveis 6,25. Mas é preciso coragem, convicção, visão e sensibilidade.

Um comentário:

  1. Prezado Helio,
    Antes da notícia que o Supremo irá votar a impugnação de Rodrigo Maia,em 1 de fevereiro,escrevi este texto:

    RODRIGO MAIA SERÁ ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA EM PRIMEIRO TURNO

    José Carlos Werneck

    Com apoio do PT, devidamente costurado, Rodrigo Maia será eleito em 1º turno,com mais ou menos 300 votos, inclusive os dos chamados "partidos de esquerda”,que de esquerda não têm nada ,de fato, apoiando sua candidatura,numa prova inconteste,de que em política o vale-tudo sempre foi o dogma principal,ou como gostam de falar os pedantes "constitucionalistas de plantão",a cláusula pétrea do troca-troca entre os partidos...
    Nesta disputa acirrada,em que valeu até vestir camisa de time de futebol,na tentativa,mostrada inútil,para angariar votos,tivemos de tudo um pouco.
    O candidato do “Centrão”, grupo informal formado por 200 deputados de vários partidos, como PP, PR e PRB, dificilmente chegará aos 100 votos e para ter participação, na Mesa Diretora, partidos essas agremiações apoiarão a reeleição de Rodrigo Maia
    . A maioria do PSD, de Gilberto Kassab, deixou o Rogério Rosso , no meio da corrida.
    Já ,o deputado André Figueiredo do PDT,que no início contava com poucos votos, deve ser bem votado. “Não que seja líder forte; os outros são fracos”, como afirmou Jerônimo Goergen do PP do Rio Grande do Sul.,
    Conforme anunciamos,ontem,o líder do PSD,na Câmara deputado Rogério Rosso,elegantemente, jogou a toalha , ao “liberar” ,seus correligionários, que na verdade nunca, de fato, apoiaram eu nome.

    ResponderExcluir