Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

O LIVRO VERMELHO DO MAO, A REPLICA HUMORÍSTICA DO MILLÔR

HELIO FERNANDES

Ontem escrevi sobre as diversas Revoluções ocorridas na China milenar. Estava muito grande, tive que deixar de lado muita coisa. Mas o famoso Livro Vermelho do Mao, tinha espaço garantido pela Historia. E pelo sucesso mundial. E as confissões.

Dessa forma, também ficou de fora, longe e distante de qualquer citação, o engraçadíssimo Livro Vermelho do Millôr. Com o mesmo formato . Mas nada parecido no conteúdo.

O COLOSSAL LEILÃO DO PRÉ-SAL

Será em novembro, e movimentará BILHÕES de reais. Quase não se realizava, por causa de interesses contraditórios. O presidente da câmara entrou no circuito, "sentiu" o ambiente, declarou: "Vamos deixar para o ano que vem, será melhor para todos".

Os que defendiam a colisão e não a coordenação, recuaram. Rodrigo Maia então decidiu reunir todos agora mesmo, em 2019. Um sucesso, estados e municípios serão beneficiados, participarão da divisão total.

A Petrobras também receberá importância suntuosa, luxuosa, majestosa.

O assalto á maior refinaria do mundo, na Arábia Saudita, nenhum prejuízo para o mercado. O preço chegou a 62 dólares por barril. Mas todos sabiam que voltaria ao normal.

PS- O petróleo não é para ficar debaixo da terra ou da água.

PS2- Mesmo ou na profundidade do PRÉ-SAL.

O PETRÓLEO DERRAMADO NO NORTE-NORDESTE

Está completando 1 mês que 9 estados dessa polemica região, se transformaram num "lamaçal de restos de petróleo". A confusão é total, completa e absurda. Durante todo esse tempo, duas certezas. È petróleo, difícil confundir com outra substancia, 138 praias do litoral do Nordeste foram completamente inutilizadas para o prazer da população, multidões. Ninguém sabe a origem dessa sujeira, que atingiu todo o litoral do Nordeste. De divagação em divagação, desconfianças. Nenhuma conclusão.

Especialistas, levantam suspeitas examinando o lamaçal, mas ficam apenas nas suspeitas. Só que duas, lastreadas por mais do que suspeitas, fortes indícios de envolvimento politico no surgimento dessa onda de sujeira do óleo, sem qualquer explicação a não ser motivação politica-e-até-ideológica- com-laivos-militares.

VENEZUELA- Pelo exame aprofundado da maioria do litoral, a constatação. Encontraram mais BLOCOS SÓLIDOS de petróleo. Do que petróleo liquido. O pais é grande produtor com uma característica praticamente inédita. E que impede sua utilização imediata, com aumento do custo e desvalorização do produto.

O petróleo da Venezuela não é retirado em barris e sim em outros recipientes. Solido, conseguem transformar uma parte em liquido no próprio país. O que é impossível de "liquefazer", é enviado para os EUA, que tem refinarias especializadas nessa transformação.

Em tempos de paz,(mesmo com Chavéz, que tinha liderança provada e comprovada, o que não acontece com o inútil, inócuo e incompetente Maduro) era um bom negocio para os
dois países. Independente das divergências políticas e ideológicas.

No momento, é a Venezuela que tem que provar que o óleo encontrado no Nordeste brasileiro, só é solido por acaso. A Venezuela também tem que desmentir e destruir todos os outros itens .Nos quais é enquadrada há muito tempo, sem defesa ou desmentido.

PETROBRAS - Também está citada por impropriedade do presidente da empresa. Quando circulava nos bastidores, como simples rumor, que a empresa PODERIA estar envolvida. Ele deu entrevista, "não trabalhamos com esse tipo de petróleo". Rumor desmentido oficialmente.

O NORDESTE COMO OBJETIVO- Num país cercado de praias exuberantes, só o polemico Nordeste foi atingido.8 estados, em bloco, foram contaminados pela contaminação do óleo. 8? Mas são 9, os estados que compõem o Nordeste. Faltava a Paraíba. Esqueceram ? Mas há dias, as belas praias da Paraíba, apareceram contaminadas. Lembraram. Ou corrigiram erros e equívocos.

O STF CONTINUA LEGISLANDO

A vocação do mais alto tribunal do país, não é julgar. Pelo que tem acontecido varias vezes, é modificar os fatos, criando outros. Mesmo que invada a área do Congresso, câmara e senado.

Há meses, tratam de negociar, na medida do possível, a distribuição dos royalties do leilão do Pré-Sal de novembro. Só que deputados e senadores tentam forma equilibrada, alguns municípios são mínimos, não podem receber o mesmo.

Pois o STF decidiu:"Todos os municípios têm que receber os royalties".


Um comentário:

  1. O petróleo é da Venezuela, mas e quem jogou no mar?! A questão é de quem cometeu o crime ambiental (ou geopolítico) e não de quem extraiu.

    ResponderExcluir