Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A TRAJETÓRIA DESPERDIÇADORA DA DIVIDA EXTERNA PARA DIVIDA ATIVA

HELIO FERNANDES

Como divida externa, o Brasil só podia tomar empréstimos no exterior. Mudando para divida ativa,(interna) podem concorrer com os Fundos de investimento, poupança, qualquer que seja a organização. Mesmo antes da mudança, FHC praticou o que chamei, (com ele no Poder)de" Crime de leza pátria", não prescreve.

Estrangeiros "emprestavam" a juros de 42 por cento ao ano, inacreditável. Passou a Lula em 25, Lula entregou a Dilma a 14, ela reduziu para 7. Veio a "conspiração parlamentar" de Temer, o presidente corrupto e usurpador, ela voltou para os 14, e ainda perdeu o cargo.

(Lula deixou para o pais, como reservas vivas e utilizáveis a qualquer momento, mais de 400 BILHÕES DE DÓLARES. Esqueceram).

Com o "Estado Novo" de Vargas, a divida externa bateu recordes. Mas com a segunda guerra mundial, as potencias só fabricavam material militar, todo o resto compravam a credito," para pagar depois". O Brasil vendeu tanto, que quando a ditadura acabou, 5 anos,( e a guerra também) tínhamos um saldo fantástico.

O marechal Dutra, 8 anos Ministro da Guerra da ditadura assumiu a presidência e todo aquele potencial financeiro, poderia ter construído " o país do futuro". Mas com a leviandade de vender ouro a preço de banana, e comprar banana pagando como se fosse ouro, voltamos a ser DEVEDORES.

Depois dele veio JK, que aumentou ainda mais a divida, já alucinante. Com a obsessão arquitetônica de construir uma capital lindíssima, portentosa, onerosa, ruinosa, colocou a divida numa altura sempre chamada de astronômica, dilacerante, destruidora.

PS- Tiveram então a ideia, logo concretizada. Ou seja, permitir que brasileiros comprassem títulos da divida, mudando nome para DIVIDA ATIVA.

PS2-Mesmo não confiando nos presidentes, compravam, a recompensa passou a ser maravilhosa.

PS3- Até o Tesouro fazia propaganda, "vendia diretamente a quem quisesse comprar".

PS4- Com isso, a chamada DIVIDA ATIVA caminha para chegar aos TRÊS TRILHÕES DE REAIS.

PS5- Jamais em tempo algum, a divida do país chegou a essa altura.
PS6- E os CREDORES são os cidadãos que nasceram, viveram e moram no Brasil.

PS7- CALOTE? Nem pensar. PAGAR? De de que maneira?

MERCADO FINANCEIRO

Está difícil encontrar coerência. Ações e moedas deviam ter o mesmo comportamento. Quando a Bovespa sobe, o dólar deve cair. Ou vice versa, como nas placas dos ônibus. Ontem, no Brasil: jogaram 8 BI, negociando OPÇÕES de AÇÕES, esqueceram do resto.

Não são investidores e sim jogadores. Antes do pregão começar, já combinaram as apostas.

ULTIMA NOTA

Ontem á noite, bem tarde, o STF informou: "O julgamento da prisão em segunda instância" começa hoje, quinta, mas o julgamento só acontecerá no plenário da próxima quarta".

Hoje falará o novo PGR, e muitas providencias terão que ser concretizadas. Não sobraria tempo para o voto de 11 ministros.

2 comentários:

  1. Lula pagou o FMI cujos juros eram baixíssimos e
    agravou a dívida interna com banqueiros "amigos".
    e não eram 400 bi de reserva e sim 288,5 bi.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS ao GIGANTE jornalista do Brasil, pelos seus merecidos 99 anos. Rogo ao bom Deus que o senhor viva mais algumas décadas.

    ResponderExcluir